Efeito do tráfego nas pressões de preconsolidação do solo devido as operações de colheita do eucalyptus
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Scientia Agrícola (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sa/article/view/22068 |
Resumo: | Uma das limitações para alcançar o desenvolvimento florestal sustentável está relacionado ao tráfico de máquinas e veículos durante as operações de colheita e transporte de madeira que podem causar degradação da estrutura do solo. Buscando uma maneira para analisar este problema, o objetivo deste estudo foi determinar o efeito do tráfego devido a operações de colheita e transporte de madeira, nas pressões de preconsolidação (sigmap) de um Latosol Vermelho-Amarelo, cultivado com Eucalyptus. Este estudo foi realizado usando amostras de solo indeformadas coletadas a 0,10-0,125 m de profundidade. As amostras indeformadas foram usadas nos ensaios de compressão de uniaxial. A amostragem consistiu de duas fases, antes e depois das operações de colheita mecanizada. As alterações causadas pelo tráfego nas sigmap na estação seca indicaram que o processo de compactação não foi evidente e nem importante. Já na estação chuvosa as alterações causadas nas sigmap pelas operações realizadas com o Harvester e Forwarder foram as que causaram maior compactação, enquanto que as operações realizadas com a Motosserra e baldeio manual, foram as que causaram menor compactação do solo. |
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Efeito do tráfego nas pressões de preconsolidação do solo devido as operações de colheita do eucalyptus Traffic effects on the soil preconsolidation pressure due to eucalyptus harvest operations compactação de solos florestaisestrutura do soloensaio de compressão uniaxialforest soil compactionsoil structureuniaxial compression test Uma das limitações para alcançar o desenvolvimento florestal sustentável está relacionado ao tráfico de máquinas e veículos durante as operações de colheita e transporte de madeira que podem causar degradação da estrutura do solo. Buscando uma maneira para analisar este problema, o objetivo deste estudo foi determinar o efeito do tráfego devido a operações de colheita e transporte de madeira, nas pressões de preconsolidação (sigmap) de um Latosol Vermelho-Amarelo, cultivado com Eucalyptus. Este estudo foi realizado usando amostras de solo indeformadas coletadas a 0,10-0,125 m de profundidade. As amostras indeformadas foram usadas nos ensaios de compressão de uniaxial. A amostragem consistiu de duas fases, antes e depois das operações de colheita mecanizada. As alterações causadas pelo tráfego nas sigmap na estação seca indicaram que o processo de compactação não foi evidente e nem importante. Já na estação chuvosa as alterações causadas nas sigmap pelas operações realizadas com o Harvester e Forwarder foram as que causaram maior compactação, enquanto que as operações realizadas com a Motosserra e baldeio manual, foram as que causaram menor compactação do solo. One of the limitations for reaching sustainable forest development is related to the traffic of machines and vehicles during harvest operations and wood transport, which may cause soil structure degradation. Seeking a way to analyze this problem, the objective of this study was to determine the traffic effects due to harvest operations and wood transport, on the preconsolidation pressure (sigmap) in a Typic Acrustox cultivated with eucalyptus. This study was conducted using undisturbed soil samples collected at the 0.1-0.125 m depth. Undisturbed soil samples were used in the uniaxial compression tests. Soil sampling consisted of two stages, before and after the mechanized harvest operations. The traffic effects on the sigmap in the dry season indicated that the soil compaction process was neither evident nor important. However, in the rainy season the traffic effects on the sigmap indicated that the operations performed with Harvester and Forwarder caused greater soil compaction than those with Motorized Saw and Manual, which caused less soil compaction. Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sa/article/view/2206810.1590/S0103-90162005000300008Scientia Agricola; v. 62 n. 3 (2005); 248-255Scientia Agricola; Vol. 62 Núm. 3 (2005); 248-255Scientia Agricola; Vol. 62 No. 3 (2005); 248-2551678-992X0103-9016reponame:Scientia Agrícola (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/sa/article/view/22068/24092Copyright (c) 2015 Scientia Agricolainfo:eu-repo/semantics/openAccessDias Junior, Moacir de SouzaLeite, Fernando PalhaLasmar Júnior, EdsonAraújo Junior, Cezar Francisco2015-07-07T16:58:14Zoai:revistas.usp.br:article/22068Revistahttp://revistas.usp.br/sa/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpscientia@usp.br||alleoni@usp.br1678-992X0103-9016opendoar:2015-07-07T16:58:14Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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