Capacidade de combinação e heterose para resistência a Puccinia polysora Underw. em milho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Herberte Pereira da
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Barbosa,Mauricio Pires Machado, Nass,Luciano Lourenço, Camargo,Luis Eduardo Aranha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Agrícola (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90162001000400020
Resumo: A resistência genética é o método mais eficiente de controle das doenças foliares da cultura do milho. Para avaliar a capacidade específica e geral de combinação (CEC e CGC, respectivamente) e heterose para resistência a Puccinia polysora, nove linhagens e seus 36 híbridos F1 foram utilizados em experimentos conduzidos em três ambientes. A severidade da doença foi avaliada na planta inteira (PI) e na folha posicionada no ponto de inserção da espiga principal (AFA). O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com três repetições e a parcela experimental foi representada por uma fileira de 5 m de comprimento. A análise da variância para as reações a ferrugem polissora foram feitas usando a análise II do método de Gardner &amp; Eberhart, associado ao método 4, modelo I de Griffing. A análise dialélica em diferentes ambientes mostrou efeitos altamente significativos (P<0,01) entre ambientes (E), CGC e CGC x E, para os dois métodos de avaliação. O efeito de CEC foi significativo para PI mas não significativo para AFA. A interação CEC x E não foi significativa para os dois métodos de avaliação. A CGC foi mais importante que CEC nas nove linhagens avaliadas, sugerindo que efeitos genéticos aditivos são mais importantes como fonte de variação para resistência a P. polysora. Foram encontrados efeitos heteróticos para resistência tanto em cruzamentos entre linhagens resistentes como entre suscetíveis, embora nestes últimos os efeitos tenham sido maiores. Identificaram-se combinações híbridas específicas entre linhagens com alto potencial para o controle genético deste patógeno.
id USP-18_fe3b458ac646a1e95c7cf369c1e496a7
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-90162001000400020
network_acronym_str USP-18
network_name_str Scientia Agrícola (Online)
repository_id_str
spelling Capacidade de combinação e heterose para resistência a Puccinia polysora Underw. em milhoanálise dialélicaferrugem polissoraresistência a doençamelhoramento vegetalA resistência genética é o método mais eficiente de controle das doenças foliares da cultura do milho. Para avaliar a capacidade específica e geral de combinação (CEC e CGC, respectivamente) e heterose para resistência a Puccinia polysora, nove linhagens e seus 36 híbridos F1 foram utilizados em experimentos conduzidos em três ambientes. A severidade da doença foi avaliada na planta inteira (PI) e na folha posicionada no ponto de inserção da espiga principal (AFA). O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com três repetições e a parcela experimental foi representada por uma fileira de 5 m de comprimento. A análise da variância para as reações a ferrugem polissora foram feitas usando a análise II do método de Gardner &amp; Eberhart, associado ao método 4, modelo I de Griffing. A análise dialélica em diferentes ambientes mostrou efeitos altamente significativos (P<0,01) entre ambientes (E), CGC e CGC x E, para os dois métodos de avaliação. O efeito de CEC foi significativo para PI mas não significativo para AFA. A interação CEC x E não foi significativa para os dois métodos de avaliação. A CGC foi mais importante que CEC nas nove linhagens avaliadas, sugerindo que efeitos genéticos aditivos são mais importantes como fonte de variação para resistência a P. polysora. Foram encontrados efeitos heteróticos para resistência tanto em cruzamentos entre linhagens resistentes como entre suscetíveis, embora nestes últimos os efeitos tenham sido maiores. Identificaram-se combinações híbridas específicas entre linhagens com alto potencial para o controle genético deste patógeno.Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90162001000400020Scientia Agricola v.58 n.4 2001reponame:Scientia Agrícola (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-90162001000400020info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Herberte Pereira daBarbosa,Mauricio Pires MachadoNass,Luciano LourençoCamargo,Luis Eduardo Aranhapor2001-11-07T00:00:00Zoai:scielo:S0103-90162001000400020Revistahttp://revistas.usp.br/sa/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpscientia@usp.br||alleoni@usp.br1678-992X0103-9016opendoar:2001-11-07T00:00Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacidade de combinação e heterose para resistência a Puccinia polysora Underw. em milho
title Capacidade de combinação e heterose para resistência a Puccinia polysora Underw. em milho
spellingShingle Capacidade de combinação e heterose para resistência a Puccinia polysora Underw. em milho
Silva,Herberte Pereira da
análise dialélica
ferrugem polissora
resistência a doença
melhoramento vegetal
title_short Capacidade de combinação e heterose para resistência a Puccinia polysora Underw. em milho
title_full Capacidade de combinação e heterose para resistência a Puccinia polysora Underw. em milho
title_fullStr Capacidade de combinação e heterose para resistência a Puccinia polysora Underw. em milho
title_full_unstemmed Capacidade de combinação e heterose para resistência a Puccinia polysora Underw. em milho
title_sort Capacidade de combinação e heterose para resistência a Puccinia polysora Underw. em milho
author Silva,Herberte Pereira da
author_facet Silva,Herberte Pereira da
Barbosa,Mauricio Pires Machado
Nass,Luciano Lourenço
Camargo,Luis Eduardo Aranha
author_role author
author2 Barbosa,Mauricio Pires Machado
Nass,Luciano Lourenço
Camargo,Luis Eduardo Aranha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Herberte Pereira da
Barbosa,Mauricio Pires Machado
Nass,Luciano Lourenço
Camargo,Luis Eduardo Aranha
dc.subject.por.fl_str_mv análise dialélica
ferrugem polissora
resistência a doença
melhoramento vegetal
topic análise dialélica
ferrugem polissora
resistência a doença
melhoramento vegetal
description A resistência genética é o método mais eficiente de controle das doenças foliares da cultura do milho. Para avaliar a capacidade específica e geral de combinação (CEC e CGC, respectivamente) e heterose para resistência a Puccinia polysora, nove linhagens e seus 36 híbridos F1 foram utilizados em experimentos conduzidos em três ambientes. A severidade da doença foi avaliada na planta inteira (PI) e na folha posicionada no ponto de inserção da espiga principal (AFA). O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com três repetições e a parcela experimental foi representada por uma fileira de 5 m de comprimento. A análise da variância para as reações a ferrugem polissora foram feitas usando a análise II do método de Gardner &amp; Eberhart, associado ao método 4, modelo I de Griffing. A análise dialélica em diferentes ambientes mostrou efeitos altamente significativos (P<0,01) entre ambientes (E), CGC e CGC x E, para os dois métodos de avaliação. O efeito de CEC foi significativo para PI mas não significativo para AFA. A interação CEC x E não foi significativa para os dois métodos de avaliação. A CGC foi mais importante que CEC nas nove linhagens avaliadas, sugerindo que efeitos genéticos aditivos são mais importantes como fonte de variação para resistência a P. polysora. Foram encontrados efeitos heteróticos para resistência tanto em cruzamentos entre linhagens resistentes como entre suscetíveis, embora nestes últimos os efeitos tenham sido maiores. Identificaram-se combinações híbridas específicas entre linhagens com alto potencial para o controle genético deste patógeno.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90162001000400020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90162001000400020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-90162001000400020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Agricola v.58 n.4 2001
reponame:Scientia Agrícola (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Scientia Agrícola (Online)
collection Scientia Agrícola (Online)
repository.name.fl_str_mv Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv scientia@usp.br||alleoni@usp.br
_version_ 1748936458007216128