Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola Públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Economia Aplicada |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106034 |
Resumo: | Propõe-se analisar o efeito da estabilidade dos professores sobre a qualidade do ensino fundamental nas escolas públicas brasileiras, considerando que a decisão de tornar-se docente também envolve fatores não pecuniários relacionados aos benefícios de ingressar no setor público. Com base nos dados mais recentes do exame Prova Brasil (2011) para estudantes do 5º ano do ensino fundamental, aplicou-se a metodologia de Pareamento no Escore de Propensão para múltiplos tratamentos com o objetivo de contornar o possível viés de seleção das escolas decorrente da correlação entre o benefício da estabilidade dos professores com fatores relacionados aos salários e aos critérios de admissão dos alunos. Objetivando prover robustez nos resultados, conduziu-se uma Análise de Sensibilidade proposta por Ichino et al. (2006), que simula a possibilidade da presença de uma variável não observada, a qual invalidaria a suposição de independência condicional necessária para identificar a relação de causalidade. Em comparação com os efeitos ambíguos dispostos na literatura acerca dos salários dos professores sobre o desempenho estudantil, demonstra-se, para todas as regiões do país, que quanto maior a falta de professores com estabilidade menor o desempenho dos estudantes, resultado este que se traduz no aprendizado dos alunos. |
id |
USP-21_0ae997be77bb1ff75e1f73427b7f5511 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/106034 |
network_acronym_str |
USP-21 |
network_name_str |
Economia Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola PúblicasStability of Teachers and Public Schools Education QualityQuality of Public EducationTeachers’ StabilityPropensity Score MatchingSensitivity Analysis.Qualidade da Educação PúblicaEstabilidade dos ProfessoresPareamento no Escore de PropensãoAnálise de Sensibilidade.Propõe-se analisar o efeito da estabilidade dos professores sobre a qualidade do ensino fundamental nas escolas públicas brasileiras, considerando que a decisão de tornar-se docente também envolve fatores não pecuniários relacionados aos benefícios de ingressar no setor público. Com base nos dados mais recentes do exame Prova Brasil (2011) para estudantes do 5º ano do ensino fundamental, aplicou-se a metodologia de Pareamento no Escore de Propensão para múltiplos tratamentos com o objetivo de contornar o possível viés de seleção das escolas decorrente da correlação entre o benefício da estabilidade dos professores com fatores relacionados aos salários e aos critérios de admissão dos alunos. Objetivando prover robustez nos resultados, conduziu-se uma Análise de Sensibilidade proposta por Ichino et al. (2006), que simula a possibilidade da presença de uma variável não observada, a qual invalidaria a suposição de independência condicional necessária para identificar a relação de causalidade. Em comparação com os efeitos ambíguos dispostos na literatura acerca dos salários dos professores sobre o desempenho estudantil, demonstra-se, para todas as regiões do país, que quanto maior a falta de professores com estabilidade menor o desempenho dos estudantes, resultado este que se traduz no aprendizado dos alunos.This paper is aimed at analyzing the effect of teachers’ stability on education quality in Brazilian public elementary schools, considering that the decision to become a teacher also involves non-pecuniary factors. The latest database of the Prova Brazil Examination (2011) was applied to the methodology of propensity score matching in order to overcome the possible selection bias of schools due to the correlation between the teachers’ stability benefit factors associated with salaries and the students’ admission rules. In addition, sensitivity analysis was performed according to Ichino et al. (2006) to verify the robustness of results over the possibility of the presence of an unobserved variable to invalidate the conditional independence assumption needed to identify the causal relationship. The results indicate, for all regions in the country, that the larger the lack of teachers holding tenure positions the lower the students’ performance, vis-à-vis the ambiguous effect found in the research of wages on students’ performance. This suggests that schools keeping greater proportion of teacher with tenure tend to provide a better students’ scholar achievement.Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2015-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/10603410.1590/1413-8050/ea63523Economia Aplicada; Vol. 19 No. 2 (2015); 261-298Economia Aplicada; Vol. 19 Núm. 2 (2015); 261-298Economia Aplicada; v. 19 n. 2 (2015); 261-2981980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106034/104688Copyright (c) 2015 Economia Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Leandro OliveiraArraes, Ronaldo de Albuquerque eGuimarães, Daniel Barboza2016-02-03T16:59:16Zoai:revistas.usp.br:article/106034Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2023-09-13T12:17:03.711367Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola Públicas Stability of Teachers and Public Schools Education Quality |
title |
Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola Públicas |
spellingShingle |
Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola Públicas Costa, Leandro Oliveira Quality of Public Education Teachers’ Stability Propensity Score Matching Sensitivity Analysis. Qualidade da Educação Pública Estabilidade dos Professores Pareamento no Escore de Propensão Análise de Sensibilidade. |
title_short |
Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola Públicas |
title_full |
Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola Públicas |
title_fullStr |
Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola Públicas |
title_full_unstemmed |
Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola Públicas |
title_sort |
Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola Públicas |
author |
Costa, Leandro Oliveira |
author_facet |
Costa, Leandro Oliveira Arraes, Ronaldo de Albuquerque e Guimarães, Daniel Barboza |
author_role |
author |
author2 |
Arraes, Ronaldo de Albuquerque e Guimarães, Daniel Barboza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Leandro Oliveira Arraes, Ronaldo de Albuquerque e Guimarães, Daniel Barboza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quality of Public Education Teachers’ Stability Propensity Score Matching Sensitivity Analysis. Qualidade da Educação Pública Estabilidade dos Professores Pareamento no Escore de Propensão Análise de Sensibilidade. |
topic |
Quality of Public Education Teachers’ Stability Propensity Score Matching Sensitivity Analysis. Qualidade da Educação Pública Estabilidade dos Professores Pareamento no Escore de Propensão Análise de Sensibilidade. |
description |
Propõe-se analisar o efeito da estabilidade dos professores sobre a qualidade do ensino fundamental nas escolas públicas brasileiras, considerando que a decisão de tornar-se docente também envolve fatores não pecuniários relacionados aos benefícios de ingressar no setor público. Com base nos dados mais recentes do exame Prova Brasil (2011) para estudantes do 5º ano do ensino fundamental, aplicou-se a metodologia de Pareamento no Escore de Propensão para múltiplos tratamentos com o objetivo de contornar o possível viés de seleção das escolas decorrente da correlação entre o benefício da estabilidade dos professores com fatores relacionados aos salários e aos critérios de admissão dos alunos. Objetivando prover robustez nos resultados, conduziu-se uma Análise de Sensibilidade proposta por Ichino et al. (2006), que simula a possibilidade da presença de uma variável não observada, a qual invalidaria a suposição de independência condicional necessária para identificar a relação de causalidade. Em comparação com os efeitos ambíguos dispostos na literatura acerca dos salários dos professores sobre o desempenho estudantil, demonstra-se, para todas as regiões do país, que quanto maior a falta de professores com estabilidade menor o desempenho dos estudantes, resultado este que se traduz no aprendizado dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106034 10.1590/1413-8050/ea63523 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106034 |
identifier_str_mv |
10.1590/1413-8050/ea63523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106034/104688 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Economia Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Economia Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Economia Aplicada; Vol. 19 No. 2 (2015); 261-298 Economia Aplicada; Vol. 19 Núm. 2 (2015); 261-298 Economia Aplicada; v. 19 n. 2 (2015); 261-298 1980-5330 1413-8050 reponame:Economia Aplicada instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Economia Aplicada |
collection |
Economia Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revecap@usp.br |
_version_ |
1800221695105040384 |