Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola Públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Leandro Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Arraes, Ronaldo de Albuquerque e, Guimarães, Daniel Barboza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia Aplicada
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106034
Resumo: Propõe-se analisar o efeito da estabilidade dos professores sobre a qualidade do ensino fundamental nas escolas públicas brasileiras, considerando que a decisão de tornar-se docente também envolve fatores não pecuniários relacionados aos benefícios de ingressar no setor público. Com base nos dados mais recentes do exame Prova Brasil (2011) para estudantes do 5º ano do ensino fundamental, aplicou-se a metodologia de Pareamento no Escore de Propensão para múltiplos tratamentos com o objetivo de contornar o possível viés de seleção das escolas decorrente da correlação entre o benefício da estabilidade dos professores com fatores relacionados aos salários e aos critérios de admissão dos alunos. Objetivando prover robustez nos resultados, conduziu-se uma Análise de Sensibilidade proposta por Ichino et al. (2006), que simula a possibilidade da presença de uma variável não observada, a qual invalidaria a suposição de independência condicional necessária para identificar a relação de causalidade. Em comparação com os efeitos ambíguos dispostos na literatura acerca dos salários dos professores sobre o desempenho estudantil, demonstra-se, para todas as regiões do país, que quanto maior a falta de professores com estabilidade menor o desempenho dos estudantes, resultado este que se traduz no aprendizado dos alunos.
id USP-21_0ae997be77bb1ff75e1f73427b7f5511
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/106034
network_acronym_str USP-21
network_name_str Economia Aplicada
repository_id_str
spelling Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola PúblicasStability of Teachers and Public Schools Education QualityQuality of Public EducationTeachers’ StabilityPropensity Score MatchingSensitivity Analysis.Qualidade da Educação PúblicaEstabilidade dos ProfessoresPareamento no Escore de PropensãoAnálise de Sensibilidade.Propõe-se analisar o efeito da estabilidade dos professores sobre a qualidade do ensino fundamental nas escolas públicas brasileiras, considerando que a decisão de tornar-se docente também envolve fatores não pecuniários relacionados aos benefícios de ingressar no setor público. Com base nos dados mais recentes do exame Prova Brasil (2011) para estudantes do 5º ano do ensino fundamental, aplicou-se a metodologia de Pareamento no Escore de Propensão para múltiplos tratamentos com o objetivo de contornar o possível viés de seleção das escolas decorrente da correlação entre o benefício da estabilidade dos professores com fatores relacionados aos salários e aos critérios de admissão dos alunos. Objetivando prover robustez nos resultados, conduziu-se uma Análise de Sensibilidade proposta por Ichino et al. (2006), que simula a possibilidade da presença de uma variável não observada, a qual invalidaria a suposição de independência condicional necessária para identificar a relação de causalidade. Em comparação com os efeitos ambíguos dispostos na literatura acerca dos salários dos professores sobre o desempenho estudantil, demonstra-se, para todas as regiões do país, que quanto maior a falta de professores com estabilidade menor o desempenho dos estudantes, resultado este que se traduz no aprendizado dos alunos.This paper is aimed at analyzing the effect of teachers’ stability on education quality in Brazilian public elementary schools, considering that the decision to become a teacher also involves non-pecuniary factors. The latest database of the Prova Brazil Examination (2011) was applied to the methodology of propensity score matching in order to overcome the possible selection bias of schools due to the correlation between the teachers’ stability benefit factors associated with salaries and the students’ admission rules. In addition, sensitivity analysis was performed according to Ichino et al. (2006) to verify the robustness of results over the possibility of the presence of an unobserved variable to invalidate the conditional independence assumption needed to identify the causal relationship. The results indicate, for all regions in the country, that the larger the lack of teachers holding tenure positions the lower the students’ performance, vis-à-vis the ambiguous effect found in the research of wages on students’ performance. This suggests that schools keeping greater proportion of teacher with tenure tend to provide a better students’ scholar achievement.Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2015-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/10603410.1590/1413-8050/ea63523Economia Aplicada; Vol. 19 No. 2 (2015); 261-298Economia Aplicada; Vol. 19 Núm. 2 (2015); 261-298Economia Aplicada; v. 19 n. 2 (2015); 261-2981980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106034/104688Copyright (c) 2015 Economia Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Leandro OliveiraArraes, Ronaldo de Albuquerque eGuimarães, Daniel Barboza2016-02-03T16:59:16Zoai:revistas.usp.br:article/106034Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2023-09-13T12:17:03.711367Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola Públicas
Stability of Teachers and Public Schools Education Quality
title Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola Públicas
spellingShingle Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola Públicas
Costa, Leandro Oliveira
Quality of Public Education
Teachers’ Stability
Propensity Score Matching
Sensitivity Analysis.
Qualidade da Educação Pública
Estabilidade dos Professores
Pareamento no Escore de Propensão
Análise de Sensibilidade.
title_short Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola Públicas
title_full Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola Públicas
title_fullStr Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola Públicas
title_full_unstemmed Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola Públicas
title_sort Estabilidade dos Professores e qualidade do ensino de Escola Públicas
author Costa, Leandro Oliveira
author_facet Costa, Leandro Oliveira
Arraes, Ronaldo de Albuquerque e
Guimarães, Daniel Barboza
author_role author
author2 Arraes, Ronaldo de Albuquerque e
Guimarães, Daniel Barboza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Leandro Oliveira
Arraes, Ronaldo de Albuquerque e
Guimarães, Daniel Barboza
dc.subject.por.fl_str_mv Quality of Public Education
Teachers’ Stability
Propensity Score Matching
Sensitivity Analysis.
Qualidade da Educação Pública
Estabilidade dos Professores
Pareamento no Escore de Propensão
Análise de Sensibilidade.
topic Quality of Public Education
Teachers’ Stability
Propensity Score Matching
Sensitivity Analysis.
Qualidade da Educação Pública
Estabilidade dos Professores
Pareamento no Escore de Propensão
Análise de Sensibilidade.
description Propõe-se analisar o efeito da estabilidade dos professores sobre a qualidade do ensino fundamental nas escolas públicas brasileiras, considerando que a decisão de tornar-se docente também envolve fatores não pecuniários relacionados aos benefícios de ingressar no setor público. Com base nos dados mais recentes do exame Prova Brasil (2011) para estudantes do 5º ano do ensino fundamental, aplicou-se a metodologia de Pareamento no Escore de Propensão para múltiplos tratamentos com o objetivo de contornar o possível viés de seleção das escolas decorrente da correlação entre o benefício da estabilidade dos professores com fatores relacionados aos salários e aos critérios de admissão dos alunos. Objetivando prover robustez nos resultados, conduziu-se uma Análise de Sensibilidade proposta por Ichino et al. (2006), que simula a possibilidade da presença de uma variável não observada, a qual invalidaria a suposição de independência condicional necessária para identificar a relação de causalidade. Em comparação com os efeitos ambíguos dispostos na literatura acerca dos salários dos professores sobre o desempenho estudantil, demonstra-se, para todas as regiões do país, que quanto maior a falta de professores com estabilidade menor o desempenho dos estudantes, resultado este que se traduz no aprendizado dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106034
10.1590/1413-8050/ea63523
url https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106034
identifier_str_mv 10.1590/1413-8050/ea63523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106034/104688
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Economia Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Economia Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP
dc.source.none.fl_str_mv Economia Aplicada; Vol. 19 No. 2 (2015); 261-298
Economia Aplicada; Vol. 19 Núm. 2 (2015); 261-298
Economia Aplicada; v. 19 n. 2 (2015); 261-298
1980-5330
1413-8050
reponame:Economia Aplicada
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Economia Aplicada
collection Economia Aplicada
repository.name.fl_str_mv Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revecap@usp.br
_version_ 1800221695105040384