Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Economia Aplicada |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106038 |
Resumo: | Apesar dos avanços no ensino fundamental e médio nas últimas décadas, e da ampliação de vagas no ensino superior, apenas 12% dos jovens em idade universitária estão cursando o ensino superior no Brasil, contra 21% na Argentina, 65% nos EUA e 70% na Suécia. Neste estudo, a partir dos dados mais recentes da Pnad disponíveis (2013) e dos dados de uma década antes (2003, pouco antes do advento de políticas de ação afirmativa), inicialmente traçam-se perfis de grupos vulneráveis e não vulneráveis no acesso ao ensino superior. Depois, combase no índice de oportunidades humanas (Barros et al. 2009), e fazendo-se uso de regressões de variável dependente binária, mensuramos a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior para os dois anos. Os resultados indicam que houve realocação de oportunidades dos grupos não vulneráveis para os grupos vulneráveis, e que o acesso ao ensino superior também aumentou levemente no espaço de uma década. Contudo, o índice de oportunidades humanas ao acesso ao ensino superior no Brasil (IOH = 0,281 em 2013) está muito longe da situação ideal (IOH=1), que ocorre quando o acesso é universal e não há desigualdade de oportunidades no acesso. Por fim, aplicou-se aos indicadores obtidos uma decomposição por fator (de Shapley), cujos principais resultados são a importância da instrução do chefe e da renda domiciliar como circunstâncias limitadoras, e também uma contribuiçãomoderada da cor/raça para a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil. |
id |
USP-21_647423784aef6b08dffa2aa5cae0bdc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/106038 |
network_acronym_str |
USP-21 |
network_name_str |
Economia Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013Inequality of opportunity in access to higher education in Brazil: A comparison between 2003 and 2013Human Opportunity IndexLogistic RegressionShapley Decomposition.Índice de Oportunidades HumanasRegressão LogísticaDecomposição de Shapley.Apesar dos avanços no ensino fundamental e médio nas últimas décadas, e da ampliação de vagas no ensino superior, apenas 12% dos jovens em idade universitária estão cursando o ensino superior no Brasil, contra 21% na Argentina, 65% nos EUA e 70% na Suécia. Neste estudo, a partir dos dados mais recentes da Pnad disponíveis (2013) e dos dados de uma década antes (2003, pouco antes do advento de políticas de ação afirmativa), inicialmente traçam-se perfis de grupos vulneráveis e não vulneráveis no acesso ao ensino superior. Depois, combase no índice de oportunidades humanas (Barros et al. 2009), e fazendo-se uso de regressões de variável dependente binária, mensuramos a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior para os dois anos. Os resultados indicam que houve realocação de oportunidades dos grupos não vulneráveis para os grupos vulneráveis, e que o acesso ao ensino superior também aumentou levemente no espaço de uma década. Contudo, o índice de oportunidades humanas ao acesso ao ensino superior no Brasil (IOH = 0,281 em 2013) está muito longe da situação ideal (IOH=1), que ocorre quando o acesso é universal e não há desigualdade de oportunidades no acesso. Por fim, aplicou-se aos indicadores obtidos uma decomposição por fator (de Shapley), cujos principais resultados são a importância da instrução do chefe e da renda domiciliar como circunstâncias limitadoras, e também uma contribuiçãomoderada da cor/raça para a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil.In spite of overall improvements in basic and high school education levels in the last decades, and of an increase in the supply of higher education, only 12% of Brazilian youths in the expected age are attending higher education in Brazil, against 21%in Argentina, 65%in the USA and 70% in Sweden. In this study, based on the most recent Pnad data (2013) and on data from ten years earlier (2003, just before the implementation of affirmative action policies), we obtained profiles of vulnerable and nonvulnerable groups in terms of access to higher education in Brazil. Then through the index of human opportunities (Barros et al. 2009), and making use of binary dependent variable regressions, we were able to measure inequality of opportunity in terms of access to higher education for both years. Results indicate that a reallocation of opportunities from nonvulnerable to vulnerable groups has taken place, and that access to higher education has also risen slightly in the course of one decade. However, the index of human opportunity as applied to higher education in Brazil (HOI = 0.281 in 2013) is very far from the ideal situation (HOI=1), which occurs when access is universal and there is no inequality of opportunity in the access. Finally, we have applied a Shapley decomposition to the calculated indices, and the main results are the substantial contribution of household-head’s education level and the household’s income to inequality of opportunity, and also a moderate impact of race.Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2015-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/10603810.1590/1413-8050/ea124777Economia Aplicada; Vol. 19 No. 2 (2015); 369-396Economia Aplicada; Vol. 19 Núm. 2 (2015); 369-396Economia Aplicada; v. 19 n. 2 (2015); 369-3961980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106038/104692Copyright (c) 2015 Economia Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Márcia Marques deWaltenberg, Fábio D.2016-02-03T16:59:17Zoai:revistas.usp.br:article/106038Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2023-09-13T12:17:03.942627Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013 Inequality of opportunity in access to higher education in Brazil: A comparison between 2003 and 2013 |
title |
Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013 |
spellingShingle |
Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013 Carvalho, Márcia Marques de Human Opportunity Index Logistic Regression Shapley Decomposition. Índice de Oportunidades Humanas Regressão Logística Decomposição de Shapley. |
title_short |
Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013 |
title_full |
Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013 |
title_fullStr |
Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013 |
title_full_unstemmed |
Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013 |
title_sort |
Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013 |
author |
Carvalho, Márcia Marques de |
author_facet |
Carvalho, Márcia Marques de Waltenberg, Fábio D. |
author_role |
author |
author2 |
Waltenberg, Fábio D. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Márcia Marques de Waltenberg, Fábio D. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Human Opportunity Index Logistic Regression Shapley Decomposition. Índice de Oportunidades Humanas Regressão Logística Decomposição de Shapley. |
topic |
Human Opportunity Index Logistic Regression Shapley Decomposition. Índice de Oportunidades Humanas Regressão Logística Decomposição de Shapley. |
description |
Apesar dos avanços no ensino fundamental e médio nas últimas décadas, e da ampliação de vagas no ensino superior, apenas 12% dos jovens em idade universitária estão cursando o ensino superior no Brasil, contra 21% na Argentina, 65% nos EUA e 70% na Suécia. Neste estudo, a partir dos dados mais recentes da Pnad disponíveis (2013) e dos dados de uma década antes (2003, pouco antes do advento de políticas de ação afirmativa), inicialmente traçam-se perfis de grupos vulneráveis e não vulneráveis no acesso ao ensino superior. Depois, combase no índice de oportunidades humanas (Barros et al. 2009), e fazendo-se uso de regressões de variável dependente binária, mensuramos a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior para os dois anos. Os resultados indicam que houve realocação de oportunidades dos grupos não vulneráveis para os grupos vulneráveis, e que o acesso ao ensino superior também aumentou levemente no espaço de uma década. Contudo, o índice de oportunidades humanas ao acesso ao ensino superior no Brasil (IOH = 0,281 em 2013) está muito longe da situação ideal (IOH=1), que ocorre quando o acesso é universal e não há desigualdade de oportunidades no acesso. Por fim, aplicou-se aos indicadores obtidos uma decomposição por fator (de Shapley), cujos principais resultados são a importância da instrução do chefe e da renda domiciliar como circunstâncias limitadoras, e também uma contribuiçãomoderada da cor/raça para a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106038 10.1590/1413-8050/ea124777 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106038 |
identifier_str_mv |
10.1590/1413-8050/ea124777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106038/104692 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Economia Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Economia Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Economia Aplicada; Vol. 19 No. 2 (2015); 369-396 Economia Aplicada; Vol. 19 Núm. 2 (2015); 369-396 Economia Aplicada; v. 19 n. 2 (2015); 369-396 1980-5330 1413-8050 reponame:Economia Aplicada instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Economia Aplicada |
collection |
Economia Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revecap@usp.br |
_version_ |
1800221695503499264 |