Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Márcia Marques de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Waltenberg, Fábio D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia Aplicada
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106038
Resumo: Apesar dos avanços no ensino fundamental e médio nas últimas décadas, e da ampliação de vagas no ensino superior, apenas 12% dos jovens em idade universitária estão cursando o ensino superior no Brasil, contra 21% na Argentina, 65% nos EUA e 70% na Suécia. Neste estudo, a partir dos dados mais recentes da Pnad disponíveis (2013) e dos dados de uma década antes (2003, pouco antes do advento de políticas de ação afirmativa), inicialmente traçam-se perfis de grupos vulneráveis e não vulneráveis no acesso ao ensino superior. Depois, combase no índice de oportunidades humanas (Barros et al. 2009), e fazendo-se uso de regressões de variável dependente binária, mensuramos a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior para os dois anos. Os resultados indicam que houve realocação de oportunidades dos grupos não vulneráveis para os grupos vulneráveis, e que o acesso ao ensino superior também aumentou levemente no espaço de uma década. Contudo, o índice de oportunidades humanas ao acesso ao ensino superior no Brasil (IOH = 0,281 em 2013) está muito longe da situação ideal (IOH=1), que ocorre quando o acesso é universal e não há desigualdade de oportunidades no acesso. Por fim, aplicou-se aos indicadores obtidos uma decomposição por fator (de Shapley), cujos principais resultados são a importância da instrução do chefe e da renda domiciliar como circunstâncias limitadoras, e também uma contribuiçãomoderada da cor/raça para a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil.
id USP-21_647423784aef6b08dffa2aa5cae0bdc7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/106038
network_acronym_str USP-21
network_name_str Economia Aplicada
repository_id_str
spelling Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013Inequality of opportunity in access to higher education in Brazil: A comparison between 2003 and 2013Human Opportunity IndexLogistic RegressionShapley Decomposition.Índice de Oportunidades HumanasRegressão LogísticaDecomposição de Shapley.Apesar dos avanços no ensino fundamental e médio nas últimas décadas, e da ampliação de vagas no ensino superior, apenas 12% dos jovens em idade universitária estão cursando o ensino superior no Brasil, contra 21% na Argentina, 65% nos EUA e 70% na Suécia. Neste estudo, a partir dos dados mais recentes da Pnad disponíveis (2013) e dos dados de uma década antes (2003, pouco antes do advento de políticas de ação afirmativa), inicialmente traçam-se perfis de grupos vulneráveis e não vulneráveis no acesso ao ensino superior. Depois, combase no índice de oportunidades humanas (Barros et al. 2009), e fazendo-se uso de regressões de variável dependente binária, mensuramos a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior para os dois anos. Os resultados indicam que houve realocação de oportunidades dos grupos não vulneráveis para os grupos vulneráveis, e que o acesso ao ensino superior também aumentou levemente no espaço de uma década. Contudo, o índice de oportunidades humanas ao acesso ao ensino superior no Brasil (IOH = 0,281 em 2013) está muito longe da situação ideal (IOH=1), que ocorre quando o acesso é universal e não há desigualdade de oportunidades no acesso. Por fim, aplicou-se aos indicadores obtidos uma decomposição por fator (de Shapley), cujos principais resultados são a importância da instrução do chefe e da renda domiciliar como circunstâncias limitadoras, e também uma contribuiçãomoderada da cor/raça para a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil.In spite of overall improvements in basic and high school education levels in the last decades, and of an increase in the supply of higher education, only 12% of Brazilian youths in the expected age are attending higher education in Brazil, against 21%in Argentina, 65%in the USA and 70% in Sweden. In this study, based on the most recent Pnad data (2013) and on data from ten years earlier (2003, just before the implementation of affirmative action policies), we obtained profiles of vulnerable and nonvulnerable groups in terms of access to higher education in Brazil. Then through the index of human opportunities (Barros et al. 2009), and making use of binary dependent variable regressions, we were able to measure inequality of opportunity in terms of access to higher education for both years. Results indicate that a reallocation of opportunities from nonvulnerable to vulnerable groups has taken place, and that access to higher education has also risen slightly in the course of one decade. However, the index of human opportunity as applied to higher education in Brazil (HOI = 0.281 in 2013) is very far from the ideal situation (HOI=1), which occurs when access is universal and there is no inequality of opportunity in the access. Finally, we have applied a Shapley decomposition to the calculated indices, and the main results are the substantial contribution of household-head’s education level and the household’s income to inequality of opportunity, and also a moderate impact of race.Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2015-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/10603810.1590/1413-8050/ea124777Economia Aplicada; Vol. 19 No. 2 (2015); 369-396Economia Aplicada; Vol. 19 Núm. 2 (2015); 369-396Economia Aplicada; v. 19 n. 2 (2015); 369-3961980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106038/104692Copyright (c) 2015 Economia Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Márcia Marques deWaltenberg, Fábio D.2016-02-03T16:59:17Zoai:revistas.usp.br:article/106038Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2023-09-13T12:17:03.942627Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013
Inequality of opportunity in access to higher education in Brazil: A comparison between 2003 and 2013
title Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013
spellingShingle Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013
Carvalho, Márcia Marques de
Human Opportunity Index
Logistic Regression
Shapley Decomposition.
Índice de Oportunidades Humanas
Regressão Logística
Decomposição de Shapley.
title_short Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013
title_full Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013
title_fullStr Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013
title_full_unstemmed Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013
title_sort Desigualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior no Brasil: um comparação entre 2003 e 2013
author Carvalho, Márcia Marques de
author_facet Carvalho, Márcia Marques de
Waltenberg, Fábio D.
author_role author
author2 Waltenberg, Fábio D.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Márcia Marques de
Waltenberg, Fábio D.
dc.subject.por.fl_str_mv Human Opportunity Index
Logistic Regression
Shapley Decomposition.
Índice de Oportunidades Humanas
Regressão Logística
Decomposição de Shapley.
topic Human Opportunity Index
Logistic Regression
Shapley Decomposition.
Índice de Oportunidades Humanas
Regressão Logística
Decomposição de Shapley.
description Apesar dos avanços no ensino fundamental e médio nas últimas décadas, e da ampliação de vagas no ensino superior, apenas 12% dos jovens em idade universitária estão cursando o ensino superior no Brasil, contra 21% na Argentina, 65% nos EUA e 70% na Suécia. Neste estudo, a partir dos dados mais recentes da Pnad disponíveis (2013) e dos dados de uma década antes (2003, pouco antes do advento de políticas de ação afirmativa), inicialmente traçam-se perfis de grupos vulneráveis e não vulneráveis no acesso ao ensino superior. Depois, combase no índice de oportunidades humanas (Barros et al. 2009), e fazendo-se uso de regressões de variável dependente binária, mensuramos a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior para os dois anos. Os resultados indicam que houve realocação de oportunidades dos grupos não vulneráveis para os grupos vulneráveis, e que o acesso ao ensino superior também aumentou levemente no espaço de uma década. Contudo, o índice de oportunidades humanas ao acesso ao ensino superior no Brasil (IOH = 0,281 em 2013) está muito longe da situação ideal (IOH=1), que ocorre quando o acesso é universal e não há desigualdade de oportunidades no acesso. Por fim, aplicou-se aos indicadores obtidos uma decomposição por fator (de Shapley), cujos principais resultados são a importância da instrução do chefe e da renda domiciliar como circunstâncias limitadoras, e também uma contribuiçãomoderada da cor/raça para a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106038
10.1590/1413-8050/ea124777
url https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106038
identifier_str_mv 10.1590/1413-8050/ea124777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106038/104692
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Economia Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Economia Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP
dc.source.none.fl_str_mv Economia Aplicada; Vol. 19 No. 2 (2015); 369-396
Economia Aplicada; Vol. 19 Núm. 2 (2015); 369-396
Economia Aplicada; v. 19 n. 2 (2015); 369-396
1980-5330
1413-8050
reponame:Economia Aplicada
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Economia Aplicada
collection Economia Aplicada
repository.name.fl_str_mv Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revecap@usp.br
_version_ 1800221695503499264