Measuring the total factor productivity of the portuguese water and sewerage services
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Economia Aplicada |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/978 |
Resumo: | A reduzida produtividade dos serviços de água e de saneamento tem justificado as dificuldades que os operadores destas entidades têm em melhorar a qualidade de serviço e em aumentar o seu grau de cobertura. Melhorar a produtividade constitui, portanto, uma das melhores formas de proteger os interesses dos consumidores. Este artigo apresenta um estudo empírico que determina a produtividade total dos fatores dos serviços de água e de saneamento portugueses. Os resultados obtidos são aqui apresentados e discutidos, evidenciando a reduzida produtividade deste setor em Portugal e realçando que os operadores privados e mais rurais são aqueles que apresentam maiores valores de produtividade. |
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Measuring the total factor productivity of the portuguese water and sewerage servicesprodutividade total dos fatoresnúmeros-índiceíndice de produtividade de Malmquistserviços de água e de saneamentototal factor productivityindex numbersMalmquist productivity indexwater and sewerage servicesA reduzida produtividade dos serviços de água e de saneamento tem justificado as dificuldades que os operadores destas entidades têm em melhorar a qualidade de serviço e em aumentar o seu grau de cobertura. Melhorar a produtividade constitui, portanto, uma das melhores formas de proteger os interesses dos consumidores. Este artigo apresenta um estudo empírico que determina a produtividade total dos fatores dos serviços de água e de saneamento portugueses. Os resultados obtidos são aqui apresentados e discutidos, evidenciando a reduzida produtividade deste setor em Portugal e realçando que os operadores privados e mais rurais são aqueles que apresentam maiores valores de produtividade.The poor productivity in the water and sewerage services (WSS) has been a justification for the difficulties these entities face when trying to expand the service coverage, enhance the quality of service and reduce the cost of service. Improving the WSS productivity is, therefore, one of the best ways of protecting the customer's interests. This article presents an empirical study that computes the total factor productivity (TFP). It stresses the results obtained and discusses them, proving the low productivity of this sector in Portugal and pointing to the conclusion that the private and the rural WSS are the most productive ones.Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/97810.1590/S1413-80502008000200003Economia Aplicada; Vol. 12 No. 2 (2008); 215-237Economia Aplicada; Vol. 12 Núm. 2 (2008); 215-237Economia Aplicada; v. 12 n. 2 (2008); 215-2371980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/978/990Copyright (c) 2015 Economia Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Rui Cunha2012-04-24T18:16:42Zoai:revistas.usp.br:article/978Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2023-09-13T12:16:52.191198Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false |
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