Interações e encadeamentos setoriais com os modais de transporte: uma análise para diferentes destinos das exportações brasileiras
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Economia Aplicada |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/1066 |
Resumo: | The main aim of this paper is to construct a complete analysis of exports and the transportation modals in the Brazilian economy. The global analysis will be based on the followed indicators: requirement coefficients, Rasmussem-Hirshman linkages, variability indexes and Field of Influence. The main results show that exports to ALADI and Mercosur are dependent on rail services, the road's interdependence is well distributed and modal maritime represent the key-modal for the exports to China, NAFTA and European Union. Moreover, the iron ore stands on the demand for all modals when exporting to China. |
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Interações e encadeamentos setoriais com os modais de transporte: uma análise para diferentes destinos das exportações brasileirasinput^i2^soutput morequirements coefficientslinkagesmodals of transportsexportsInsumo^i1^sprodcoeficientes de requerimentosencadeamentosmodais de transportesexportaçãoThe main aim of this paper is to construct a complete analysis of exports and the transportation modals in the Brazilian economy. The global analysis will be based on the followed indicators: requirement coefficients, Rasmussem-Hirshman linkages, variability indexes and Field of Influence. The main results show that exports to ALADI and Mercosur are dependent on rail services, the road's interdependence is well distributed and modal maritime represent the key-modal for the exports to China, NAFTA and European Union. Moreover, the iron ore stands on the demand for all modals when exporting to China.Este artigo analisa as interações e os encadeamentos da estrutura produtiva com os modais de transporte para diferentes destinos das exportações brasileiras através da utilização de uma matriz híbrida de insumoproduto do ano de 2005. Assim, calculam-se os coeficientes de requerimentos, os índices de Rasmussem-Hirshman, as estatísticas de variabilidade e o campo de influência. Dentre os resultados alcançados, as exportações para o Aladi e Mercosul são dependentes da oferta ferroviária, a interdependência rodoviária é bem distribuída e o modal marítimo classifica-se como modal-chave para as exportações para China, Nafta e União Européia. Ademais, o minério de ferro se destaca sobre a demanda de todos os modais quando exporta à China.Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/106610.1590/S1413-80502011000200004Economia Aplicada; Vol. 15 No. 2 (2011); 223-258Economia Aplicada; Vol. 15 Núm. 2 (2011); 223-258Economia Aplicada; v. 15 n. 2 (2011); 223-2581980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/1066/1078Copyright (c) 2015 Economia Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessBetarelli Junior, Admir AntônioBastos, Suzana Quinet de AndradePerobelli, Fernando Salgueiro2016-02-03T16:59:35Zoai:revistas.usp.br:article/1066Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2023-09-13T12:16:57.507607Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false |
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