Qualified Intergenerational Mobility: A Measurement Approach Using Quantile Regressions
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Economia Aplicada |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/111680 |
Resumo: | Este artigo analisa a mobilidade intergeracional segundo a igualdade de oportunidades qualificada proposta por Anderson et al. (2009). Realizam-se dois testes empíricos com dados de educação de pais e filhos do Canadá e do Brasil. Estima-se a relação entre a escolaridade dos filhos e dos pais e em seguida a relação entre o erro da regressão e a educação dos pais. Foi utilizado o método de regressões quantílicas para dados discretos de Machado & Santos Silva (2005), como solução do problema de identificação de equações não lineares apontado por Figueiredo et al. (2014). Em ambos os países a mobilidade intergeracional apresenta características não condizentes com a igualdade de oportunidades qualificada, especialmente no Brasil |
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Qualified Intergenerational Mobility: A Measurement Approach Using Quantile RegressionsMobilidade Intergeracional Qualificada: uma abordagem de mensuração utilizando regressões quantílicasBackground FamiliarMobilidade QualificadaRegressões Quantílicas.Family BackgroundQualified MobilityQuantile RegressionEste artigo analisa a mobilidade intergeracional segundo a igualdade de oportunidades qualificada proposta por Anderson et al. (2009). Realizam-se dois testes empíricos com dados de educação de pais e filhos do Canadá e do Brasil. Estima-se a relação entre a escolaridade dos filhos e dos pais e em seguida a relação entre o erro da regressão e a educação dos pais. Foi utilizado o método de regressões quantílicas para dados discretos de Machado & Santos Silva (2005), como solução do problema de identificação de equações não lineares apontado por Figueiredo et al. (2014). Em ambos os países a mobilidade intergeracional apresenta características não condizentes com a igualdade de oportunidades qualificada, especialmente no BrasilThis article analyzes the intergenerational mobility according quali- fied equal opportunities presented by Anderson et al. (2009). We conduct two empirical tests with parents and children education data in Canada and Brazil. We estimate the relationship between the education of the children and parents and then we analyze the relationship between the error of the regression and the socioeconomic status of the parents. The method of quantile regressions for discrete data of Machado & Santos Silva (2005) was used as a soluction to the problem in the identification of nonlinear equations pointed out by Figueiredo et al. (2014). In both countries the intergenerational mobility has no consistent characteristics with equal qualified opportunities, especially in BrazilUniversidade de São Paulo, FEA-RP/USP2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/11168010.11606/1413-8050/ea138044Economia Aplicada; Vol. 20 No. 1 (2016); 95-117Economia Aplicada; Vol. 20 Núm. 1 (2016); 95-117Economia Aplicada; v. 20 n. 1 (2016); 95-1171980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/111680/109855Copyright (c) 2016 Economia Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessAnnegues, Ana ClaúdiaFigueiredo, Erik2020-08-14T23:26:12Zoai:revistas.usp.br:article/111680Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2023-09-13T12:17:05.241691Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false |
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