Produtividade relativa dos setores público e provado em educação: impactos sobre a escolha da escola pela família
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Economia Aplicada |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/53111 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é verificar se as famílias consideram o diferencial de produtividade educacional entre os setores privado e público (em termos de proficiências) ao decidirem sobre a escola de seus filhos. As funções de produção educacionais estimadas pelo modelo de Heckman revelam um diferencial de produtividade em favor do setor privado. Umaumento nos diferenciais de proficiências em matemática e leitura aumenta a probabilidade de as famílias escolherem o setor privado. Além disso, quanto maior a diferença de nível socioeconômico e do percentual de brancos entre os setores privado e público locais factíveis, maior é a probabilidade de a família optar pelo primeiro. |
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Produtividade relativa dos setores público e provado em educação: impactos sobre a escolha da escola pela família Escolha do Setor EducacionalDiferencial de Produtividade Inter-setorial em EducaçãoModelo de HeckmanProbitEducational Sector ChoiceIntersectoral Productivity Differential in EducationHeckman ModelProbit O objetivo deste trabalho é verificar se as famílias consideram o diferencial de produtividade educacional entre os setores privado e público (em termos de proficiências) ao decidirem sobre a escola de seus filhos. As funções de produção educacionais estimadas pelo modelo de Heckman revelam um diferencial de produtividade em favor do setor privado. Umaumento nos diferenciais de proficiências em matemática e leitura aumenta a probabilidade de as famílias escolherem o setor privado. Além disso, quanto maior a diferença de nível socioeconômico e do percentual de brancos entre os setores privado e público locais factíveis, maior é a probabilidade de a família optar pelo primeiro. The purpose of this paper is to verify whether families take into account the educational productivity differentials between the private and public sectors (in terms of proficiency) when deciding on their children's schools. The production functions for each sector using Heckman Model revealed a productivity differential in favor of the private sector. An increase on the performance differential in Mathematics and Reading increases the odds of families choosing the private sector. Also, the higher the proportion of white students and the greater the difference in socioeconomic status of students in the private sector compared to public sector, the more likely a family will choose the private sector. Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/5311110.1590/S1413-80502012000400003Economia Aplicada; Vol. 16 No. 4 (2012); 579-611 Economia Aplicada; Vol. 16 Núm. 4 (2012); 579-611 Economia Aplicada; v. 16 n. 4 (2012); 579-611 1980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/53111/57173Copyright (c) 2015 Economia Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessTerra, RafaelZoghbi, Ana CarolinaFelício, Fabiana de2016-02-03T16:59:27Zoai:revistas.usp.br:article/53111Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2023-09-13T12:16:59.969884Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false |
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