Visual-Motor Maturity and Executive Functions in Schoolchildren
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/115178 |
Resumo: | A maturidade visomotora e as funções executivas estão intimamente relacionadas no processo de desenvolvimento infantil. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre habilidades visomotoras e funções executivas em 83 crianças hígidas, de 7 a 10 anos. Os instrumentos utilizados foram Teste Gestáltico Visomotor de Bender - Sistema de Pontuação Gradual (B-GSS), Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST), Matrizes Progressivas de Raven (RPM) e Rey- Osterrieth Figura Complexa Test (ROCF). A correlação entre os escores de B-GSS e WCST foi negativa e significativa (r = 0,23, p < 0,033) e variáveis do ROCF, como Cópia Total e Memória Total apresentaram correlação moderada e significativa com o escore total do B-GSS (r = -0,55, p < 0,001; r = -0,44, p < 0,001, respectivamente). Os resultados evidenciam empiricamente a relação entre funções executivas e maturidade visomotora e são discutidos à luz da neuropsicologia do desenvolvimento. |
id |
USP-22_0ec11b8fc05be059b11712e0d21a59aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/115178 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Visual-Motor Maturity and Executive Functions in Schoolchildren Madurez Visomotora y Funciones Ejecutivas en Escolares Maturidade Visomotora e Funções Executivas em Escolares A maturidade visomotora e as funções executivas estão intimamente relacionadas no processo de desenvolvimento infantil. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre habilidades visomotoras e funções executivas em 83 crianças hígidas, de 7 a 10 anos. Os instrumentos utilizados foram Teste Gestáltico Visomotor de Bender - Sistema de Pontuação Gradual (B-GSS), Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST), Matrizes Progressivas de Raven (RPM) e Rey- Osterrieth Figura Complexa Test (ROCF). A correlação entre os escores de B-GSS e WCST foi negativa e significativa (r = 0,23, p < 0,033) e variáveis do ROCF, como Cópia Total e Memória Total apresentaram correlação moderada e significativa com o escore total do B-GSS (r = -0,55, p < 0,001; r = -0,44, p < 0,001, respectivamente). Os resultados evidenciam empiricamente a relação entre funções executivas e maturidade visomotora e são discutidos à luz da neuropsicologia do desenvolvimento. La madurez visual-motora y las funciones ejecutivas están estrechamente relacionados en el proceso de desarrollo del niño. El objetivo de este estudio fue investigar la relación entre habilidades visomotoras y funciones ejecutivas en 83 niños sanos, de 7-10 años. Los instrumentos utilizados fueron Prueba Gestáltica Visomotora de Bender - Sistema de Puntuación Gradual (B-GSS), Prueba Wisconsin de Clasificación de Cartas (WCST), Matrices Progresivas de Raven (RPM) y Prueba Rey- Osterrieth Figura Compleja (ROCF). La correlación entre las puntuaciones B-GSS y WCST fue negativa y significativa (r = 0,23, p < 0,033) y ROCF variables, como Copiar y Memoria Total mostraron correlación moderada y significativa con la puntuación total de la B-GSS (r = -0,55, p < 0,001; r = -0,44, p < 0,001, respectivamente). Los resultados demuestran empíricamente la relación entre las funciones ejecutivas y la madurez visomotora y se discuten a la luz de la neuropsicología del desarrollo. Visual-motor maturity and executive functions are closely related in the child development process. This study aimed to investigate the relation between visual-motor abilities and executive functions in 83 healthy children between 7 and 10 years old. The tools used were the Bender Gestalt Visual-Motor Test - Gradual Scoring System (B-GSS), Wisconsin Card Sorting Test (WCST), Raven's Progressive Matrices (RPM), and Rey-Osterrieth Complex Figure (ROCF). The correlation between the B-GSS and WCST scores was significantly negative (r = -.23, p < .033), while ROCF variables, such as Total Memory and Total Copy, had a moderate, significant correlation with total B-GSS score (r = -.55, p < .001; r = -.44, p < .001, respectively). The results empirically show the relation between executive functions and visual-motor maturity and are discussed in face of developmental neuropsychology. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/11517810.1590/1982-43272664201609Paidéia (Ribeirão Preto); v. 26 n. 64 (2016); 215-223Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 26 No. 64 (2016); 215-223Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 26 Núm. 64 (2016); 215-2231982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/115178/112879Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ana Luisa Silva deKaiser, VanessaAzambuja, Thamy de OliveiraMallmann, Laura UbertiLukrafka, Janice LuisaReppold, Caroline Tozzi2016-05-06T17:21:49Zoai:revistas.usp.br:article/115178Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2016-05-06T17:21:49Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visual-Motor Maturity and Executive Functions in Schoolchildren Madurez Visomotora y Funciones Ejecutivas en Escolares Maturidade Visomotora e Funções Executivas em Escolares |
title |
Visual-Motor Maturity and Executive Functions in Schoolchildren |
spellingShingle |
Visual-Motor Maturity and Executive Functions in Schoolchildren Oliveira, Ana Luisa Silva de |
title_short |
Visual-Motor Maturity and Executive Functions in Schoolchildren |
title_full |
Visual-Motor Maturity and Executive Functions in Schoolchildren |
title_fullStr |
Visual-Motor Maturity and Executive Functions in Schoolchildren |
title_full_unstemmed |
Visual-Motor Maturity and Executive Functions in Schoolchildren |
title_sort |
Visual-Motor Maturity and Executive Functions in Schoolchildren |
author |
Oliveira, Ana Luisa Silva de |
author_facet |
Oliveira, Ana Luisa Silva de Kaiser, Vanessa Azambuja, Thamy de Oliveira Mallmann, Laura Uberti Lukrafka, Janice Luisa Reppold, Caroline Tozzi |
author_role |
author |
author2 |
Kaiser, Vanessa Azambuja, Thamy de Oliveira Mallmann, Laura Uberti Lukrafka, Janice Luisa Reppold, Caroline Tozzi |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Luisa Silva de Kaiser, Vanessa Azambuja, Thamy de Oliveira Mallmann, Laura Uberti Lukrafka, Janice Luisa Reppold, Caroline Tozzi |
description |
A maturidade visomotora e as funções executivas estão intimamente relacionadas no processo de desenvolvimento infantil. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre habilidades visomotoras e funções executivas em 83 crianças hígidas, de 7 a 10 anos. Os instrumentos utilizados foram Teste Gestáltico Visomotor de Bender - Sistema de Pontuação Gradual (B-GSS), Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST), Matrizes Progressivas de Raven (RPM) e Rey- Osterrieth Figura Complexa Test (ROCF). A correlação entre os escores de B-GSS e WCST foi negativa e significativa (r = 0,23, p < 0,033) e variáveis do ROCF, como Cópia Total e Memória Total apresentaram correlação moderada e significativa com o escore total do B-GSS (r = -0,55, p < 0,001; r = -0,44, p < 0,001, respectivamente). Os resultados evidenciam empiricamente a relação entre funções executivas e maturidade visomotora e são discutidos à luz da neuropsicologia do desenvolvimento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/115178 10.1590/1982-43272664201609 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/115178 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-43272664201609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/115178/112879 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 26 n. 64 (2016); 215-223 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 26 No. 64 (2016); 215-223 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 26 Núm. 64 (2016); 215-223 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221834885464064 |