The relationship between father involvement and children's academic performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cia, Fabiana
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: D´Affonseca, Sabrina Mazo, Barham, Elizabeth Joan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6194
Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de estudar o impacto da qualidade do relacionamento entre pai e filho sobre o desempenho acadêmico de crianças escolares. Participaram deste estudo 58 pais e seus filhos da 5ª e 6ª séries. Os pais preencheram o questionário "Qualidade da interação familiar na visão paterna" e os filhos preencheram o questionário "Interação pai-filho". Para investigar como o envolvimento dos pais afetou o desempenho acadêmico dos seus filhos, as crianças foram avaliadas com o "Teste de Desempenho Escolar". Observou-se que, quanto maior a freqüência de comunicações entre pai e filho e quanto maior o envolvimento dos pais nas atividades escolares, culturais e de lazer do filho, melhor o desempenho acadêmico das crianças. Tais resultados demonstram a importância do pai para o desempenho acadêmico dos filhos e apontam para a necessidade de educar os homens para conhecerem as muitas ações que podem melhorar seu desempenho enquanto pais.
id USP-22_10cbad836bda436aa4505f8fc7208d08
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/6194
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling The relationship between father involvement and children's academic performance A relação entre o envolvimento paterno e o desempenho acadêmico dos filhos envolvimento paternorelacionamento pai-filhodesempenho acadêmicopaternal involvementfather-child relationshipacademic performancefather role O objetivo deste trabalho foi o de estudar o impacto da qualidade do relacionamento entre pai e filho sobre o desempenho acadêmico de crianças escolares. Participaram deste estudo 58 pais e seus filhos da 5ª e 6ª séries. Os pais preencheram o questionário "Qualidade da interação familiar na visão paterna" e os filhos preencheram o questionário "Interação pai-filho". Para investigar como o envolvimento dos pais afetou o desempenho acadêmico dos seus filhos, as crianças foram avaliadas com o "Teste de Desempenho Escolar". Observou-se que, quanto maior a freqüência de comunicações entre pai e filho e quanto maior o envolvimento dos pais nas atividades escolares, culturais e de lazer do filho, melhor o desempenho acadêmico das crianças. Tais resultados demonstram a importância do pai para o desempenho acadêmico dos filhos e apontam para a necessidade de educar os homens para conhecerem as muitas ações que podem melhorar seu desempenho enquanto pais. The aim of this paper was to study the impact of the quality of the father-child relationship on children's academic performance. A total of 58 fathers and their children (in the fifth and sixth grades) participated in this study. The fathers completed a questionnaire, "Quality of family interaction - fathers' perspective" and the children completed a questionnaire "Father-child interaction". To investigate how the fathers' involvement affected their children's academic performance, the children were evaluated using the School Performance Test. The results indicate that, the higher the frequency of father-child communication and the greater the fathers' involvement in the children's school, cultural and leisure activities, the higher the children's academic performance. These results indicate the importance of fathers' involvement, to maximize children's academic performance, and the necessity of educating men with respect to the ways in which they can improve their parental performance. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/619410.1590/S0103-863X2004000300004Paidéia (Ribeirão Preto); v. 14 n. 29 (2004); 277-286 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 14 No. 29 (2004); 277-286 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 14 Núm. 29 (2004); 277-286 1982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6194/7725Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessCia, FabianaD´Affonseca, Sabrina MazoBarham, Elizabeth Joan2012-04-30T01:48:29Zoai:revistas.usp.br:article/6194Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-04-30T01:48:29Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The relationship between father involvement and children's academic performance
A relação entre o envolvimento paterno e o desempenho acadêmico dos filhos
title The relationship between father involvement and children's academic performance
spellingShingle The relationship between father involvement and children's academic performance
Cia, Fabiana
envolvimento paterno
relacionamento pai-filho
desempenho acadêmico
paternal involvement
father-child relationship
academic performance
father role
title_short The relationship between father involvement and children's academic performance
title_full The relationship between father involvement and children's academic performance
title_fullStr The relationship between father involvement and children's academic performance
title_full_unstemmed The relationship between father involvement and children's academic performance
title_sort The relationship between father involvement and children's academic performance
author Cia, Fabiana
author_facet Cia, Fabiana
D´Affonseca, Sabrina Mazo
Barham, Elizabeth Joan
author_role author
author2 D´Affonseca, Sabrina Mazo
Barham, Elizabeth Joan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cia, Fabiana
D´Affonseca, Sabrina Mazo
Barham, Elizabeth Joan
dc.subject.por.fl_str_mv envolvimento paterno
relacionamento pai-filho
desempenho acadêmico
paternal involvement
father-child relationship
academic performance
father role
topic envolvimento paterno
relacionamento pai-filho
desempenho acadêmico
paternal involvement
father-child relationship
academic performance
father role
description O objetivo deste trabalho foi o de estudar o impacto da qualidade do relacionamento entre pai e filho sobre o desempenho acadêmico de crianças escolares. Participaram deste estudo 58 pais e seus filhos da 5ª e 6ª séries. Os pais preencheram o questionário "Qualidade da interação familiar na visão paterna" e os filhos preencheram o questionário "Interação pai-filho". Para investigar como o envolvimento dos pais afetou o desempenho acadêmico dos seus filhos, as crianças foram avaliadas com o "Teste de Desempenho Escolar". Observou-se que, quanto maior a freqüência de comunicações entre pai e filho e quanto maior o envolvimento dos pais nas atividades escolares, culturais e de lazer do filho, melhor o desempenho acadêmico das crianças. Tais resultados demonstram a importância do pai para o desempenho acadêmico dos filhos e apontam para a necessidade de educar os homens para conhecerem as muitas ações que podem melhorar seu desempenho enquanto pais.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6194
10.1590/S0103-863X2004000300004
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6194
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X2004000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6194/7725
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 14 n. 29 (2004); 277-286
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 14 No. 29 (2004); 277-286
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 14 Núm. 29 (2004); 277-286
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221829329059840