The relationship between father involvement and children's academic performance
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6194 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi o de estudar o impacto da qualidade do relacionamento entre pai e filho sobre o desempenho acadêmico de crianças escolares. Participaram deste estudo 58 pais e seus filhos da 5ª e 6ª séries. Os pais preencheram o questionário "Qualidade da interação familiar na visão paterna" e os filhos preencheram o questionário "Interação pai-filho". Para investigar como o envolvimento dos pais afetou o desempenho acadêmico dos seus filhos, as crianças foram avaliadas com o "Teste de Desempenho Escolar". Observou-se que, quanto maior a freqüência de comunicações entre pai e filho e quanto maior o envolvimento dos pais nas atividades escolares, culturais e de lazer do filho, melhor o desempenho acadêmico das crianças. Tais resultados demonstram a importância do pai para o desempenho acadêmico dos filhos e apontam para a necessidade de educar os homens para conhecerem as muitas ações que podem melhorar seu desempenho enquanto pais. |
id |
USP-22_10cbad836bda436aa4505f8fc7208d08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/6194 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The relationship between father involvement and children's academic performance A relação entre o envolvimento paterno e o desempenho acadêmico dos filhos envolvimento paternorelacionamento pai-filhodesempenho acadêmicopaternal involvementfather-child relationshipacademic performancefather role O objetivo deste trabalho foi o de estudar o impacto da qualidade do relacionamento entre pai e filho sobre o desempenho acadêmico de crianças escolares. Participaram deste estudo 58 pais e seus filhos da 5ª e 6ª séries. Os pais preencheram o questionário "Qualidade da interação familiar na visão paterna" e os filhos preencheram o questionário "Interação pai-filho". Para investigar como o envolvimento dos pais afetou o desempenho acadêmico dos seus filhos, as crianças foram avaliadas com o "Teste de Desempenho Escolar". Observou-se que, quanto maior a freqüência de comunicações entre pai e filho e quanto maior o envolvimento dos pais nas atividades escolares, culturais e de lazer do filho, melhor o desempenho acadêmico das crianças. Tais resultados demonstram a importância do pai para o desempenho acadêmico dos filhos e apontam para a necessidade de educar os homens para conhecerem as muitas ações que podem melhorar seu desempenho enquanto pais. The aim of this paper was to study the impact of the quality of the father-child relationship on children's academic performance. A total of 58 fathers and their children (in the fifth and sixth grades) participated in this study. The fathers completed a questionnaire, "Quality of family interaction - fathers' perspective" and the children completed a questionnaire "Father-child interaction". To investigate how the fathers' involvement affected their children's academic performance, the children were evaluated using the School Performance Test. The results indicate that, the higher the frequency of father-child communication and the greater the fathers' involvement in the children's school, cultural and leisure activities, the higher the children's academic performance. These results indicate the importance of fathers' involvement, to maximize children's academic performance, and the necessity of educating men with respect to the ways in which they can improve their parental performance. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/619410.1590/S0103-863X2004000300004Paidéia (Ribeirão Preto); v. 14 n. 29 (2004); 277-286 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 14 No. 29 (2004); 277-286 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 14 Núm. 29 (2004); 277-286 1982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6194/7725Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessCia, FabianaD´Affonseca, Sabrina MazoBarham, Elizabeth Joan2012-04-30T01:48:29Zoai:revistas.usp.br:article/6194Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-04-30T01:48:29Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The relationship between father involvement and children's academic performance A relação entre o envolvimento paterno e o desempenho acadêmico dos filhos |
title |
The relationship between father involvement and children's academic performance |
spellingShingle |
The relationship between father involvement and children's academic performance Cia, Fabiana envolvimento paterno relacionamento pai-filho desempenho acadêmico paternal involvement father-child relationship academic performance father role |
title_short |
The relationship between father involvement and children's academic performance |
title_full |
The relationship between father involvement and children's academic performance |
title_fullStr |
The relationship between father involvement and children's academic performance |
title_full_unstemmed |
The relationship between father involvement and children's academic performance |
title_sort |
The relationship between father involvement and children's academic performance |
author |
Cia, Fabiana |
author_facet |
Cia, Fabiana D´Affonseca, Sabrina Mazo Barham, Elizabeth Joan |
author_role |
author |
author2 |
D´Affonseca, Sabrina Mazo Barham, Elizabeth Joan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cia, Fabiana D´Affonseca, Sabrina Mazo Barham, Elizabeth Joan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
envolvimento paterno relacionamento pai-filho desempenho acadêmico paternal involvement father-child relationship academic performance father role |
topic |
envolvimento paterno relacionamento pai-filho desempenho acadêmico paternal involvement father-child relationship academic performance father role |
description |
O objetivo deste trabalho foi o de estudar o impacto da qualidade do relacionamento entre pai e filho sobre o desempenho acadêmico de crianças escolares. Participaram deste estudo 58 pais e seus filhos da 5ª e 6ª séries. Os pais preencheram o questionário "Qualidade da interação familiar na visão paterna" e os filhos preencheram o questionário "Interação pai-filho". Para investigar como o envolvimento dos pais afetou o desempenho acadêmico dos seus filhos, as crianças foram avaliadas com o "Teste de Desempenho Escolar". Observou-se que, quanto maior a freqüência de comunicações entre pai e filho e quanto maior o envolvimento dos pais nas atividades escolares, culturais e de lazer do filho, melhor o desempenho acadêmico das crianças. Tais resultados demonstram a importância do pai para o desempenho acadêmico dos filhos e apontam para a necessidade de educar os homens para conhecerem as muitas ações que podem melhorar seu desempenho enquanto pais. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6194 10.1590/S0103-863X2004000300004 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6194 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-863X2004000300004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6194/7725 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 14 n. 29 (2004); 277-286 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 14 No. 29 (2004); 277-286 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 14 Núm. 29 (2004); 277-286 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221829329059840 |