La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/88990 |
Resumo: | A autorregulação da aprendizagem é o processo pelo qual os estudantes planejam, monitoram e regulam o próprio aprendizado. Este estudo teve por objetivo pesquisar relações entre a motivação para aprender, as teorias implícitas de inteligência e as estratégias autoprejudiciais em estudantes de Pedagogia e examinar a associação dessas variáveis no emprego das estratégias de aprendizagem. Participaram 107 estudantes de duas instituições de ensino superior privadas de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de quatro escalas do tipo Likert. A análise de regressão linear multivariada revelou que os participantes com maiores escores na Escala de Estratégias de Aprendizagem tiveram maior pontuação na motivação intrínseca e relataram menor uso de estratégias autoprejudiciais. Maior escore nas estratégias de aprendizagem metacognitivas associou-se significativamente às variáveis motivação intrínseca, extrínseca e para aprender, e com menor uso de estratégias autoprejudiciais. Os resultados são discutidos em termos das contribuições da Psicologia à formação de professores. |
id |
USP-22_1c224cec54f71bc7f0b852c831a18d7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/88990 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía Autorregulação da aprendizagem em estudantes de pedagogia Self-regulated learning in students of pedagogy A autorregulação da aprendizagem é o processo pelo qual os estudantes planejam, monitoram e regulam o próprio aprendizado. Este estudo teve por objetivo pesquisar relações entre a motivação para aprender, as teorias implícitas de inteligência e as estratégias autoprejudiciais em estudantes de Pedagogia e examinar a associação dessas variáveis no emprego das estratégias de aprendizagem. Participaram 107 estudantes de duas instituições de ensino superior privadas de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de quatro escalas do tipo Likert. A análise de regressão linear multivariada revelou que os participantes com maiores escores na Escala de Estratégias de Aprendizagem tiveram maior pontuação na motivação intrínseca e relataram menor uso de estratégias autoprejudiciais. Maior escore nas estratégias de aprendizagem metacognitivas associou-se significativamente às variáveis motivação intrínseca, extrínseca e para aprender, e com menor uso de estratégias autoprejudiciais. Os resultados são discutidos em termos das contribuições da Psicologia à formação de professores. La autorregulación del aprendizaje es el proceso mediante el cual los estudiantes planifican, controlan y regulan su propio aprendizaje. El presente estudio tuvo como objetivo investigar relaciones entre la motivación para aprender, las teorías implícitas de la inteligencia y las estrategias autoperjudiciales en estudiantes de Pedagogía y examinar la asociación de esas variables en el uso de estrategias de aprendizaje. Participaron 107 estudiantes de instituciones privadas de enseñanza superior de São Paulo. El análisis de regresión lineal multivariado reveló que los participantes con las puntuaciones más altas en la Escala de Estrategias de Aprendizaje puntuaron más alto en la motivación intrínseca y reportaron menor uso de estrategias autoperjudiciales. Las puntuaciones más altas en las estrategias metacognitivas fueron asociadas significativamente con las variables intrínsecas, extrínsecas y motivación para aprender, y menor uso de estrategias autoperjudiciales. Se discuten los resultados en términos de los aportes de la psicología a la formación del profesorado. Self-regulated learning is the process by which students plan, monitor and regulate their own learning. The aim of this study was to investigate relationships between motivation to learn, implicit theories of intelligence and self-handicapping strategies, and to examine the association of these variables in the prediction of the use of learning strategies in students of Pedagogy. The sample consisted of 107 Pedagogy students of two private universities of a city of São Paulo state. Data were collected using four Likert-type scales. Multivariate linear regression analyses revealed that participants with higher scores in the Learning Strategies Scale also presented significantly higher scores in intrinsic motivation and fewer reports of use of self-handicapping strategies. Higher scores in metacognitive strategies were significantly associated with both intrinsic an extrinsic motivation and with fewer reports of use of self-handicapping strategies. Results are discussed in terms of the contribution of Psychology to teacher education. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/8899010.1590/1982-43272459201406Paidéia (Ribeirão Preto); v. 24 n. 59 (2014); 323-330Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 24 No. 59 (2014); 323-330Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 24 Núm. 59 (2014); 323-3301982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/88990/91838Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessMarini, Janete Aparecida da Silva Boruchovitch, Evely 2014-12-17T18:34:27Zoai:revistas.usp.br:article/88990Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2014-12-17T18:34:27Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía Autorregulação da aprendizagem em estudantes de pedagogia Self-regulated learning in students of pedagogy |
title |
La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía |
spellingShingle |
La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía Marini, Janete Aparecida da Silva |
title_short |
La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía |
title_full |
La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía |
title_fullStr |
La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía |
title_full_unstemmed |
La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía |
title_sort |
La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía |
author |
Marini, Janete Aparecida da Silva |
author_facet |
Marini, Janete Aparecida da Silva Boruchovitch, Evely |
author_role |
author |
author2 |
Boruchovitch, Evely |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marini, Janete Aparecida da Silva Boruchovitch, Evely |
description |
A autorregulação da aprendizagem é o processo pelo qual os estudantes planejam, monitoram e regulam o próprio aprendizado. Este estudo teve por objetivo pesquisar relações entre a motivação para aprender, as teorias implícitas de inteligência e as estratégias autoprejudiciais em estudantes de Pedagogia e examinar a associação dessas variáveis no emprego das estratégias de aprendizagem. Participaram 107 estudantes de duas instituições de ensino superior privadas de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de quatro escalas do tipo Likert. A análise de regressão linear multivariada revelou que os participantes com maiores escores na Escala de Estratégias de Aprendizagem tiveram maior pontuação na motivação intrínseca e relataram menor uso de estratégias autoprejudiciais. Maior escore nas estratégias de aprendizagem metacognitivas associou-se significativamente às variáveis motivação intrínseca, extrínseca e para aprender, e com menor uso de estratégias autoprejudiciais. Os resultados são discutidos em termos das contribuições da Psicologia à formação de professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/88990 10.1590/1982-43272459201406 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/88990 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-43272459201406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/88990/91838 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 24 n. 59 (2014); 323-330 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 24 No. 59 (2014); 323-330 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 24 Núm. 59 (2014); 323-330 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221834276241408 |