La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marini, Janete Aparecida da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Boruchovitch, Evely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/88990
Resumo: A autorregulação da aprendizagem é o processo pelo qual os estudantes planejam, monitoram e regulam o próprio aprendizado. Este estudo teve por objetivo pesquisar relações entre a motivação para aprender, as teorias implícitas de inteligência e as estratégias autoprejudiciais em estudantes de Pedagogia e examinar a associação dessas variáveis no emprego das estratégias de aprendizagem. Participaram 107 estudantes de duas instituições de ensino superior privadas de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de quatro escalas do tipo Likert. A análise de regressão linear multivariada revelou que os participantes com maiores escores na Escala de Estratégias de Aprendizagem tiveram maior pontuação na motivação intrínseca e relataram menor uso de estratégias autoprejudiciais. Maior escore nas estratégias de aprendizagem metacognitivas associou-se significativamente às variáveis motivação intrínseca, extrínseca e para aprender, e com menor uso de estratégias autoprejudiciais. Os resultados são discutidos em termos das contribuições da Psicologia à formação de professores.
id USP-22_1c224cec54f71bc7f0b852c831a18d7d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/88990
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía Autorregulação da aprendizagem em estudantes de pedagogia Self-regulated learning in students of pedagogy A autorregulação da aprendizagem é o processo pelo qual os estudantes planejam, monitoram e regulam o próprio aprendizado. Este estudo teve por objetivo pesquisar relações entre a motivação para aprender, as teorias implícitas de inteligência e as estratégias autoprejudiciais em estudantes de Pedagogia e examinar a associação dessas variáveis no emprego das estratégias de aprendizagem. Participaram 107 estudantes de duas instituições de ensino superior privadas de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de quatro escalas do tipo Likert. A análise de regressão linear multivariada revelou que os participantes com maiores escores na Escala de Estratégias de Aprendizagem tiveram maior pontuação na motivação intrínseca e relataram menor uso de estratégias autoprejudiciais. Maior escore nas estratégias de aprendizagem metacognitivas associou-se significativamente às variáveis motivação intrínseca, extrínseca e para aprender, e com menor uso de estratégias autoprejudiciais. Os resultados são discutidos em termos das contribuições da Psicologia à formação de professores. La autorregulación del aprendizaje es el proceso mediante el cual los estudiantes planifican, controlan y regulan su propio aprendizaje. El presente estudio tuvo como objetivo investigar relaciones entre la motivación para aprender, las teorías implícitas de la inteligencia y las estrategias autoperjudiciales en estudiantes de Pedagogía y examinar la asociación de esas variables en el uso de estrategias de aprendizaje. Participaron 107 estudiantes de instituciones privadas de enseñanza superior de São Paulo. El análisis de regresión lineal multivariado reveló que los participantes con las puntuaciones más altas en la Escala de Estrategias de Aprendizaje puntuaron más alto en la motivación intrínseca y reportaron menor uso de estrategias autoperjudiciales. Las puntuaciones más altas en las estrategias metacognitivas fueron asociadas significativamente con las variables intrínsecas, extrínsecas y motivación para aprender, y menor uso de estrategias autoperjudiciales. Se discuten los resultados en términos de los aportes de la psicología a la formación del profesorado. Self-regulated learning is the process by which students plan, monitor and regulate their own learning. The aim of this study was to investigate relationships between motivation to learn, implicit theories of intelligence and self-handicapping strategies, and to examine the association of these variables in the prediction of the use of learning strategies in students of Pedagogy. The sample consisted of 107 Pedagogy students of two private universities of a city of São Paulo state. Data were collected using four Likert-type scales. Multivariate linear regression analyses revealed that participants with higher scores in the Learning Strategies Scale also presented significantly higher scores in intrinsic motivation and fewer reports of use of self-handicapping strategies. Higher scores in metacognitive strategies were significantly associated with both intrinsic an extrinsic motivation and with fewer reports of use of self-handicapping strategies. Results are discussed in terms of the contribution of Psychology to teacher education. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/8899010.1590/1982-43272459201406Paidéia (Ribeirão Preto); v. 24 n. 59 (2014); 323-330Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 24 No. 59 (2014); 323-330Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 24 Núm. 59 (2014); 323-3301982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/88990/91838Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessMarini, Janete Aparecida da Silva Boruchovitch, Evely 2014-12-17T18:34:27Zoai:revistas.usp.br:article/88990Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2014-12-17T18:34:27Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía
Autorregulação da aprendizagem em estudantes de pedagogia
Self-regulated learning in students of pedagogy
title La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía
spellingShingle La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía
Marini, Janete Aparecida da Silva
title_short La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía
title_full La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía
title_fullStr La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía
title_full_unstemmed La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía
title_sort La autorregulación del aprendizaje en estudiantes de pedagogía
author Marini, Janete Aparecida da Silva
author_facet Marini, Janete Aparecida da Silva
Boruchovitch, Evely
author_role author
author2 Boruchovitch, Evely
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marini, Janete Aparecida da Silva
Boruchovitch, Evely
description A autorregulação da aprendizagem é o processo pelo qual os estudantes planejam, monitoram e regulam o próprio aprendizado. Este estudo teve por objetivo pesquisar relações entre a motivação para aprender, as teorias implícitas de inteligência e as estratégias autoprejudiciais em estudantes de Pedagogia e examinar a associação dessas variáveis no emprego das estratégias de aprendizagem. Participaram 107 estudantes de duas instituições de ensino superior privadas de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de quatro escalas do tipo Likert. A análise de regressão linear multivariada revelou que os participantes com maiores escores na Escala de Estratégias de Aprendizagem tiveram maior pontuação na motivação intrínseca e relataram menor uso de estratégias autoprejudiciais. Maior escore nas estratégias de aprendizagem metacognitivas associou-se significativamente às variáveis motivação intrínseca, extrínseca e para aprender, e com menor uso de estratégias autoprejudiciais. Os resultados são discutidos em termos das contribuições da Psicologia à formação de professores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/88990
10.1590/1982-43272459201406
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/88990
identifier_str_mv 10.1590/1982-43272459201406
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/88990/91838
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 24 n. 59 (2014); 323-330
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 24 No. 59 (2014); 323-330
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 24 Núm. 59 (2014); 323-330
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221834276241408