Estudos Psicométricos da Escala de Estratégias de Aprendizagem Para Estudantes Universitários (EEA-U)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boruchovitch, Evely
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos, Acácia Aparecida Angeli dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/97058
Resumo: The aim of this article is to examine the psychometric properties of a learning strategies scale for university students. The scale was composed of 49 Likert scale items related to cognitive and metacognitive strategies. It was applied in a sample of 1,490 university students. The factor analysis revealed that 35 items had acceptable loadings and identified a three factor structure: Factor 1 - Cognitive and Metacognitive Self-regulation, Factor 2 - Internal Resource and Context regulation, and Factor 3 - Social regulation. Its internal consistency was assessed by Cronbach’s alpha and was .87 for the total scale, .86 for Factor 1, .71 for Factor 2 and .65 for Factor 3. The total variance explained was 26.6%. Further studies are suggested based on confirmatory factor analyses, so that the scale can be better utilized in psychoeducational evaluation.
id USP-22_348c0a1fe17cd7d58a5b06ff69a43f7e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/97058
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Estudos Psicométricos da Escala de Estratégias de Aprendizagem Para Estudantes Universitários (EEA-U) Psychometric Studies of the Learning Strategies Scale for University Students Estudios Psicométricos de la Escala de Estrategias de Aprendizaje Para Estudiantes Universitarios The aim of this article is to examine the psychometric properties of a learning strategies scale for university students. The scale was composed of 49 Likert scale items related to cognitive and metacognitive strategies. It was applied in a sample of 1,490 university students. The factor analysis revealed that 35 items had acceptable loadings and identified a three factor structure: Factor 1 - Cognitive and Metacognitive Self-regulation, Factor 2 - Internal Resource and Context regulation, and Factor 3 - Social regulation. Its internal consistency was assessed by Cronbach’s alpha and was .87 for the total scale, .86 for Factor 1, .71 for Factor 2 and .65 for Factor 3. The total variance explained was 26.6%. Further studies are suggested based on confirmatory factor analyses, so that the scale can be better utilized in psychoeducational evaluation. O presente trabalho tem como objetivo examinar as propriedades psicométricas de uma escala de estratégias de aprendizagem para alunos universitários. A escala contém 49 itens fechados, em forma de escala Likert, relacionados às estratégias cognitivas e metacognitivas. Foi aplicada a uma amostra de 1490 estudantes do Ensino Superior. A análise fatorial da escala revelou que 35 itens apresentaram cargas fatoriais aceitáveis e uma estrutura de três fatores: Fator 1 - Autorregulação Cognitiva e Metacognitiva, Fator 2 - Autorregulação dos Recursos Internos e Contextuais e Fator 3 - Autorregulação Social. Os índices de consistência interna, aferidos pelo alpha de Cronbach, foram, respectivamente, 0,87 para a escala total, 0,86 para o Fator 1, 0,71 para o 2 e 0,65 para o 3. A variância total explicada foi de 26,6%. Recomenda-se a continuidade de estudos de validade e precisão, com base na análise fatorial confirmatória para o seu melhor aproveitamento em avaliação psicoeducacional. Este estudio tuvo como objetivo examinar las propiedades psicométricas de una escala de estrategias de aprendizaje para estudiantes universitarios. La escala contiene 49 ítems cerrados, en forma de escala Likert, relacionados a las estrategias cognitivas y metacognitivas. Se aplicó a una muestra de 1.490 estudiantes de Educación Superior. El análisis factorial reveló que 35 ítems tuvieron cargas factoriales aceptables y una estructura de tres factores: Factor 1 - Autorregulación Cognitiva y Metacognitiva, Factor 2 - Autorregulación de Recursos Internos y Contextuales y Factor 3 - Autorregulación Social. Los índices de consistencia interna, medidos por el alfa de Cronbach, fueron, respectivamente, .87 para la escala total, .86 para el Factor 1, .71 para el 2 y .65 para el 3. La varianza total explicada fue de 26,6%. Se recomienda la continuidad de estudios de validez y fiabilidad, basados en análisis factorial confirmatorio para su mejor aprovechamiento en evaluación psicoeducacional. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/9705810.1590/1982-43272560201504Paidéia (Ribeirão Preto); v. 25 n. 60 (2015); 19-27Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 25 No. 60 (2015); 19-27Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 25 Núm. 60 (2015); 19-271982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/97058/96103Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessBoruchovitch, Evely Santos, Acácia Aparecida Angeli dos 2015-06-15T15:48:51Zoai:revistas.usp.br:article/97058Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2015-06-15T15:48:51Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos Psicométricos da Escala de Estratégias de Aprendizagem Para Estudantes Universitários (EEA-U)
Psychometric Studies of the Learning Strategies Scale for University Students
Estudios Psicométricos de la Escala de Estrategias de Aprendizaje Para Estudiantes Universitarios
title Estudos Psicométricos da Escala de Estratégias de Aprendizagem Para Estudantes Universitários (EEA-U)
spellingShingle Estudos Psicométricos da Escala de Estratégias de Aprendizagem Para Estudantes Universitários (EEA-U)
Boruchovitch, Evely
title_short Estudos Psicométricos da Escala de Estratégias de Aprendizagem Para Estudantes Universitários (EEA-U)
title_full Estudos Psicométricos da Escala de Estratégias de Aprendizagem Para Estudantes Universitários (EEA-U)
title_fullStr Estudos Psicométricos da Escala de Estratégias de Aprendizagem Para Estudantes Universitários (EEA-U)
title_full_unstemmed Estudos Psicométricos da Escala de Estratégias de Aprendizagem Para Estudantes Universitários (EEA-U)
title_sort Estudos Psicométricos da Escala de Estratégias de Aprendizagem Para Estudantes Universitários (EEA-U)
author Boruchovitch, Evely
author_facet Boruchovitch, Evely
Santos, Acácia Aparecida Angeli dos
author_role author
author2 Santos, Acácia Aparecida Angeli dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boruchovitch, Evely
Santos, Acácia Aparecida Angeli dos
description The aim of this article is to examine the psychometric properties of a learning strategies scale for university students. The scale was composed of 49 Likert scale items related to cognitive and metacognitive strategies. It was applied in a sample of 1,490 university students. The factor analysis revealed that 35 items had acceptable loadings and identified a three factor structure: Factor 1 - Cognitive and Metacognitive Self-regulation, Factor 2 - Internal Resource and Context regulation, and Factor 3 - Social regulation. Its internal consistency was assessed by Cronbach’s alpha and was .87 for the total scale, .86 for Factor 1, .71 for Factor 2 and .65 for Factor 3. The total variance explained was 26.6%. Further studies are suggested based on confirmatory factor analyses, so that the scale can be better utilized in psychoeducational evaluation.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/97058
10.1590/1982-43272560201504
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/97058
identifier_str_mv 10.1590/1982-43272560201504
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/97058/96103
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 25 n. 60 (2015); 19-27
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 25 No. 60 (2015); 19-27
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 25 Núm. 60 (2015); 19-27
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221834736566272