Bem-Estar Pessoal e as Interacoes Familiares de Casais Trabalhadores com Filhos Pre-Escolares: Um Estudo Correlacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coser, Danila Secolim
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Martinez, Claudia Maria Simoes, Pamplin, Renata Christian de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75848
Resumo: O estudo teve por objetivo verificar a existência de relação entre a avaliação do bem estar pessoal, práticas parentais e interações com filhos pré-escolares declaradas por pais e mães ( n = 120, 60 casais) trabalhadores de uma cidade do interior de São Paulo. Os dados foram coletados por meio do Questionário sobre vida familiar e profissional . Para a análise dos dados foram selecionadas três escalas do instrumento: bem-estar, interações entre pais e filhos e vida familiar. Por meio de testes estatísticos ( One-Way ANOVA e Teste de Correlação de Pearson) foram observadas correlações negativas entre as práticas educativas adotadas e os problemas de saúde declarados pelos pais, além de correlações positivas entre as interações dos pais e as práticas educativas declaradas. Foi verificado ainda as práticas parentais declaradas e as interações entre pais e filhos variaram em função do número de filhos (um ou dois).
id USP-22_50685e0622405c13cd8be6ec9e6fd57b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/75848
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Bem-Estar Pessoal e as Interacoes Familiares de Casais Trabalhadores com Filhos Pre-Escolares: Um Estudo CorrelacionalBienestar Personal y las Interacciones Familiares de Parejas Trabajadores con Hijos Preescolares: Un Estudio de CorrelacionPersonal Well-Being and Family Interactions of Working Couples With Preschool Children: A Correlational StudyO estudo teve por objetivo verificar a existência de relação entre a avaliação do bem estar pessoal, práticas parentais e interações com filhos pré-escolares declaradas por pais e mães ( n = 120, 60 casais) trabalhadores de uma cidade do interior de São Paulo. Os dados foram coletados por meio do Questionário sobre vida familiar e profissional . Para a análise dos dados foram selecionadas três escalas do instrumento: bem-estar, interações entre pais e filhos e vida familiar. Por meio de testes estatísticos ( One-Way ANOVA e Teste de Correlação de Pearson) foram observadas correlações negativas entre as práticas educativas adotadas e os problemas de saúde declarados pelos pais, além de correlações positivas entre as interações dos pais e as práticas educativas declaradas. Foi verificado ainda as práticas parentais declaradas e as interações entre pais e filhos variaram em função do número de filhos (um ou dois).El estudio tuvo como objetivo verificar la existencia de relación entre la evaluación del bienestar personal, prácticas educativas de los padres y la interacción con sus hijos en edad preescolar, por padres y madres ( n = 120; 60 parejas) trabajadores de una ciudad del interior de Sao Paulo-Brasil. Los datos fueron colectados a través de un Cuestionario sobre el trabajo y la vida familiar . Para análisis de los datos se seleccionaron tres escalas: bienestar, interacciones entre padres e hijos y vida familiar. Por medio de pruebas estadísticas ( One-Way ANOVA y correlación de Pearson) se encontraron correlaciones negativas entre las prácticas educativas adoptadas por los padres y los problemas de salud informados, y correlaciones positivas entre las interacciones de los padres y las prácticas educativas declaradas. También se verificó que las prácticas educativas de los padres y la interacción entre padres e hijos variaron según el número de niños (un o dos).This study’s objective was to verify potential relationships among personal well-being, parental practices, and interactions between parents and preschool children reported by working fathers and mothers ( n = 120, 60 couples) from a city in the interior of São Paulo, Brazil. Data were collected using the Questionnaire on family and professional lives. Three scales were selected for data analysis: well-being; interaction between parents and children; and family life. Statistical tests (One-Way ANOVA and Pearson’s correlation coefficient) showed negative correlations between child-rearing practices and health problems reported by parents. Positive correlations were also found between reported parental interactions and child-rearing practices. Parental practices and interactions between parents and children varied according to the number of children (one or two).Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/7584810.1590/1982-43272356201308Paidéia (Ribeirão Preto); v. 23 n. 56 (2013); 339-348Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 No. 56 (2013); 339-348Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 Núm. 56 (2013); 339-3481982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75848/79327Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessCoser, Danila SecolimMartinez, Claudia Maria SimoesPamplin, Renata Christian de Oliveira2014-03-06T17:25:48Zoai:revistas.usp.br:article/75848Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2014-03-06T17:25:48Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bem-Estar Pessoal e as Interacoes Familiares de Casais Trabalhadores com Filhos Pre-Escolares: Um Estudo Correlacional
Bienestar Personal y las Interacciones Familiares de Parejas Trabajadores con Hijos Preescolares: Un Estudio de Correlacion
Personal Well-Being and Family Interactions of Working Couples With Preschool Children: A Correlational Study
title Bem-Estar Pessoal e as Interacoes Familiares de Casais Trabalhadores com Filhos Pre-Escolares: Um Estudo Correlacional
spellingShingle Bem-Estar Pessoal e as Interacoes Familiares de Casais Trabalhadores com Filhos Pre-Escolares: Um Estudo Correlacional
Coser, Danila Secolim
title_short Bem-Estar Pessoal e as Interacoes Familiares de Casais Trabalhadores com Filhos Pre-Escolares: Um Estudo Correlacional
title_full Bem-Estar Pessoal e as Interacoes Familiares de Casais Trabalhadores com Filhos Pre-Escolares: Um Estudo Correlacional
title_fullStr Bem-Estar Pessoal e as Interacoes Familiares de Casais Trabalhadores com Filhos Pre-Escolares: Um Estudo Correlacional
title_full_unstemmed Bem-Estar Pessoal e as Interacoes Familiares de Casais Trabalhadores com Filhos Pre-Escolares: Um Estudo Correlacional
title_sort Bem-Estar Pessoal e as Interacoes Familiares de Casais Trabalhadores com Filhos Pre-Escolares: Um Estudo Correlacional
author Coser, Danila Secolim
author_facet Coser, Danila Secolim
Martinez, Claudia Maria Simoes
Pamplin, Renata Christian de Oliveira
author_role author
author2 Martinez, Claudia Maria Simoes
Pamplin, Renata Christian de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coser, Danila Secolim
Martinez, Claudia Maria Simoes
Pamplin, Renata Christian de Oliveira
description O estudo teve por objetivo verificar a existência de relação entre a avaliação do bem estar pessoal, práticas parentais e interações com filhos pré-escolares declaradas por pais e mães ( n = 120, 60 casais) trabalhadores de uma cidade do interior de São Paulo. Os dados foram coletados por meio do Questionário sobre vida familiar e profissional . Para a análise dos dados foram selecionadas três escalas do instrumento: bem-estar, interações entre pais e filhos e vida familiar. Por meio de testes estatísticos ( One-Way ANOVA e Teste de Correlação de Pearson) foram observadas correlações negativas entre as práticas educativas adotadas e os problemas de saúde declarados pelos pais, além de correlações positivas entre as interações dos pais e as práticas educativas declaradas. Foi verificado ainda as práticas parentais declaradas e as interações entre pais e filhos variaram em função do número de filhos (um ou dois).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75848
10.1590/1982-43272356201308
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75848
identifier_str_mv 10.1590/1982-43272356201308
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75848/79327
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 23 n. 56 (2013); 339-348
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 No. 56 (2013); 339-348
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 Núm. 56 (2013); 339-348
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221834194452480