A influência da socialização primária na construção da identidade de gênero: percepções dos pais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46537 |
Resumo: | A teoria da aprendizagem social sugere que a aquisição da identidade de gênero é o resultado de um processo evolutivo. Os pais são apontados como os maiores responsáveis pela aquisição da identidade e dos estereótipos de papel de gênero de seus filhos. O objetivo deste estudo foi verificar a influência da socialização primária na construção da identidade de gênero das crianças, através das percepções dos pais. Foram entrevistados 11 pais, 9 mulheres e 2 homens, com idade entre 23 e 40 anos. Os resultados demonstram que a influência dos pais é sutil e que suas crenças sobre papel de gênero determinam diferentes expectativas com relação aos seus filhos e filhas, bem como influenciam o comportamento expresso pelas crianças. |
id |
USP-22_51c7917925dc933c9c47c6b942c50f82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/46537 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência da socialização primária na construção da identidade de gênero: percepções dos paisParental socialization and gender identity: parents' perceptiongender identitysex typesex role stereotypeidentidade de gênerotipificaçãopapel de gêneroA teoria da aprendizagem social sugere que a aquisição da identidade de gênero é o resultado de um processo evolutivo. Os pais são apontados como os maiores responsáveis pela aquisição da identidade e dos estereótipos de papel de gênero de seus filhos. O objetivo deste estudo foi verificar a influência da socialização primária na construção da identidade de gênero das crianças, através das percepções dos pais. Foram entrevistados 11 pais, 9 mulheres e 2 homens, com idade entre 23 e 40 anos. Os resultados demonstram que a influência dos pais é sutil e que suas crenças sobre papel de gênero determinam diferentes expectativas com relação aos seus filhos e filhas, bem como influenciam o comportamento expresso pelas crianças.Social learning theory suggests that gender identity and sex role stereotypes are outcomes of the developmental process. The influence of the parental socialization about the acquisition of gender identity is considered extremely important. The purposes of the present study were to investigate how parents perceive their influence on this developmental process. Nine mothers and two fathers were interviewed. The results indicate that parental beliefs about sex roles determine different behavioral expectations for sons and daughters and give different patterns of responses to them.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto1999-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/4653710.1590/S0103-863X1999000100007Paidéia (Ribeirão Preto); v. 9 n. 16 (1999); 67-75Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 9 No. 16 (1999); 67-75Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 9 Núm. 16 (1999); 67-751982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46537/50294Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Fernanda OrtizAntoniazzi, Adriane Scomazzon2012-10-30T17:26:31Zoai:revistas.usp.br:article/46537Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-10-30T17:26:31Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da socialização primária na construção da identidade de gênero: percepções dos pais Parental socialization and gender identity: parents' perception |
title |
A influência da socialização primária na construção da identidade de gênero: percepções dos pais |
spellingShingle |
A influência da socialização primária na construção da identidade de gênero: percepções dos pais Costa, Fernanda Ortiz gender identity sex type sex role stereotype identidade de gênero tipificação papel de gênero |
title_short |
A influência da socialização primária na construção da identidade de gênero: percepções dos pais |
title_full |
A influência da socialização primária na construção da identidade de gênero: percepções dos pais |
title_fullStr |
A influência da socialização primária na construção da identidade de gênero: percepções dos pais |
title_full_unstemmed |
A influência da socialização primária na construção da identidade de gênero: percepções dos pais |
title_sort |
A influência da socialização primária na construção da identidade de gênero: percepções dos pais |
author |
Costa, Fernanda Ortiz |
author_facet |
Costa, Fernanda Ortiz Antoniazzi, Adriane Scomazzon |
author_role |
author |
author2 |
Antoniazzi, Adriane Scomazzon |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Fernanda Ortiz Antoniazzi, Adriane Scomazzon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gender identity sex type sex role stereotype identidade de gênero tipificação papel de gênero |
topic |
gender identity sex type sex role stereotype identidade de gênero tipificação papel de gênero |
description |
A teoria da aprendizagem social sugere que a aquisição da identidade de gênero é o resultado de um processo evolutivo. Os pais são apontados como os maiores responsáveis pela aquisição da identidade e dos estereótipos de papel de gênero de seus filhos. O objetivo deste estudo foi verificar a influência da socialização primária na construção da identidade de gênero das crianças, através das percepções dos pais. Foram entrevistados 11 pais, 9 mulheres e 2 homens, com idade entre 23 e 40 anos. Os resultados demonstram que a influência dos pais é sutil e que suas crenças sobre papel de gênero determinam diferentes expectativas com relação aos seus filhos e filhas, bem como influenciam o comportamento expresso pelas crianças. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46537 10.1590/S0103-863X1999000100007 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46537 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-863X1999000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46537/50294 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 9 n. 16 (1999); 67-75 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 9 No. 16 (1999); 67-75 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 9 Núm. 16 (1999); 67-75 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221833100787712 |