Parenting and Parental Involvement in Secondary School: Focus Groups with Adolescents’ Parents

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marisa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Faria, Luísa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/138189
Resumo: O papel dos pais no desenvolvimento dos adolescentes é amplamente descrito como sendo desafiante, em particular quanto ao seu envolvimento na educação escolar. Com o objetivo de analisar as perceções de pais de adolescentes sobre o papel parental, o envolvimento parental e a parceria família-escola no ensino secundário foram conduzidos dois grupos focais em duas escolas públicas. Os resultados, globalmente, indicam que o estabelecimento de regras, a monitorização e o apoio são funções parentais desafiantes e importantes no desenvolvimento dos adolescentes. O envolvimento parental altera-se durante a escolaridade e várias razões foram apontadas para as mudanças no ensino secundário: as exigências deste nível de escolaridade, a falta de tempo, a autonomização dos adolescentes e o estilo de comunicação dos professores. Quanto às relações família-escola, os pais partilharam experiências diferenciadas sobre a promoção e desenvolvimento desta parceria.
id USP-22_5928664bf6ff4e3b928114956c76f9b4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/138189
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Parenting and Parental Involvement in Secondary School: Focus Groups with Adolescents’ ParentsResponsabilidad Parental e Envolvimiento Parental en la Educación Secundaria: Grupos Focales con Padres de AdolescentesParentalidade e Envolvimento Parental no Ensino Secundário: Grupos Focais com Pais de Adolescentesparentalidadeenvolvimentorelações pais-escolagrupos focaisadolescentesparentalidadeenvolvimientorelaciones padre-escuelagrupos focalesadolescentesparentinginvolvementparent school relationshipfocus groupadolescents O papel dos pais no desenvolvimento dos adolescentes é amplamente descrito como sendo desafiante, em particular quanto ao seu envolvimento na educação escolar. Com o objetivo de analisar as perceções de pais de adolescentes sobre o papel parental, o envolvimento parental e a parceria família-escola no ensino secundário foram conduzidos dois grupos focais em duas escolas públicas. Os resultados, globalmente, indicam que o estabelecimento de regras, a monitorização e o apoio são funções parentais desafiantes e importantes no desenvolvimento dos adolescentes. O envolvimento parental altera-se durante a escolaridade e várias razões foram apontadas para as mudanças no ensino secundário: as exigências deste nível de escolaridade, a falta de tempo, a autonomização dos adolescentes e o estilo de comunicação dos professores. Quanto às relações família-escola, os pais partilharam experiências diferenciadas sobre a promoção e desenvolvimento desta parceria. Parental role in the adolescents’ development is widely described as challenging, particularly regarding their involvement in school education. With the aim of examining parents’ perceptions about parenting role, parental involvement and family-school partnership in the secondary school, two focus groups were conducted with parents in two public schools. Results, overall, indicate that the establishment of rules, monitoring and support were very challenging and important to the adolescents’ development. Parental involvement change throughout school and several reasons were pointed out to the changes observed in secondary school: the demands of the level of education, the lack of time, adolescents’ autonomy, , and teachers’ communication style. Regarding family-school relations, the parents shared different experiences about the way the partnership was promoted and developed. El papel de los padres en el desarrollo de los adolescentes es ampliamente descrito como desafiante, especialmente su participación en la educación escolar. Con objeto de analizar la percepción de los padres sobre la responsabilidad parental, el envolvimiento de los padres y la colaboración familia-escuela en la educación secundaria, se realizaron dos grupos focales en dos escuelas publicas. Los resultados globalmente indican que el establecimiento de normas, la supervisión y el apoyo son funciones parentales desafiantes e importantes en el desarrollo de los adolescentes. El involucramiento parental se altera durante la escolarización y varias razones fueron apuntadas para los cambios en la educación secundaria: las exigencias de este nivel de educación, la falta de tiempo, la autonomía de los adolescentes y el estilo de comunicación de los profesores. Respecto a las relaciones familia-escuela, los padres compartieron diferentes experiencias en la promoción y desarrollo de esta alianza.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/13818910.1590/1982-43272767201704Paidéia (Ribeirão Preto); v. 27 n. 67 (2017); 28-36Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 No. 67 (2017); 28-36Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 Núm. 67 (2017); 28-361982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/138189/133638Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, MarisaFaria, Luísa2017-09-22T12:11:02Zoai:revistas.usp.br:article/138189Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2017-09-22T12:11:02Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Parenting and Parental Involvement in Secondary School: Focus Groups with Adolescents’ Parents
Responsabilidad Parental e Envolvimiento Parental en la Educación Secundaria: Grupos Focales con Padres de Adolescentes
Parentalidade e Envolvimento Parental no Ensino Secundário: Grupos Focais com Pais de Adolescentes
title Parenting and Parental Involvement in Secondary School: Focus Groups with Adolescents’ Parents
spellingShingle Parenting and Parental Involvement in Secondary School: Focus Groups with Adolescents’ Parents
Costa, Marisa
parentalidade
envolvimento
relações pais-escola
grupos focais
adolescentes
parentalidade
envolvimiento
relaciones padre-escuela
grupos focales
adolescentes
parenting
involvement
parent school relationship
focus group
adolescents
title_short Parenting and Parental Involvement in Secondary School: Focus Groups with Adolescents’ Parents
title_full Parenting and Parental Involvement in Secondary School: Focus Groups with Adolescents’ Parents
title_fullStr Parenting and Parental Involvement in Secondary School: Focus Groups with Adolescents’ Parents
title_full_unstemmed Parenting and Parental Involvement in Secondary School: Focus Groups with Adolescents’ Parents
title_sort Parenting and Parental Involvement in Secondary School: Focus Groups with Adolescents’ Parents
author Costa, Marisa
author_facet Costa, Marisa
Faria, Luísa
author_role author
author2 Faria, Luísa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marisa
Faria, Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv parentalidade
envolvimento
relações pais-escola
grupos focais
adolescentes
parentalidade
envolvimiento
relaciones padre-escuela
grupos focales
adolescentes
parenting
involvement
parent school relationship
focus group
adolescents
topic parentalidade
envolvimento
relações pais-escola
grupos focais
adolescentes
parentalidade
envolvimiento
relaciones padre-escuela
grupos focales
adolescentes
parenting
involvement
parent school relationship
focus group
adolescents
description O papel dos pais no desenvolvimento dos adolescentes é amplamente descrito como sendo desafiante, em particular quanto ao seu envolvimento na educação escolar. Com o objetivo de analisar as perceções de pais de adolescentes sobre o papel parental, o envolvimento parental e a parceria família-escola no ensino secundário foram conduzidos dois grupos focais em duas escolas públicas. Os resultados, globalmente, indicam que o estabelecimento de regras, a monitorização e o apoio são funções parentais desafiantes e importantes no desenvolvimento dos adolescentes. O envolvimento parental altera-se durante a escolaridade e várias razões foram apontadas para as mudanças no ensino secundário: as exigências deste nível de escolaridade, a falta de tempo, a autonomização dos adolescentes e o estilo de comunicação dos professores. Quanto às relações família-escola, os pais partilharam experiências diferenciadas sobre a promoção e desenvolvimento desta parceria.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/138189
10.1590/1982-43272767201704
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/138189
identifier_str_mv 10.1590/1982-43272767201704
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/138189/133638
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 27 n. 67 (2017); 28-36
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 No. 67 (2017); 28-36
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 27 Núm. 67 (2017); 28-36
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221835418140672