Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
DOI: | 10.1590/1982-4327e3105 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198234 |
Resumo: | O transtorno da falta de atenção com hiperatividade em crianças e adolescentes manifesta-se de forma heterogênea com relação aos aspectos de personalidade. O presente estudo teve por objetivo avaliar, por meio do Índice de Enfraquecimento do Ego, características do funcionamento da personalidade de crianças e adolescentes, entre 9 e 15 anos incompletos, com o diagnóstico do transtorno (grupo clínico) e compará-las com um grupo não-clínico. Os grupos contemplaram 42 participantes cada. Utilizou-se para o diagnóstico a entrevista Kiddie-Sads Referente ao Momento Presente e ao Longo da Vida, e o Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS) para as características de personalidade. Os participantes do grupo clínico, quando comparados com seus pares, mostraram capacidade de discernir comportamentos adaptativos por meio de julgamento adequado, dificuldade em manter estáveis os processos de pensamento e raciocínio, visão negativa de si próprios e dos demais, dificuldade para estabelecer relacionamentos cooperativos. |
id |
USP-22_5f5c92bbe4c6e96e7366574bfb060238 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/198234 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
spelling |
Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAHPersonality impairment in children and adolescents with ADHDComprometimento da personalidade em crianças e adolescentes com TDAHTranstorno da falta de atenção com hiperatividadeTeste de RorschachCriançasAdolescentesPersonalidadeTrastorno por déficit de atención con hiperactividadTest de RorschachNiñosAdolescentesPersonalidadAttention deficit disorder with hyperactivityRorschach testChildrenAdolescentsPersonalityO transtorno da falta de atenção com hiperatividade em crianças e adolescentes manifesta-se de forma heterogênea com relação aos aspectos de personalidade. O presente estudo teve por objetivo avaliar, por meio do Índice de Enfraquecimento do Ego, características do funcionamento da personalidade de crianças e adolescentes, entre 9 e 15 anos incompletos, com o diagnóstico do transtorno (grupo clínico) e compará-las com um grupo não-clínico. Os grupos contemplaram 42 participantes cada. Utilizou-se para o diagnóstico a entrevista Kiddie-Sads Referente ao Momento Presente e ao Longo da Vida, e o Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS) para as características de personalidade. Os participantes do grupo clínico, quando comparados com seus pares, mostraram capacidade de discernir comportamentos adaptativos por meio de julgamento adequado, dificuldade em manter estáveis os processos de pensamento e raciocínio, visão negativa de si próprios e dos demais, dificuldade para estabelecer relacionamentos cooperativos.El trastorno por déficit de atención con hiperactividad es uno de los más encontrados entre las patologías infantiles y se manifiesta de forma no homogénea con relación a los aspectos de personalidad. Este estudio comparó a través de lo Índice de Enflaquecimiento del Ego características de personalidad de niños y adolescentes entre 9 y 15 años incompletos con diagnóstico con un grupo de mismo sexo y edad sin diagnóstico. Cada grupo estaba compuesto por 42 participantes. Se utilizó la entrevista Kiddie-Sads sobre el momento presente y al largo de la vida para el diagnóstico y el Sistema de Evaluación por Performance en el Rorschach (R-PAS), para las características de personalidad. El grupo clínico mostró capacidad para discernir conductas adaptativas a través del juicio adecuado, dificultad para mantener estables los procesos de pensamiento y razonamiento, visión negativa de sí mismos y de los demás, dificultad para establecer relaciones de cooperación.Attention deficit hyperactivity disorder in children and adolescents manifests itself in a heterogeneous manner as regards personality aspects. This study aimed to evaluate, by using the Ego Impairment Index, the personality functioning characteristics of children and adolescents between 9 and 15 years old (to be completed), diagnosed with the disorder (clinical group) and compare them with a non-clinical group. The groups included 42 participants each. The Kiddie Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School-Age Children - Present and Lifetime version was used for diagnosis, and the Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) was utilized for personality traits. When compared to their peers, the participants in the clinical group showed ability to discern adaptive behaviors through proper judgment, difficulty in keeping thinking and reasoning processes stable, a negative view of themselves and others, in addition to difficulty in establishing cooperative relationships.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/19823410.1590/1982-4327e3105Paidéia (Ribeirão Preto); v. 31 (2021); e3105Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e3105Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e31051982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198234/182328https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198234/182327http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHaddad, Anna HelenaYazigi, LatifeResende, Ana CristinaAreco, Kelsy Catherina NemaLotufo Neto, Francisco2022-05-31T20:42:29Zoai:revistas.usp.br:article/198234Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2022-05-31T20:42:29Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH Personality impairment in children and adolescents with ADHD Comprometimento da personalidade em crianças e adolescentes com TDAH |
title |
Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH |
spellingShingle |
Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH Haddad, Anna Helena Transtorno da falta de atenção com hiperatividade Teste de Rorschach Crianças Adolescentes Personalidade Trastorno por déficit de atención con hiperactividad Test de Rorschach Niños Adolescentes Personalidad Attention deficit disorder with hyperactivity Rorschach test Children Adolescents Personality Haddad, Anna Helena Transtorno da falta de atenção com hiperatividade Teste de Rorschach Crianças Adolescentes Personalidade Trastorno por déficit de atención con hiperactividad Test de Rorschach Niños Adolescentes Personalidad Attention deficit disorder with hyperactivity Rorschach test Children Adolescents Personality |
title_short |
Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH |
title_full |
Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH |
title_fullStr |
Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH |
title_full_unstemmed |
Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH |
title_sort |
Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH |
author |
Haddad, Anna Helena |
author_facet |
Haddad, Anna Helena Haddad, Anna Helena Yazigi, Latife Resende, Ana Cristina Areco, Kelsy Catherina Nema Lotufo Neto, Francisco Yazigi, Latife Resende, Ana Cristina Areco, Kelsy Catherina Nema Lotufo Neto, Francisco |
author_role |
author |
author2 |
Yazigi, Latife Resende, Ana Cristina Areco, Kelsy Catherina Nema Lotufo Neto, Francisco |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haddad, Anna Helena Yazigi, Latife Resende, Ana Cristina Areco, Kelsy Catherina Nema Lotufo Neto, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno da falta de atenção com hiperatividade Teste de Rorschach Crianças Adolescentes Personalidade Trastorno por déficit de atención con hiperactividad Test de Rorschach Niños Adolescentes Personalidad Attention deficit disorder with hyperactivity Rorschach test Children Adolescents Personality |
topic |
Transtorno da falta de atenção com hiperatividade Teste de Rorschach Crianças Adolescentes Personalidade Trastorno por déficit de atención con hiperactividad Test de Rorschach Niños Adolescentes Personalidad Attention deficit disorder with hyperactivity Rorschach test Children Adolescents Personality |
description |
O transtorno da falta de atenção com hiperatividade em crianças e adolescentes manifesta-se de forma heterogênea com relação aos aspectos de personalidade. O presente estudo teve por objetivo avaliar, por meio do Índice de Enfraquecimento do Ego, características do funcionamento da personalidade de crianças e adolescentes, entre 9 e 15 anos incompletos, com o diagnóstico do transtorno (grupo clínico) e compará-las com um grupo não-clínico. Os grupos contemplaram 42 participantes cada. Utilizou-se para o diagnóstico a entrevista Kiddie-Sads Referente ao Momento Presente e ao Longo da Vida, e o Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS) para as características de personalidade. Os participantes do grupo clínico, quando comparados com seus pares, mostraram capacidade de discernir comportamentos adaptativos por meio de julgamento adequado, dificuldade em manter estáveis os processos de pensamento e raciocínio, visão negativa de si próprios e dos demais, dificuldade para estabelecer relacionamentos cooperativos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198234 10.1590/1982-4327e3105 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198234 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-4327e3105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198234/182328 https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198234/182327 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 31 (2021); e3105 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e3105 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e3105 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1822181723850407937 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-4327e3105 |