Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haddad, Anna Helena
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Yazigi, Latife, Resende, Ana Cristina, Areco, Kelsy Catherina Nema, Lotufo Neto, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
DOI: 10.1590/1982-4327e3105
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198234
Resumo: O transtorno da falta de atenção com hiperatividade em crianças e adolescentes manifesta-se de forma heterogênea com relação aos aspectos de personalidade. O presente estudo teve por objetivo avaliar, por meio do Índice de Enfraquecimento do Ego, características do funcionamento da personalidade de crianças e adolescentes, entre 9 e 15 anos incompletos, com o diagnóstico do transtorno (grupo clínico) e compará-las com um grupo não-clínico. Os grupos contemplaram 42 participantes cada. Utilizou-se para o diagnóstico a entrevista Kiddie-Sads Referente ao Momento Presente e ao Longo da Vida, e o Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS) para as características de personalidade. Os participantes do grupo clínico, quando comparados com seus pares, mostraram capacidade de discernir comportamentos adaptativos por meio de julgamento adequado, dificuldade em manter estáveis os processos de pensamento e raciocínio, visão negativa de si próprios e dos demais, dificuldade para estabelecer relacionamentos cooperativos.
id USP-22_5f5c92bbe4c6e96e7366574bfb060238
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/198234
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
spelling Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAHPersonality impairment in children and adolescents with ADHDComprometimento da personalidade em crianças e adolescentes com TDAHTranstorno da falta de atenção com hiperatividadeTeste de RorschachCriançasAdolescentesPersonalidadeTrastorno por déficit de atención con hiperactividadTest de RorschachNiñosAdolescentesPersonalidadAttention deficit disorder with hyperactivityRorschach testChildrenAdolescentsPersonalityO transtorno da falta de atenção com hiperatividade em crianças e adolescentes manifesta-se de forma heterogênea com relação aos aspectos de personalidade. O presente estudo teve por objetivo avaliar, por meio do Índice de Enfraquecimento do Ego, características do funcionamento da personalidade de crianças e adolescentes, entre 9 e 15 anos incompletos, com o diagnóstico do transtorno (grupo clínico) e compará-las com um grupo não-clínico. Os grupos contemplaram 42 participantes cada. Utilizou-se para o diagnóstico a entrevista Kiddie-Sads Referente ao Momento Presente e ao Longo da Vida, e o Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS) para as características de personalidade. Os participantes do grupo clínico, quando comparados com seus pares, mostraram capacidade de discernir comportamentos adaptativos por meio de julgamento adequado, dificuldade em manter estáveis os processos de pensamento e raciocínio, visão negativa de si próprios e dos demais, dificuldade para estabelecer relacionamentos cooperativos.El trastorno por déficit de atención con hiperactividad es uno de los más encontrados entre las patologías infantiles y se manifiesta de forma no homogénea con relación a los aspectos de personalidad. Este estudio comparó a través de lo Índice de Enflaquecimiento del Ego características de personalidad de niños y adolescentes entre 9 y 15 años incompletos con diagnóstico con un grupo de mismo sexo y edad sin diagnóstico. Cada grupo estaba compuesto por 42 participantes. Se utilizó la entrevista Kiddie-Sads sobre el momento presente y al largo de la vida para el diagnóstico y el Sistema de Evaluación por Performance en el Rorschach (R-PAS), para las características de personalidad. El grupo clínico mostró capacidad para discernir conductas adaptativas a través del juicio adecuado, dificultad para mantener estables los procesos de pensamiento y razonamiento, visión negativa de sí mismos y de los demás, dificultad para establecer relaciones de cooperación.Attention deficit hyperactivity disorder in children and adolescents manifests itself in a heterogeneous manner as regards personality aspects. This study aimed to evaluate, by using the Ego Impairment Index, the personality functioning characteristics of children and adolescents between 9 and 15 years old (to be completed), diagnosed with the disorder (clinical group) and compare them with a non-clinical group. The groups included 42 participants each. The Kiddie Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School-Age Children - Present and Lifetime version was used for diagnosis, and the Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) was utilized for personality traits. When compared to their peers, the participants in the clinical group showed ability to discern adaptive behaviors through proper judgment, difficulty in keeping thinking and reasoning processes stable, a negative view of themselves and others, in addition to difficulty in establishing cooperative relationships.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/19823410.1590/1982-4327e3105Paidéia (Ribeirão Preto); v. 31 (2021); e3105Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e3105Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e31051982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198234/182328https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198234/182327http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHaddad, Anna HelenaYazigi, LatifeResende, Ana CristinaAreco, Kelsy Catherina NemaLotufo Neto, Francisco2022-05-31T20:42:29Zoai:revistas.usp.br:article/198234Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2022-05-31T20:42:29Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH
Personality impairment in children and adolescents with ADHD
Comprometimento da personalidade em crianças e adolescentes com TDAH
title Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH
spellingShingle Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH
Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH
Haddad, Anna Helena
Transtorno da falta de atenção com hiperatividade
Teste de Rorschach
Crianças
Adolescentes
Personalidade
Trastorno por déficit de atención con hiperactividad
Test de Rorschach
Niños
Adolescentes
Personalidad
Attention deficit disorder with hyperactivity
Rorschach test
Children
Adolescents
Personality
Haddad, Anna Helena
Transtorno da falta de atenção com hiperatividade
Teste de Rorschach
Crianças
Adolescentes
Personalidade
Trastorno por déficit de atención con hiperactividad
Test de Rorschach
Niños
Adolescentes
Personalidad
Attention deficit disorder with hyperactivity
Rorschach test
Children
Adolescents
Personality
title_short Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH
title_full Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH
title_fullStr Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH
Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH
title_full_unstemmed Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH
Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH
title_sort Deterioro de la personalidad en niños y adolescentes con TDAH
author Haddad, Anna Helena
author_facet Haddad, Anna Helena
Haddad, Anna Helena
Yazigi, Latife
Resende, Ana Cristina
Areco, Kelsy Catherina Nema
Lotufo Neto, Francisco
Yazigi, Latife
Resende, Ana Cristina
Areco, Kelsy Catherina Nema
Lotufo Neto, Francisco
author_role author
author2 Yazigi, Latife
Resende, Ana Cristina
Areco, Kelsy Catherina Nema
Lotufo Neto, Francisco
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Haddad, Anna Helena
Yazigi, Latife
Resende, Ana Cristina
Areco, Kelsy Catherina Nema
Lotufo Neto, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno da falta de atenção com hiperatividade
Teste de Rorschach
Crianças
Adolescentes
Personalidade
Trastorno por déficit de atención con hiperactividad
Test de Rorschach
Niños
Adolescentes
Personalidad
Attention deficit disorder with hyperactivity
Rorschach test
Children
Adolescents
Personality
topic Transtorno da falta de atenção com hiperatividade
Teste de Rorschach
Crianças
Adolescentes
Personalidade
Trastorno por déficit de atención con hiperactividad
Test de Rorschach
Niños
Adolescentes
Personalidad
Attention deficit disorder with hyperactivity
Rorschach test
Children
Adolescents
Personality
description O transtorno da falta de atenção com hiperatividade em crianças e adolescentes manifesta-se de forma heterogênea com relação aos aspectos de personalidade. O presente estudo teve por objetivo avaliar, por meio do Índice de Enfraquecimento do Ego, características do funcionamento da personalidade de crianças e adolescentes, entre 9 e 15 anos incompletos, com o diagnóstico do transtorno (grupo clínico) e compará-las com um grupo não-clínico. Os grupos contemplaram 42 participantes cada. Utilizou-se para o diagnóstico a entrevista Kiddie-Sads Referente ao Momento Presente e ao Longo da Vida, e o Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS) para as características de personalidade. Os participantes do grupo clínico, quando comparados com seus pares, mostraram capacidade de discernir comportamentos adaptativos por meio de julgamento adequado, dificuldade em manter estáveis os processos de pensamento e raciocínio, visão negativa de si próprios e dos demais, dificuldade para estabelecer relacionamentos cooperativos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198234
10.1590/1982-4327e3105
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198234
identifier_str_mv 10.1590/1982-4327e3105
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198234/182328
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198234/182327
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 31 (2021); e3105
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e3105
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 31 (2021); e3105
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1822181723850407937
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/1982-4327e3105