Elaboracion de Instrumentos Para Evaluar la Verguenza y la Culpa en los Adolescentes: Diferencias Empiricas Entre los Constructos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laskoski, Lorena Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Natividade, Jean Carlos, Hutz, Claudio Simon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75827
Resumo: Vergonha e culpa são termos facilmente confundidos no cotidiano e muitas vezes usados como sinônimos. Embora sejam palavras com usos semelhantes, elas representam emoções morais teoricamente diferentes. Os objetivos deste estudo foram construir e validar instrumentos para avaliar vergonha e culpa e testar a independência empírica dos construtos. Participaram 580 estudantes de Ensino Médio de três Estados brasileiros, 55% do sexo feminino, média de idade 16,0 anos. Os participantes responderam a um questionário com perguntas sociodemográficas e escalas projetadas para este estudo para aferir vergonha e culpa. As escalas elaboradas apresentaram adequadas evidências de validade e fidedignidade. Um único fator foi extraído para aferir vergonha e para a culpa foram extraídos dois fatores (reconhecimento do erro e arrependimento). Os construtos mostraram-se correlacionados, mas independentes. Considera-se haver evidências suficientes para sustentar que vergonha e culpa são emoções com peculiaridades distintivas e são passíveis de serem aferidas com os instrumentos construídos neste estudo.
id USP-22_78febf3d932fe54409edc0e0335fd0f1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/75827
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Elaboracion de Instrumentos Para Evaluar la Verguenza y la Culpa en los Adolescentes: Diferencias Empiricas Entre los ConstructosElaboracao de Instrumentos Para Aferir Vergonha e Culpa em Adolescentes: Diferencas Empiricas Entre os ConstrutosDevelopment of Instruments to Assess Shame and Guilt in Adolescents: Empirical Differences Between the ConstructsVergonha e culpa são termos facilmente confundidos no cotidiano e muitas vezes usados como sinônimos. Embora sejam palavras com usos semelhantes, elas representam emoções morais teoricamente diferentes. Os objetivos deste estudo foram construir e validar instrumentos para avaliar vergonha e culpa e testar a independência empírica dos construtos. Participaram 580 estudantes de Ensino Médio de três Estados brasileiros, 55% do sexo feminino, média de idade 16,0 anos. Os participantes responderam a um questionário com perguntas sociodemográficas e escalas projetadas para este estudo para aferir vergonha e culpa. As escalas elaboradas apresentaram adequadas evidências de validade e fidedignidade. Um único fator foi extraído para aferir vergonha e para a culpa foram extraídos dois fatores (reconhecimento do erro e arrependimento). Os construtos mostraram-se correlacionados, mas independentes. Considera-se haver evidências suficientes para sustentar que vergonha e culpa são emoções com peculiaridades distintivas e são passíveis de serem aferidas com os instrumentos construídos neste estudo.Vergüenza y culpa son términos que se confunden fácilmente en la vida cotidiana y muchas veces son utilizados como sinónimos. Aunque sean palabras con propósitos similares, representan emociones morales teóricamente diferentes. Los objetivos de este estudio fueron construir y validar instrumentos para evaluar vergüenza y culpa y testar la independencia empírica de los constructos. Participaron 580 estudiantes del secundario en tres Estados brasileños, 55% mujeres, edad promedia 16,0 años. Los participantes respondieron un cuestionario con preguntas demográficas y las escalas creadas en este estudio para evaluar vergüenza y culpa. Las escalas elaboradas presentaron evidencias adecuadas de validez y confiabilidad. Un único factor para evaluar vergüenza fue extraído y para culpa fueron dos factores (reconocimiento de erros y arrepentimiento). Los constructos se mostraran correlacionados, pero independientes. Se considera haber pruebas suficientes para sostener que vergüenza y culpa son emociones que demuestran peculiaridades distintivas e que pueden medirse con los instrumentos construidos en esta investigación.Shame and guilt are terms easily mixed in everyday life and often used as synonyms. Although they are words of similar use, they represent theoretically different moral emotions. The aims of this study were to develop and validate instruments to assess shame and guilt and to test the empirical independence of the constructs. Five hundred and eighty high school students from three Brazilian states participated in this study, 55% of them female, with an average age of 16.0 years. The participants answered a questionnaire containing socio demographic questions and scales designed for this study in order to assess shame and guilt. The scales developed gave appropriate evidence of validity and reliability. A single factor was extracted to assess shame and two factors to assess guilt (recognition of mistake and regret). The constructs revealed to be correlated, but independent. It is considered that there is sufficient evidence to affirm that shame and guilt are emotions with distinctive peculiarities and can be measured using the instruments developed in this research.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2013-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/7582710.1590/1982-43272355201304Paidéia (Ribeirão Preto); v. 23 n. 55 (2013); 171-178Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 No. 55 (2013); 171-178Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 Núm. 55 (2013); 171-1781982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75827/79306Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessLaskoski, Lorena MariaNatividade, Jean CarlosHutz, Claudio Simon2014-03-06T17:05:11Zoai:revistas.usp.br:article/75827Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2014-03-06T17:05:11Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboracion de Instrumentos Para Evaluar la Verguenza y la Culpa en los Adolescentes: Diferencias Empiricas Entre los Constructos
Elaboracao de Instrumentos Para Aferir Vergonha e Culpa em Adolescentes: Diferencas Empiricas Entre os Construtos
Development of Instruments to Assess Shame and Guilt in Adolescents: Empirical Differences Between the Constructs
title Elaboracion de Instrumentos Para Evaluar la Verguenza y la Culpa en los Adolescentes: Diferencias Empiricas Entre los Constructos
spellingShingle Elaboracion de Instrumentos Para Evaluar la Verguenza y la Culpa en los Adolescentes: Diferencias Empiricas Entre los Constructos
Laskoski, Lorena Maria
title_short Elaboracion de Instrumentos Para Evaluar la Verguenza y la Culpa en los Adolescentes: Diferencias Empiricas Entre los Constructos
title_full Elaboracion de Instrumentos Para Evaluar la Verguenza y la Culpa en los Adolescentes: Diferencias Empiricas Entre los Constructos
title_fullStr Elaboracion de Instrumentos Para Evaluar la Verguenza y la Culpa en los Adolescentes: Diferencias Empiricas Entre los Constructos
title_full_unstemmed Elaboracion de Instrumentos Para Evaluar la Verguenza y la Culpa en los Adolescentes: Diferencias Empiricas Entre los Constructos
title_sort Elaboracion de Instrumentos Para Evaluar la Verguenza y la Culpa en los Adolescentes: Diferencias Empiricas Entre los Constructos
author Laskoski, Lorena Maria
author_facet Laskoski, Lorena Maria
Natividade, Jean Carlos
Hutz, Claudio Simon
author_role author
author2 Natividade, Jean Carlos
Hutz, Claudio Simon
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laskoski, Lorena Maria
Natividade, Jean Carlos
Hutz, Claudio Simon
description Vergonha e culpa são termos facilmente confundidos no cotidiano e muitas vezes usados como sinônimos. Embora sejam palavras com usos semelhantes, elas representam emoções morais teoricamente diferentes. Os objetivos deste estudo foram construir e validar instrumentos para avaliar vergonha e culpa e testar a independência empírica dos construtos. Participaram 580 estudantes de Ensino Médio de três Estados brasileiros, 55% do sexo feminino, média de idade 16,0 anos. Os participantes responderam a um questionário com perguntas sociodemográficas e escalas projetadas para este estudo para aferir vergonha e culpa. As escalas elaboradas apresentaram adequadas evidências de validade e fidedignidade. Um único fator foi extraído para aferir vergonha e para a culpa foram extraídos dois fatores (reconhecimento do erro e arrependimento). Os construtos mostraram-se correlacionados, mas independentes. Considera-se haver evidências suficientes para sustentar que vergonha e culpa são emoções com peculiaridades distintivas e são passíveis de serem aferidas com os instrumentos construídos neste estudo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75827
10.1590/1982-43272355201304
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75827
identifier_str_mv 10.1590/1982-43272355201304
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75827/79306
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 23 n. 55 (2013); 171-178
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 No. 55 (2013); 171-178
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 Núm. 55 (2013); 171-178
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221834154606592