Adolescent girls: family, peer group and affective relations
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46629 |
Resumo: | A partir de pesquisa realizada com dez adolescentes do sexo feminino das camadas médias de Ribeirão Preto-SP, este trabalho analisa a constituição da identidade de gênero dessas adolescentes, suas relações com a família e com o grupo de pares e os vínculos afetivos com parceiros com os quais se fica e com namorados. A análise dos dados sugere que apesar da mudança nos padrões culturais e da nova posição assumida pelas mulheres, a constituição da identidade de gênero das adolescentes é marcada por ambigüidades em torno dos papéis femininos, o que contribui para que elas incorporem essas mesmas ambigüidades em sua conduta. |
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Adolescent girls: family, peer group and affective relationsAdolescentes do sexo feminino: família, grupo de pares e relações afetivasadolescentfamilygender identitypeer groupaffective relationsadolescentefamíliaidentidade de gênerogrupo de paresrelações afetivasA partir de pesquisa realizada com dez adolescentes do sexo feminino das camadas médias de Ribeirão Preto-SP, este trabalho analisa a constituição da identidade de gênero dessas adolescentes, suas relações com a família e com o grupo de pares e os vínculos afetivos com parceiros com os quais se fica e com namorados. A análise dos dados sugere que apesar da mudança nos padrões culturais e da nova posição assumida pelas mulheres, a constituição da identidade de gênero das adolescentes é marcada por ambigüidades em torno dos papéis femininos, o que contribui para que elas incorporem essas mesmas ambigüidades em sua conduta.On the basis of a survey of middle-class adolescent girls from Ribeirão Preto, the present study analyzes the constitution of gender identity of these girls, their relations with family and with peer group and the affective ties with occasional or steady boy friends. Analysis of the data suggests that, despite the change in cultural patterns and of the new positions of women, the constitution of gender identity of girls is marked by ambiguities about female roles, a fact that causes these girls to incorporate these same ambiguities into their behavior.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/4662910.1590/S0103-863X2002000100006Paidéia (Ribeirão Preto); v. 12 n. 22 (2002); 57-68Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 12 No. 22 (2002); 57-68Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 12 Núm. 22 (2002); 57-681982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46629/50385Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessRomanelli, GeraldoPrieto, Daniela Iglesias de Castro2012-10-30T18:26:01Zoai:revistas.usp.br:article/46629Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-10-30T18:26:01Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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