Equivalencia de Estimulos e Aumento de Acertos na Solucao de Problemas de Adicao e Subtracao

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henklain, Marcelo Henrique Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carmo, Joao dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75849
Resumo: Propriedades dos problemas aritméticos que dificultam a sua solução têm sido investigadas para propor intervenções que gerem aumento de acertos ao resolvê-los. O objetivo deste estudo foi avaliar se a formação de dois conjuntos de classes equivalentes de adição e subtração atingiria esse objetivo. Investigou-se também o efeito do treino de resolução de problemas na forma de balança e do ensino de algoritmos. Participaram oito estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Após a formação das classes, todos os participantes apresentaram crescimento médio de 25% no Pós-teste 1. Posteriormente, ao final do treino com a balança, houve crescimento médio de 25% no Pós-teste 2. No Teste de Generalização 1, todos apresentaram acertos acima de 75%. Após o ensino dos algoritmos, verificou-se crescimento médio de 8% no Pós-teste 3, e 100% de acertos na reaplicação do teste de generalização. Os procedimentos empregados produziram ganhos no comportamento de resolver problemas aritméticos.
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spelling Equivalencia de Estimulos e Aumento de Acertos na Solucao de Problemas de Adicao e SubtracaoEquivalencia de Estimulos y Aumento de Aciertos en la Solucion de Problemas de Suma y RestaStimulus Equivalence and Increase of Correct Responses in Addition and Subtraction ProblemsPropriedades dos problemas aritméticos que dificultam a sua solução têm sido investigadas para propor intervenções que gerem aumento de acertos ao resolvê-los. O objetivo deste estudo foi avaliar se a formação de dois conjuntos de classes equivalentes de adição e subtração atingiria esse objetivo. Investigou-se também o efeito do treino de resolução de problemas na forma de balança e do ensino de algoritmos. Participaram oito estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Após a formação das classes, todos os participantes apresentaram crescimento médio de 25% no Pós-teste 1. Posteriormente, ao final do treino com a balança, houve crescimento médio de 25% no Pós-teste 2. No Teste de Generalização 1, todos apresentaram acertos acima de 75%. Após o ensino dos algoritmos, verificou-se crescimento médio de 8% no Pós-teste 3, e 100% de acertos na reaplicação do teste de generalização. Os procedimentos empregados produziram ganhos no comportamento de resolver problemas aritméticos.Para proponer intervenciones que generan mayores aciertos, se ha investigado qué propiedades del problema aritmético dificultan su solución. Se evaluó si la formación de dos grupos de clases de equivalencia (suma y resta) alcanza ese objetivo. También se investigó el efecto del entrenamiento en solución de problemas en forma de escala y la enseñanza de algoritmos. Participaron ocho estudiantes del 2º al 5º grado de la escuela primaria. Después de la formación de las clases, todos mostraron un crecimiento promedio de 25% en la Post-prueba 1. Al final del entrenamiento con la escala, hubo un crecimiento promedio del 25% en la Post-prueba 2. En el test de generalización 1, todos mostraron aciertos mayores que 75%. Después de la enseñanza de algoritmos, hubo un crecimiento promedio del 8% en la Post-prueba 3, y 100% de aciertos en la nueva aplicación del test de generalización. Los procedimientos empleados produjeron avances en el comportamiento de resolver problemas aritméticos.In order to propose interventions that increase correct responses, investigations search for properties of arithmetic problems that hinder its solution. This study assessed whether the formation of two sets of addition and subtraction equivalence classes reaches that goal. It also investigated the effect of training in balance-type problem solving and the teaching of algorithms. Eight second to fifth-grade elementary school students served as participants. After the formation of classes, all participants showed an average growth of 25% at post-test 1. Later, at the end of the training in balance-type problem solving, there was an average growth of 25% in post-test 2. In Generalization Test 1, all participants showed correct responses above 75%. After the teaching of algorithms, an average growth of 8% was detected in Post-test 3, and 100% correct answers in the reapplication of the test generalization. The procedures employed produced gains in solving arithmetic problems behavior.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/7584910.1590/1982-43272356201309Paidéia (Ribeirão Preto); v. 23 n. 56 (2013); 349-358Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 No. 56 (2013); 349-358Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 23 Núm. 56 (2013); 349-3581982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75849/79328Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessHenklain, Marcelo Henrique OliveiraCarmo, Joao dos Santos2014-03-06T17:25:48Zoai:revistas.usp.br:article/75849Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2014-03-06T17:25:48Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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