Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/171918 |
Resumo: | A Síndrome do Bebê Sacudido (SBS) é uma forma de maus-tratos físicos que pode acarretar consequências gravíssimas para o desenvolvimento infantil, podendo ser prevenida pela educação parental. Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de uma intervenção breve para o aumento de conhecimento sobre a SBS em 252 pais. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: Experimental e Controle de Espera. A intervenção consistiu na exibição de vídeo educativo e leitura de panfleto sobre a SBS. Para avaliação do conhecimento foi utilizada a Escala de Atitudes Frente ao Choro do Bebê. Após a intervenção foi observado no grupo experimental o aumento do conhecimento sobre as consequências de se sacudir o bebê, estratégias para o bem-estar do cuidador, estratégias para lidar com o choro relacionadas ao cuidador, crenças sobre o cuidado do bebê e características do choro do bebê nos primeiros meses de vida, indicando a efetividade da intervenção. |
id |
USP-22_965c890fe449dd1b35dd63f1defac629 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/171918 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby SyndromeEvaluación de Intervención Breve con Padres para Prevención del Síndrome del Bebé SacudidoAvaliação de Intervenção Breve com Pais para Prevenção da Síndrome do Bebê Sacudidoviolence in childrenpreventionparent trainingcryingviolência en niñoprevenciónentrenamiento de padresllantoviolência na criançaprevençãotreinamento de paischoroA Síndrome do Bebê Sacudido (SBS) é uma forma de maus-tratos físicos que pode acarretar consequências gravíssimas para o desenvolvimento infantil, podendo ser prevenida pela educação parental. Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de uma intervenção breve para o aumento de conhecimento sobre a SBS em 252 pais. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: Experimental e Controle de Espera. A intervenção consistiu na exibição de vídeo educativo e leitura de panfleto sobre a SBS. Para avaliação do conhecimento foi utilizada a Escala de Atitudes Frente ao Choro do Bebê. Após a intervenção foi observado no grupo experimental o aumento do conhecimento sobre as consequências de se sacudir o bebê, estratégias para o bem-estar do cuidador, estratégias para lidar com o choro relacionadas ao cuidador, crenças sobre o cuidado do bebê e características do choro do bebê nos primeiros meses de vida, indicando a efetividade da intervenção.El Síndrome del Bebé Sacudido (SBS) es una forma de abuso físico que puede resultar en consecuencias muy graves para el desarrollo infantil y puede ser prevenido mediante la educación de los padres. Este estudio evaluó la eficacia de una intervención breve para aumentar el conocimiento sobre el SBS con 252 padres. Los participantes fueron divididos aleatoriamente en dos grupos: Grupo experimental y Grupo de control de espera. La intervención consistió en la proyección de un vídeo educativo y de la lectura de un folleto sobre el SBS. Para evaluar el conocimiento se utilizó la Escala de Actitudes Frente al Llanto del Bebé. Después de la intervención, se observó que el grupo experimental obtuvo mayor conocimiento sobre las consecuencias de sacudir a los bebes, estrategias para el bienestar del cuidador, estrategias del cuidador para lidiar con el llanto del bebé, las creencias sobre el cuidado del bebé y las características del llanto del bebé en los primeros meses de vida, indicando la efectividad de la intervención.Shaken Baby Syndrome (SBS) is a form of physical abuse, which may result in serious consequences for child development. Despite its severity, SBS can be prevented through parent training. This study aimed to evaluate the effectiveness of a brief intervention to increase knowledge on SBS with 252 parents. Participants were randomly assigned into two conditions: Experimental Group (EG) and a waiting Control Group (CG). The intervention consisted of exhibition of an educational video and reading a pamphlet on SBS. To measure parental knowledge, the Attitudes towards the Infant Crying Scale was used. An increase in participants’ knowledge about consequences of shaking, caregiver’s wellbeing, caregiver strategies to deal with crying, beliefs about infant care and about characteristics of infant crying were observed in the EG at posttest, indicating the effectiveness of the interventionUniversidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2018-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/17191810.1590/1982-4327e2823Paidéia (Ribeirão Preto); v. 28 (2018); e2823Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e2823Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e28231982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/171918/161707https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/171918/161708Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Nahara Rodrigues LaterzaGórni, Suélen MarianaMattar, Victor OliverWilliams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque2020-07-02T14:54:42Zoai:revistas.usp.br:article/171918Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2020-07-02T14:54:42Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome Evaluación de Intervención Breve con Padres para Prevención del Síndrome del Bebé Sacudido Avaliação de Intervenção Breve com Pais para Prevenção da Síndrome do Bebê Sacudido |
title |
Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome |
spellingShingle |
Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome Lopes, Nahara Rodrigues Laterza violence in children prevention parent training crying violência en niño prevención entrenamiento de padres llanto violência na criança prevenção treinamento de pais choro |
title_short |
Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome |
title_full |
Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome |
title_fullStr |
Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome |
title_full_unstemmed |
Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome |
title_sort |
Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome |
author |
Lopes, Nahara Rodrigues Laterza |
author_facet |
Lopes, Nahara Rodrigues Laterza Górni, Suélen Mariana Mattar, Victor Oliver Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Górni, Suélen Mariana Mattar, Victor Oliver Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Nahara Rodrigues Laterza Górni, Suélen Mariana Mattar, Victor Oliver Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
violence in children prevention parent training crying violência en niño prevención entrenamiento de padres llanto violência na criança prevenção treinamento de pais choro |
topic |
violence in children prevention parent training crying violência en niño prevención entrenamiento de padres llanto violência na criança prevenção treinamento de pais choro |
description |
A Síndrome do Bebê Sacudido (SBS) é uma forma de maus-tratos físicos que pode acarretar consequências gravíssimas para o desenvolvimento infantil, podendo ser prevenida pela educação parental. Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de uma intervenção breve para o aumento de conhecimento sobre a SBS em 252 pais. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: Experimental e Controle de Espera. A intervenção consistiu na exibição de vídeo educativo e leitura de panfleto sobre a SBS. Para avaliação do conhecimento foi utilizada a Escala de Atitudes Frente ao Choro do Bebê. Após a intervenção foi observado no grupo experimental o aumento do conhecimento sobre as consequências de se sacudir o bebê, estratégias para o bem-estar do cuidador, estratégias para lidar com o choro relacionadas ao cuidador, crenças sobre o cuidado do bebê e características do choro do bebê nos primeiros meses de vida, indicando a efetividade da intervenção. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/171918 10.1590/1982-4327e2823 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/171918 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-4327e2823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/171918/161707 https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/171918/161708 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 28 (2018); e2823 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e2823 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 28 (2018); e2823 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221835604787200 |