Suicidal Ideation in University Students: Prevalence and Association With School and Gender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Adelino
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cardoso, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/105229
Resumo: A ideação suicida é frequentemente um indicador de problemas mentais e um dos principais fatores de risco para o suicídio. Este estudo pretende apresentar a prevalência de ideação suicida e comparar por gênero e por escola estudantes de uma universidade portuguesa. No total, 366 alunos de quatro escolas preencheram o Questionário de Ideação Suicida (pontuação ≥ 41 é significativa) e questões sobre a ideação suicida ao longo da vida e na semana anterior. Realizaram-se análises de frequências e o teste Qui-quadrado. Ao longo da vida, no ano e na semana anteriores verificaram-se prevalências de 12.6%, 10.7% e 10.7%, respetivamente. A maior porcentagem de alunos com ideação suicida pertence às Ciências Humanas e Sociais e ao gênero feminino. No entanto, estas variáveis não se relacionam significativamente com a ideação suicida. Estes dados suscitam mais investigação e reforçam a importância de auxiliar os alunos a enfrentar as contingências pessoais e profissionais desafiadoras.
id USP-22_a3d932998e0ae866b7ec0a3d9035e474
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/105229
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Suicidal Ideation in University Students: Prevalence and Association With School and Gender Ideação Suicida em Estudantes Universitários: Prevalência e Associação com a Escola e o Género Ideación Suicida en Estudiantes Universitarios: Prevalencia y Asociación con la Escuela y el Género A ideação suicida é frequentemente um indicador de problemas mentais e um dos principais fatores de risco para o suicídio. Este estudo pretende apresentar a prevalência de ideação suicida e comparar por gênero e por escola estudantes de uma universidade portuguesa. No total, 366 alunos de quatro escolas preencheram o Questionário de Ideação Suicida (pontuação ≥ 41 é significativa) e questões sobre a ideação suicida ao longo da vida e na semana anterior. Realizaram-se análises de frequências e o teste Qui-quadrado. Ao longo da vida, no ano e na semana anteriores verificaram-se prevalências de 12.6%, 10.7% e 10.7%, respetivamente. A maior porcentagem de alunos com ideação suicida pertence às Ciências Humanas e Sociais e ao gênero feminino. No entanto, estas variáveis não se relacionam significativamente com a ideação suicida. Estes dados suscitam mais investigação e reforçam a importância de auxiliar os alunos a enfrentar as contingências pessoais e profissionais desafiadoras. Suicidal ideation is often an indicator of mental health problems and a major risk factor for suicide. This study aims to present the prevalence of suicidal ideation and compare students of a Portuguese university by school and gender. A total of 366 individuals from four schools completed the Suicidal Ideation Questionnaire (cut-off point ≥ 41 is significant) and specific questions about lifetime and past week suicidal ideation. Frequency analysis and chi-square tests were performed. The lifetime, past year and past week prevalence of suicidal ideation was 12.6%, 10.7% and 10.7%, respectively. A higher percentage of suicidal ideators were attending the School of Human and Social Sciences, and were of the female gender. However, these variables are not significantly associated with suicidal ideation. The results obtained emphasize the need for more research and the importance of taking special precautions to help students to deal with their personal and professional contingency challenges. La ideación suicida es frecuentemente un indicador de problemas mentales y uno de los principales factores de riesgo para el suicidio. Este estudio intenta presentar la prevalencia de ideación suicida y comparar por género y por escuelas estudiantes de una universidad portuguesa. En total, 366 alumnos de cuatro escuelas completaron el Cuestionario de Ideación Suicida (puntuación ≥ 41 es significativa) y cuestiones sobre la ideación suicida durante su vida y semana anterior. Se realizaron análisis de frecuencias y la prueba ji-cuadrado. Durante su vida, en el año y semana anterior se encontraron prevalencias de 12.6%, 10.7% y 10.7%, respectivamente. El mayor porcentaje de alumnos con ideación suicida pertenece a las Ciencias Humanas y Sociales y el género femenino, pero estas variables no se relacionan significativamente con la ideación suicida. Los datos suscitan más investigación y refuerzan la importancia de ayudar a los estudiantes a enfrentar las contingencias personales y profesionales desafiantes. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/10522910.1590/1982-43272562201503Paidéia (Ribeirão Preto); v. 25 n. 62 (2015); 299-306Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 25 No. 62 (2015); 299-306Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 25 Núm. 62 (2015); 299-3061982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/105229/103956Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, AdelinoCardoso, Francisco2015-10-01T15:55:17Zoai:revistas.usp.br:article/105229Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2015-10-01T15:55:17Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Suicidal Ideation in University Students: Prevalence and Association With School and Gender
Ideação Suicida em Estudantes Universitários: Prevalência e Associação com a Escola e o Género
Ideación Suicida en Estudiantes Universitarios: Prevalencia y Asociación con la Escuela y el Género
title Suicidal Ideation in University Students: Prevalence and Association With School and Gender
spellingShingle Suicidal Ideation in University Students: Prevalence and Association With School and Gender
Pereira, Adelino
title_short Suicidal Ideation in University Students: Prevalence and Association With School and Gender
title_full Suicidal Ideation in University Students: Prevalence and Association With School and Gender
title_fullStr Suicidal Ideation in University Students: Prevalence and Association With School and Gender
title_full_unstemmed Suicidal Ideation in University Students: Prevalence and Association With School and Gender
title_sort Suicidal Ideation in University Students: Prevalence and Association With School and Gender
author Pereira, Adelino
author_facet Pereira, Adelino
Cardoso, Francisco
author_role author
author2 Cardoso, Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Adelino
Cardoso, Francisco
description A ideação suicida é frequentemente um indicador de problemas mentais e um dos principais fatores de risco para o suicídio. Este estudo pretende apresentar a prevalência de ideação suicida e comparar por gênero e por escola estudantes de uma universidade portuguesa. No total, 366 alunos de quatro escolas preencheram o Questionário de Ideação Suicida (pontuação ≥ 41 é significativa) e questões sobre a ideação suicida ao longo da vida e na semana anterior. Realizaram-se análises de frequências e o teste Qui-quadrado. Ao longo da vida, no ano e na semana anteriores verificaram-se prevalências de 12.6%, 10.7% e 10.7%, respetivamente. A maior porcentagem de alunos com ideação suicida pertence às Ciências Humanas e Sociais e ao gênero feminino. No entanto, estas variáveis não se relacionam significativamente com a ideação suicida. Estes dados suscitam mais investigação e reforçam a importância de auxiliar os alunos a enfrentar as contingências pessoais e profissionais desafiadoras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/105229
10.1590/1982-43272562201503
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/105229
identifier_str_mv 10.1590/1982-43272562201503
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/105229/103956
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 25 n. 62 (2015); 299-306
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 25 No. 62 (2015); 299-306
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 25 Núm. 62 (2015); 299-306
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221834802626560