A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kawasaki, Clarice Sumi
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46434
Resumo: Este artigo pretende apresentar o relato de uma experiência junto às escolas-padrão estaduais de Ribeirão Preto, como o início de um intercâmbio entre a Universidade e as Escolas públicas desta região. Intercâmbio que, futuramente, pretende configurar-se em convênio, onde professores e alunos de ambas as Instituições poderão beneficiar-se mutuamente. A experiência, nessa primeira fase, envolveu professores de Ciências das escolas-padrão, monitores de Ciências das Delegacias de Ensino, alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e uma professora universitária, que através de encontros semanais, encaminharam propostas de ensino e promoveram discussões em relação ao planejamento escolar, à programação do curso de Ciências no 1º grau e a preparação de aulas desse mesmo curso. Foram realizadas, também, oficinas de Ciências onde, a partir da programação desenvolvida pelos professores eram produzidos materiais de ensino, tais como, textos para professores e alunos. Os resultados obtidos foram considerados significativos, principalmente, em relação às mudanças posturais do professor e do aluno frente ao processo ensino-aprendizagem.
id USP-22_a3e584372828ad33af66a0bfbdfdbcd9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/46434
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão PretoEste artigo pretende apresentar o relato de uma experiência junto às escolas-padrão estaduais de Ribeirão Preto, como o início de um intercâmbio entre a Universidade e as Escolas públicas desta região. Intercâmbio que, futuramente, pretende configurar-se em convênio, onde professores e alunos de ambas as Instituições poderão beneficiar-se mutuamente. A experiência, nessa primeira fase, envolveu professores de Ciências das escolas-padrão, monitores de Ciências das Delegacias de Ensino, alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e uma professora universitária, que através de encontros semanais, encaminharam propostas de ensino e promoveram discussões em relação ao planejamento escolar, à programação do curso de Ciências no 1º grau e a preparação de aulas desse mesmo curso. Foram realizadas, também, oficinas de Ciências onde, a partir da programação desenvolvida pelos professores eram produzidos materiais de ensino, tais como, textos para professores e alunos. Os resultados obtidos foram considerados significativos, principalmente, em relação às mudanças posturais do professor e do aluno frente ao processo ensino-aprendizagem.This article describes an experience with state elementary schools and state high schools (standard-schools) of Ribeirão Preto city (SP) involving Sciences teachers of these schools, pupils of Biologycal Sciences Course and an University professor of University of São Paulo (FFCLRP-USP). They promotes discursion about School Planning, guided the application of Sciences Teaching Proposals and Produced Instructional Materials during one year (1992).Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto1993-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/4643410.1590/S0103-863X1993000200003Paidéia (Ribeirão Preto); n. 5 (1993); 17-38Paidéia (Ribeirão Preto); No. 5 (1993); 17-38Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 5 (1993); 17-381982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46434/50190Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessKawasaki, Clarice Sumi2012-10-30T16:06:47Zoai:revistas.usp.br:article/46434Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-10-30T16:06:47Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto
title A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto
spellingShingle A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto
Kawasaki, Clarice Sumi
title_short A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto
title_full A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto
title_fullStr A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto
title_full_unstemmed A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto
title_sort A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto
author Kawasaki, Clarice Sumi
author_facet Kawasaki, Clarice Sumi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kawasaki, Clarice Sumi
description Este artigo pretende apresentar o relato de uma experiência junto às escolas-padrão estaduais de Ribeirão Preto, como o início de um intercâmbio entre a Universidade e as Escolas públicas desta região. Intercâmbio que, futuramente, pretende configurar-se em convênio, onde professores e alunos de ambas as Instituições poderão beneficiar-se mutuamente. A experiência, nessa primeira fase, envolveu professores de Ciências das escolas-padrão, monitores de Ciências das Delegacias de Ensino, alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e uma professora universitária, que através de encontros semanais, encaminharam propostas de ensino e promoveram discussões em relação ao planejamento escolar, à programação do curso de Ciências no 1º grau e a preparação de aulas desse mesmo curso. Foram realizadas, também, oficinas de Ciências onde, a partir da programação desenvolvida pelos professores eram produzidos materiais de ensino, tais como, textos para professores e alunos. Os resultados obtidos foram considerados significativos, principalmente, em relação às mudanças posturais do professor e do aluno frente ao processo ensino-aprendizagem.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46434
10.1590/S0103-863X1993000200003
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46434
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X1993000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46434/50190
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); n. 5 (1993); 17-38
Paidéia (Ribeirão Preto); No. 5 (1993); 17-38
Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 5 (1993); 17-38
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221833024241664