A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
DOI: | 10.1590/S0103-863X1993000200003 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46434 |
Resumo: | Este artigo pretende apresentar o relato de uma experiência junto às escolas-padrão estaduais de Ribeirão Preto, como o início de um intercâmbio entre a Universidade e as Escolas públicas desta região. Intercâmbio que, futuramente, pretende configurar-se em convênio, onde professores e alunos de ambas as Instituições poderão beneficiar-se mutuamente. A experiência, nessa primeira fase, envolveu professores de Ciências das escolas-padrão, monitores de Ciências das Delegacias de Ensino, alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e uma professora universitária, que através de encontros semanais, encaminharam propostas de ensino e promoveram discussões em relação ao planejamento escolar, à programação do curso de Ciências no 1º grau e a preparação de aulas desse mesmo curso. Foram realizadas, também, oficinas de Ciências onde, a partir da programação desenvolvida pelos professores eram produzidos materiais de ensino, tais como, textos para professores e alunos. Os resultados obtidos foram considerados significativos, principalmente, em relação às mudanças posturais do professor e do aluno frente ao processo ensino-aprendizagem. |
id |
USP-22_a3e584372828ad33af66a0bfbdfdbcd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/46434 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
spelling |
A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão PretoEste artigo pretende apresentar o relato de uma experiência junto às escolas-padrão estaduais de Ribeirão Preto, como o início de um intercâmbio entre a Universidade e as Escolas públicas desta região. Intercâmbio que, futuramente, pretende configurar-se em convênio, onde professores e alunos de ambas as Instituições poderão beneficiar-se mutuamente. A experiência, nessa primeira fase, envolveu professores de Ciências das escolas-padrão, monitores de Ciências das Delegacias de Ensino, alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e uma professora universitária, que através de encontros semanais, encaminharam propostas de ensino e promoveram discussões em relação ao planejamento escolar, à programação do curso de Ciências no 1º grau e a preparação de aulas desse mesmo curso. Foram realizadas, também, oficinas de Ciências onde, a partir da programação desenvolvida pelos professores eram produzidos materiais de ensino, tais como, textos para professores e alunos. Os resultados obtidos foram considerados significativos, principalmente, em relação às mudanças posturais do professor e do aluno frente ao processo ensino-aprendizagem.This article describes an experience with state elementary schools and state high schools (standard-schools) of Ribeirão Preto city (SP) involving Sciences teachers of these schools, pupils of Biologycal Sciences Course and an University professor of University of São Paulo (FFCLRP-USP). They promotes discursion about School Planning, guided the application of Sciences Teaching Proposals and Produced Instructional Materials during one year (1992).Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto1993-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/4643410.1590/S0103-863X1993000200003Paidéia (Ribeirão Preto); n. 5 (1993); 17-38Paidéia (Ribeirão Preto); No. 5 (1993); 17-38Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 5 (1993); 17-381982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46434/50190Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessKawasaki, Clarice Sumi2012-10-30T16:06:47Zoai:revistas.usp.br:article/46434Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-10-30T16:06:47Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto |
title |
A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto |
spellingShingle |
A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto Kawasaki, Clarice Sumi Kawasaki, Clarice Sumi |
title_short |
A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto |
title_full |
A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto |
title_fullStr |
A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto |
title_full_unstemmed |
A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto |
title_sort |
A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto |
author |
Kawasaki, Clarice Sumi |
author_facet |
Kawasaki, Clarice Sumi Kawasaki, Clarice Sumi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kawasaki, Clarice Sumi |
description |
Este artigo pretende apresentar o relato de uma experiência junto às escolas-padrão estaduais de Ribeirão Preto, como o início de um intercâmbio entre a Universidade e as Escolas públicas desta região. Intercâmbio que, futuramente, pretende configurar-se em convênio, onde professores e alunos de ambas as Instituições poderão beneficiar-se mutuamente. A experiência, nessa primeira fase, envolveu professores de Ciências das escolas-padrão, monitores de Ciências das Delegacias de Ensino, alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e uma professora universitária, que através de encontros semanais, encaminharam propostas de ensino e promoveram discussões em relação ao planejamento escolar, à programação do curso de Ciências no 1º grau e a preparação de aulas desse mesmo curso. Foram realizadas, também, oficinas de Ciências onde, a partir da programação desenvolvida pelos professores eram produzidos materiais de ensino, tais como, textos para professores e alunos. Os resultados obtidos foram considerados significativos, principalmente, em relação às mudanças posturais do professor e do aluno frente ao processo ensino-aprendizagem. |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46434 10.1590/S0103-863X1993000200003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46434 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-863X1993000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46434/50190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); n. 5 (1993); 17-38 Paidéia (Ribeirão Preto); No. 5 (1993); 17-38 Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 5 (1993); 17-38 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1822179003625111552 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-863X1993000200003 |