A natureza da representação de cenas visuais: evidências baseadas no efeito de tarefas intervenientes sobre a memória para distâncias entre objetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verceze, Náira Cristina Alcântara
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Marques, Susi Lippi, Galera, Cesar Alexis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6393
Resumo: Three intervening tasks (verbal, visual and arithmetical) performed by participants during the study of a scene were used to explicit the nature of the memorized representations of the distances between scene objects. The effect of the intervening task on the distances representation was determined through the exponent of the power function estimated from the judgments of distances based on estimation and the distances between objects in scene. The results showed that the exponents obtained by magnitude estimation do not differ from unit. On the contrary, the exponents obtained on the basis of the x and y coordinates of the drawing have lower values. The exponents obtained with judgments of magnitude and from the y axe of the drawing were affected by the arithmetical task performed during the study time, but not by visual one. These results suggest that visual and spatial components contribute with differentiated weights for the representation quality.
id USP-22_b1c979529b474b981be431633658b6c9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/6393
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling A natureza da representação de cenas visuais: evidências baseadas no efeito de tarefas intervenientes sobre a memória para distâncias entre objetos The nature of the representation of short-term memorized scenes: the effect of intervening tasks on the memory for the distances between objects memória visoespacialtarefas intervenientesestimação de magnitudedesenhovisuo-spatial memoryintervening tasksmagnitude estimationdrawing Three intervening tasks (verbal, visual and arithmetical) performed by participants during the study of a scene were used to explicit the nature of the memorized representations of the distances between scene objects. The effect of the intervening task on the distances representation was determined through the exponent of the power function estimated from the judgments of distances based on estimation and the distances between objects in scene. The results showed that the exponents obtained by magnitude estimation do not differ from unit. On the contrary, the exponents obtained on the basis of the x and y coordinates of the drawing have lower values. The exponents obtained with judgments of magnitude and from the y axe of the drawing were affected by the arithmetical task performed during the study time, but not by visual one. These results suggest that visual and spatial components contribute with differentiated weights for the representation quality. Três tarefas intervenientes (verbal, visual e aritmética), realizadas durante estudo de uma cena, foram utilizadas com o objetivo de explicitar a natureza da representação memorizada das distâncias entre os objetos da cena. O efeito delas sobre a representação das distâncias foi estimado por expoentes da função potência baseados em julgamentos da distância relembrada entre pares de objetos e reprodução em desenho da disposição espacial dos objetos da cena. Os resultados mostram que expoentes obtidos não diferem da unidade. Por outro lado, os estimados pelas coordenadas x e y com base nos desenhos são menores. Tanto os expoentes obtidos nos julgamentos de magnitude de distância aos pares como aqueles a partir do eixo y do desenho foram afetados pela realização da tarefa aritmética durante o tempo de estudo, mas não pela realização da tarefa visual. Estes resultados sugerem que componentes visuais e espaciais contribuem com pesos diferenciados para a qualidade da representação. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/639310.1590/S0103-863X2006000200009Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 34 (2006); 215-223 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 34 (2006); 215-223 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 34 (2006); 215-223 1982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6393/7864Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessVerceze, Náira Cristina AlcântaraMarques, Susi LippiGalera, Cesar Alexis2012-05-01T02:27:02Zoai:revistas.usp.br:article/6393Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-05-01T02:27:02Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A natureza da representação de cenas visuais: evidências baseadas no efeito de tarefas intervenientes sobre a memória para distâncias entre objetos
The nature of the representation of short-term memorized scenes: the effect of intervening tasks on the memory for the distances between objects
title A natureza da representação de cenas visuais: evidências baseadas no efeito de tarefas intervenientes sobre a memória para distâncias entre objetos
spellingShingle A natureza da representação de cenas visuais: evidências baseadas no efeito de tarefas intervenientes sobre a memória para distâncias entre objetos
Verceze, Náira Cristina Alcântara
memória visoespacial
tarefas intervenientes
estimação de magnitude
desenho
visuo-spatial memory
intervening tasks
magnitude estimation
drawing
title_short A natureza da representação de cenas visuais: evidências baseadas no efeito de tarefas intervenientes sobre a memória para distâncias entre objetos
title_full A natureza da representação de cenas visuais: evidências baseadas no efeito de tarefas intervenientes sobre a memória para distâncias entre objetos
title_fullStr A natureza da representação de cenas visuais: evidências baseadas no efeito de tarefas intervenientes sobre a memória para distâncias entre objetos
title_full_unstemmed A natureza da representação de cenas visuais: evidências baseadas no efeito de tarefas intervenientes sobre a memória para distâncias entre objetos
title_sort A natureza da representação de cenas visuais: evidências baseadas no efeito de tarefas intervenientes sobre a memória para distâncias entre objetos
author Verceze, Náira Cristina Alcântara
author_facet Verceze, Náira Cristina Alcântara
Marques, Susi Lippi
Galera, Cesar Alexis
author_role author
author2 Marques, Susi Lippi
Galera, Cesar Alexis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Verceze, Náira Cristina Alcântara
Marques, Susi Lippi
Galera, Cesar Alexis
dc.subject.por.fl_str_mv memória visoespacial
tarefas intervenientes
estimação de magnitude
desenho
visuo-spatial memory
intervening tasks
magnitude estimation
drawing
topic memória visoespacial
tarefas intervenientes
estimação de magnitude
desenho
visuo-spatial memory
intervening tasks
magnitude estimation
drawing
description Three intervening tasks (verbal, visual and arithmetical) performed by participants during the study of a scene were used to explicit the nature of the memorized representations of the distances between scene objects. The effect of the intervening task on the distances representation was determined through the exponent of the power function estimated from the judgments of distances based on estimation and the distances between objects in scene. The results showed that the exponents obtained by magnitude estimation do not differ from unit. On the contrary, the exponents obtained on the basis of the x and y coordinates of the drawing have lower values. The exponents obtained with judgments of magnitude and from the y axe of the drawing were affected by the arithmetical task performed during the study time, but not by visual one. These results suggest that visual and spatial components contribute with differentiated weights for the representation quality.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6393
10.1590/S0103-863X2006000200009
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6393
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X2006000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6393/7864
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 34 (2006); 215-223
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 34 (2006); 215-223
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 34 (2006); 215-223
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221831126319104