College Adjustment as a Mediator Between Attention Deficit/Hyperactivity Disorder Symptoms and Work Self-Efficacy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Clarissa Tochetto de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Hauck-Filho, Nelson, Dias, Ana Cristina Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/120853
Resumo: Pesquisas têm investigado aspectos do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) no contexto universitário, mas permanecem pouco exploradas as relações entre os sintomas de TDAH, as dimensões da adaptação acadêmica e a autoeficácia profissional dos estudantes. O objetivo desse estudo foi testar um modelo teórico em que dimensões da adaptação acadêmica medeiam a relação entre sintomas do TDAH e autoeficácia profissional. Participaram do estudo 509 estudantes universitários de duas universidades públicas brasileiras. Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados por meio de um modelo de path analysis. Os sintomas do TDAH interferiram na autoeficácia profissional exclusivamente por meio de problemas de adaptação acadêmica. O aumento do bem-estar, da rede de apoio social, dos hábitos de estudo e dos sentimentos frente ao curso e à universidade dos estudantes pode reduzir as potenciais desvantagens na autoeficácia profissional causadas pelos sintomas do TDAH.
id USP-22_b8aca302abcc903846f42105d25bd6a9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/120853
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling College Adjustment as a Mediator Between Attention Deficit/Hyperactivity Disorder Symptoms and Work Self-Efficacy Adaptación Académica Como Mediadora Entre Síntomas del Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad y Autoeficacia Profesional Adaptação Acadêmica Como Mediadora Entre Sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade e Autoeficácia Profissional Pesquisas têm investigado aspectos do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) no contexto universitário, mas permanecem pouco exploradas as relações entre os sintomas de TDAH, as dimensões da adaptação acadêmica e a autoeficácia profissional dos estudantes. O objetivo desse estudo foi testar um modelo teórico em que dimensões da adaptação acadêmica medeiam a relação entre sintomas do TDAH e autoeficácia profissional. Participaram do estudo 509 estudantes universitários de duas universidades públicas brasileiras. Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados por meio de um modelo de path analysis. Os sintomas do TDAH interferiram na autoeficácia profissional exclusivamente por meio de problemas de adaptação acadêmica. O aumento do bem-estar, da rede de apoio social, dos hábitos de estudo e dos sentimentos frente ao curso e à universidade dos estudantes pode reduzir as potenciais desvantagens na autoeficácia profissional causadas pelos sintomas do TDAH. Estudios han abordado características del Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad (TDAH) en el contexto universitario, pero siguen poco exploradas las posibles relaciones entre los síntomas del TDAH, dimensiones de ajuste académico y la autoeficacia profesional de los estudiantes. El objetivo de este estudio fue testar un modelo teórico en que dimensiones de la adaptación académica medían la relación entre síntomas del TDAH y autoeficacia profesional. Participaron del estudio 509 estudiantes universitarios de dos universidades públicas brasileñas. Los datos fueron recolectados a través de cuestionarios y analizados mediante un modelo de path analysis. Los síntomas del TDAH interfirieron en la autoeficacia profesional exclusivamente por medio de problemas de adaptación académica. El aumento del bienestar, la red de apoyo social, los hábitos de estudio y los sentimientos ante la carrera y la universidad de los estudiantes pueden disminuir las potenciales desventajas en la autoeficacia profesional, causadas por los síntomas del TDAH. Studies have addressed features of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) in higher education, but the potential relationships between ADHD symptoms, dimensions of college adjustment and students' work self-efficacy remain scarcely explored. The aim of this study was to test a theoretical model in which the dimensions of college adjustment mediate the relationship between ADHD symptoms and work self-efficacy. Participants were 509 college students from two Brazilian public universities. Data were collected using questionnaires and analyzed using a path analysis model. The ADHD symptoms affected work self-efficacy exclusively through college adjustment problems. Improving students' well-being, social support networks, study habits, and feelings regarding their majors and the university may reduce the potential disadvantages in work self-efficacy caused by ADHD symptoms. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/12085310.1590/1982-43272665201607Paidéia (Ribeirão Preto); v. 26 n. 65 (2016); 283-289Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 26 No. 65 (2016); 283-289Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 26 Núm. 65 (2016); 283-2891982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/120853/117915Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Clarissa Tochetto deHauck-Filho, NelsonDias, Ana Cristina Garcia2016-09-15T20:28:07Zoai:revistas.usp.br:article/120853Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2016-09-15T20:28:07Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv College Adjustment as a Mediator Between Attention Deficit/Hyperactivity Disorder Symptoms and Work Self-Efficacy
Adaptación Académica Como Mediadora Entre Síntomas del Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad y Autoeficacia Profesional
Adaptação Acadêmica Como Mediadora Entre Sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade e Autoeficácia Profissional
title College Adjustment as a Mediator Between Attention Deficit/Hyperactivity Disorder Symptoms and Work Self-Efficacy
spellingShingle College Adjustment as a Mediator Between Attention Deficit/Hyperactivity Disorder Symptoms and Work Self-Efficacy
Oliveira, Clarissa Tochetto de
title_short College Adjustment as a Mediator Between Attention Deficit/Hyperactivity Disorder Symptoms and Work Self-Efficacy
title_full College Adjustment as a Mediator Between Attention Deficit/Hyperactivity Disorder Symptoms and Work Self-Efficacy
title_fullStr College Adjustment as a Mediator Between Attention Deficit/Hyperactivity Disorder Symptoms and Work Self-Efficacy
title_full_unstemmed College Adjustment as a Mediator Between Attention Deficit/Hyperactivity Disorder Symptoms and Work Self-Efficacy
title_sort College Adjustment as a Mediator Between Attention Deficit/Hyperactivity Disorder Symptoms and Work Self-Efficacy
author Oliveira, Clarissa Tochetto de
author_facet Oliveira, Clarissa Tochetto de
Hauck-Filho, Nelson
Dias, Ana Cristina Garcia
author_role author
author2 Hauck-Filho, Nelson
Dias, Ana Cristina Garcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Clarissa Tochetto de
Hauck-Filho, Nelson
Dias, Ana Cristina Garcia
description Pesquisas têm investigado aspectos do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) no contexto universitário, mas permanecem pouco exploradas as relações entre os sintomas de TDAH, as dimensões da adaptação acadêmica e a autoeficácia profissional dos estudantes. O objetivo desse estudo foi testar um modelo teórico em que dimensões da adaptação acadêmica medeiam a relação entre sintomas do TDAH e autoeficácia profissional. Participaram do estudo 509 estudantes universitários de duas universidades públicas brasileiras. Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados por meio de um modelo de path analysis. Os sintomas do TDAH interferiram na autoeficácia profissional exclusivamente por meio de problemas de adaptação acadêmica. O aumento do bem-estar, da rede de apoio social, dos hábitos de estudo e dos sentimentos frente ao curso e à universidade dos estudantes pode reduzir as potenciais desvantagens na autoeficácia profissional causadas pelos sintomas do TDAH.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/120853
10.1590/1982-43272665201607
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/120853
identifier_str_mv 10.1590/1982-43272665201607
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/120853/117915
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 26 n. 65 (2016); 283-289
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 26 No. 65 (2016); 283-289
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 26 Núm. 65 (2016); 283-289
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221834898046976