Adaptação do inventário de autorregulação na adolescência para o contexto português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Paulo César
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: del Castillo, José António Garcia, Moilanen, Kristin L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/84826
Resumo: En este estudio se presentan los resultados de la adaptación del Inventario de Autorregulación en la Adolescencia (IARA) para Portugal. El instrumento fue administrado con dos muestras de estudiantes de secundarias públicas con la Escala de Autorregulación como medida de control. En el primer estudio, los instrumentos fueron testados con 823 adolescentes y la validez de constructo se evaluó con análisis factorial exploratorio. Los resultados indicaron una estructura apropiada con propiedades psicométricas adecuadas respecto a su validez de contenido y constructo y fidelidad. Un segundo estudio involucró 435 adolescentes, testando tres modelos con análisis factorial confirmatoria. La versión final del IARA-2 muestra valores de ajuste satisfactorios en términos de validez concurrente y de constructo, ante las correlaciones moderadas a altas con el éxito académico y uso de sustancias. Las implicaciones de este nuevo enfoque para el estudio de la autorregulación son discutidas y direcciones para futuros estudios son sugeridas.
id USP-22_c54302b8bdcf8acc45ade783f7928b59
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/84826
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Adaptação do inventário de autorregulação na adolescência para o contexto português The adolescent self-regulatory inventory (ASRI) adaptation to portuguese context Adaptación del inventario de autorregulación en la adolescencia para el contexto portugués En este estudio se presentan los resultados de la adaptación del Inventario de Autorregulación en la Adolescencia (IARA) para Portugal. El instrumento fue administrado con dos muestras de estudiantes de secundarias públicas con la Escala de Autorregulación como medida de control. En el primer estudio, los instrumentos fueron testados con 823 adolescentes y la validez de constructo se evaluó con análisis factorial exploratorio. Los resultados indicaron una estructura apropiada con propiedades psicométricas adecuadas respecto a su validez de contenido y constructo y fidelidad. Un segundo estudio involucró 435 adolescentes, testando tres modelos con análisis factorial confirmatoria. La versión final del IARA-2 muestra valores de ajuste satisfactorios en términos de validez concurrente y de constructo, ante las correlaciones moderadas a altas con el éxito académico y uso de sustancias. Las implicaciones de este nuevo enfoque para el estudio de la autorregulación son discutidas y direcciones para futuros estudios son sugeridas. O objetivo deste estudo foi apresentar os resultados da adaptação do Inventário de Autorregulação na Adolescência (IARA) para Portugal. O instrumento foi testado com duas amostras de estudantes do ensino secundário com a Escala de Autorregulação como medida de controle. No primeiro estudo, os instrumentos foram testados junto de 823 adolescentes e a análise de validade de construto foi feita com recurso à análise factorial exploratória. Os resultados indicaram uma estrutura apropriada com propriedades psicométricas adequadas referentes à validade de conteúdo e construto, e fidelidade. Um segundo estudo envolveu 435 adolescentes, sendo testados três modelos com análise factorial confirmatória. A versão final do IARA-2 apresenta valores de ajustamento aceitáveis em termos de validade de contruto e concorrente, dadas as correlações moderadas a elevadas com o sucesso acadêmico e uso de substâncias. As implicações desta nova abordagem ao estudo da autorregulação são discutidas e direções para próximos estudos são sugeridas. In this study we present the results of the adaptation of the Adolescent Self-Regulatory Inventory (ASRI) to Portugal. The measure was used with two samples of high school students to which ASRI was administered with Self-Regulation Scale as control measure. In the first study the measures were administered to 823 adolescents and the construct validity analysis was assessed with exploratory factor analysis. The results allow us to find an adequate structure with proper psychometric properties, in their construct and content validity, and reliability. A second study involved 435 adolescents, being tested three models using confirmatory factor analyses. The final version of the ASRI-2 presents an acceptable fit of the data in construct and concurrent validity, given its moderate or high correlation with academic success and substance use. The implications of this new approach to the self-regulation study are discussed and directions to further studies are suggested. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2014-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/8482610.1590/1982-43272458201403Paidéia (Ribeirão Preto); v. 24 n. 58 (2014); 155-164Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 24 No. 58 (2014); 155-164Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 24 Núm. 58 (2014); 155-1641982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/84826/87539Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Paulo César del Castillo, José António Garcia Moilanen, Kristin L. 2014-09-25T14:11:19Zoai:revistas.usp.br:article/84826Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2014-09-25T14:11:19Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação do inventário de autorregulação na adolescência para o contexto português
The adolescent self-regulatory inventory (ASRI) adaptation to portuguese context
Adaptación del inventario de autorregulación en la adolescencia para el contexto portugués
title Adaptação do inventário de autorregulação na adolescência para o contexto português
spellingShingle Adaptação do inventário de autorregulação na adolescência para o contexto português
Dias, Paulo César
title_short Adaptação do inventário de autorregulação na adolescência para o contexto português
title_full Adaptação do inventário de autorregulação na adolescência para o contexto português
title_fullStr Adaptação do inventário de autorregulação na adolescência para o contexto português
title_full_unstemmed Adaptação do inventário de autorregulação na adolescência para o contexto português
title_sort Adaptação do inventário de autorregulação na adolescência para o contexto português
author Dias, Paulo César
author_facet Dias, Paulo César
del Castillo, José António Garcia
Moilanen, Kristin L.
author_role author
author2 del Castillo, José António Garcia
Moilanen, Kristin L.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Paulo César
del Castillo, José António Garcia
Moilanen, Kristin L.
description En este estudio se presentan los resultados de la adaptación del Inventario de Autorregulación en la Adolescencia (IARA) para Portugal. El instrumento fue administrado con dos muestras de estudiantes de secundarias públicas con la Escala de Autorregulación como medida de control. En el primer estudio, los instrumentos fueron testados con 823 adolescentes y la validez de constructo se evaluó con análisis factorial exploratorio. Los resultados indicaron una estructura apropiada con propiedades psicométricas adecuadas respecto a su validez de contenido y constructo y fidelidad. Un segundo estudio involucró 435 adolescentes, testando tres modelos con análisis factorial confirmatoria. La versión final del IARA-2 muestra valores de ajuste satisfactorios en términos de validez concurrente y de constructo, ante las correlaciones moderadas a altas con el éxito académico y uso de sustancias. Las implicaciones de este nuevo enfoque para el estudio de la autorregulación son discutidas y direcciones para futuros estudios son sugeridas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/84826
10.1590/1982-43272458201403
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/84826
identifier_str_mv 10.1590/1982-43272458201403
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/84826/87539
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 24 n. 58 (2014); 155-164
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 24 No. 58 (2014); 155-164
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 24 Núm. 58 (2014); 155-164
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221834240589824