O ensino da Psicologia Social: a opção preferencial pela concomitância teoria-prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prette, Almir Del
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46404
Resumo: This paper presents a proposition of theory-practice concomitance to the Social Psychology teaching. It analyses the teacher's decisions concerning its implementation, describes the goals, contents and procedures of the subject. The proposition founds on considerations about the concept of learning in the subject, about the need to select a theoretical perspective among those of Social Psychology, and mainly about the concept of practice and the nature of its connection with theory, as a guide to select procedures.
id USP-22_cb00def9a6d61a66c63bf38bc167f286
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/46404
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling O ensino da Psicologia Social: a opção preferencial pela concomitância teoria-práticaThis paper presents a proposition of theory-practice concomitance to the Social Psychology teaching. It analyses the teacher's decisions concerning its implementation, describes the goals, contents and procedures of the subject. The proposition founds on considerations about the concept of learning in the subject, about the need to select a theoretical perspective among those of Social Psychology, and mainly about the concept of practice and the nature of its connection with theory, as a guide to select procedures.Este texto apresenta uma proposta de concomitância teoria-prática para o ensino da Psicologia Social e analisa as decisões de um professor relativas à sua implementação, descrevendo-se resumidamente os objetivos, conteúdos e procedimentos da disciplina. A proposta baseia-se em reflexões sobre conceito de aprendizagem na disciplina, sobre a necessidade de selecionar um referencial teórico, dada a multiplicidade de enfoques na Psicologia Social e, principalmente, sobre o conceito de prática e a natureza de sua articulação com a teoria enquanto guia para a seleção dos procedimentos.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto1991-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/4640410.1590/S0103-863X1991000100007Paidéia (Ribeirão Preto); n. 1 (1991); 53-59Paidéia (Ribeirão Preto); No. 1 (1991); 53-59Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 1 (1991); 53-591982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46404/50160Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessPrette, Almir Del2012-10-30T15:32:40Zoai:revistas.usp.br:article/46404Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-10-30T15:32:40Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da Psicologia Social: a opção preferencial pela concomitância teoria-prática
title O ensino da Psicologia Social: a opção preferencial pela concomitância teoria-prática
spellingShingle O ensino da Psicologia Social: a opção preferencial pela concomitância teoria-prática
Prette, Almir Del
title_short O ensino da Psicologia Social: a opção preferencial pela concomitância teoria-prática
title_full O ensino da Psicologia Social: a opção preferencial pela concomitância teoria-prática
title_fullStr O ensino da Psicologia Social: a opção preferencial pela concomitância teoria-prática
title_full_unstemmed O ensino da Psicologia Social: a opção preferencial pela concomitância teoria-prática
title_sort O ensino da Psicologia Social: a opção preferencial pela concomitância teoria-prática
author Prette, Almir Del
author_facet Prette, Almir Del
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prette, Almir Del
description This paper presents a proposition of theory-practice concomitance to the Social Psychology teaching. It analyses the teacher's decisions concerning its implementation, describes the goals, contents and procedures of the subject. The proposition founds on considerations about the concept of learning in the subject, about the need to select a theoretical perspective among those of Social Psychology, and mainly about the concept of practice and the nature of its connection with theory, as a guide to select procedures.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46404
10.1590/S0103-863X1991000100007
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46404
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X1991000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46404/50160
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); n. 1 (1991); 53-59
Paidéia (Ribeirão Preto); No. 1 (1991); 53-59
Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 1 (1991); 53-59
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221832499953664