Analysis of social skills and functional characteristics of adolescents with cerebral Palsy
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
DOI: | 10.1590/1982-4327e3211 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198592 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo descrever o repertório de adolescentes com paralisia cerebral em relação às habilidades sociais e caracterizar seus níveis de função motora grossa, comunicação e atividades funcionais. Sendo um estudo analítico observacional, participaram 15 adolescentes com paralisia cerebral, cinco com e dez sem fala articulada. Utilizou-se: Formulário de Identificação; Inventário de Habilidades Sociais para Alunos Sem Fala Articulada; Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes; Sistema de Classificação da Função Motora Grossa Ampliado e Revisto; Sistema de Classificação da Função de Comunicação; Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade Testagem Computadorizada Adaptativa Versão Brasileira Adaptada. Com análise descritiva quanti/qualitativa, os resultados não indicaram diferença significativa no escore total entre os grupos, porém os participantes apresentam déficits no desenvolvimento. Os adolescentes sem fala articulada são motora e comunicativamente mais comprometidos. Estudos como este podem contribuir para a produção de conhecimentos nas áreas da psicologia, educação especial e Habilidades Sociais. |
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Analysis of social skills and functional characteristics of adolescents with cerebral PalsyAnálise de habilidades sociais e características funcionais de adolescentes com paralisia cerebralAnálisis de Habilidades Sociales y Características Funcionales de Adolescentes con Parálisis CerebralParalisia cerebralAdolescentesHabilidades sociaisParalisia cerebralAdolescentesHabilidades sociaisCerebral palsyAdolescentsSocial skillsEste estudo teve como objetivo descrever o repertório de adolescentes com paralisia cerebral em relação às habilidades sociais e caracterizar seus níveis de função motora grossa, comunicação e atividades funcionais. Sendo um estudo analítico observacional, participaram 15 adolescentes com paralisia cerebral, cinco com e dez sem fala articulada. Utilizou-se: Formulário de Identificação; Inventário de Habilidades Sociais para Alunos Sem Fala Articulada; Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes; Sistema de Classificação da Função Motora Grossa Ampliado e Revisto; Sistema de Classificação da Função de Comunicação; Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade Testagem Computadorizada Adaptativa Versão Brasileira Adaptada. Com análise descritiva quanti/qualitativa, os resultados não indicaram diferença significativa no escore total entre os grupos, porém os participantes apresentam déficits no desenvolvimento. Os adolescentes sem fala articulada são motora e comunicativamente mais comprometidos. Estudos como este podem contribuir para a produção de conhecimentos nas áreas da psicologia, educação especial e Habilidades Sociais.Este estudio tiene como objetivo describir el repertorio de adolescentes con parálisis cerebral en cuanto a las habilidades sociales y caracterizar sus niveles de función motora gruesa, comunicación y actividades funcionales. Este es un estudio observacional analítico, en el cual participaron 15 adolescentes con parálisis cerebral, cinco con lenguaje articulado y diez sin lenguaje articulado. Se utilizaron el formulario de identificación; el Inventario de Habilidades Sociales para Estudiantes sin Lenguaje Articulado; el Inventario de Habilidades Sociales para Adolescentes; el Sistema de Clasificación de la Función Motora Gruesa Ampliado y Revisado; el Sistema de Clasificación de Funciones de Comunicación; el Inventario de Evaluación Pediátrica de Discapacidad Pruebas Adaptativas Computarizadas Versión Brasileña Adaptada. Con base en el análisis descriptivo cuantitativo y cualitativo, los resultados no indicaron una diferencia significativa en el puntaje total entre los grupos, pero los participantes mostraron déficits de desarrollo. Los adolescentes sin lenguaje articulado son los más motores y más comprometidos comunicativamente. Estudios como este pueden contribuir a la producción de conocimiento en las áreas de psicología, educación especial y habilidades sociales.This study aims to describe the repertoire of adolescents with cerebral palsy in relation to social skills and to characterize their levels of gross motor function, communication, and functional activities. As an analytical observational study, 15 adolescents with cerebral palsy participated: five with articulated speech and ten without articulated speech. The instruments used were Identification Form; Social Skills Inventory for Students Without Articulated Speech; Social Skills Inventory for Adolescents; Expanded and Revised Gross Motor Function Classification System; Communication Function Classification System; and Pediatric Evaluation Disability Inventory Computer Adaptive Test – Adapted Brazilian Version. With quantitative and qualitative descriptive analysis, the results did not indicate a significant difference in the total score between groups, but the participants showed developmental deficits. Adolescents without articulated speech are more motor and communicatively compromised. Studies like this can contribute to the production of knowledge in the fields of Psychology, Special Education, and Social Skills.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2022-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/19859210.1590/1982-4327e3211Paidéia (Ribeirão Preto); v. 32 (2022); e3211Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 32 (2022); e3211Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 32 (2022); e32111982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198592/182700https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198592/182699http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Letícia Thays BessaLourenço, Gerusa Ferreira2022-06-03T20:15:13Zoai:revistas.usp.br:article/198592Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2022-06-03T20:15:13Paidéia (Ribeirão Preto. 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Este estudo teve como objetivo descrever o repertório de adolescentes com paralisia cerebral em relação às habilidades sociais e caracterizar seus níveis de função motora grossa, comunicação e atividades funcionais. Sendo um estudo analítico observacional, participaram 15 adolescentes com paralisia cerebral, cinco com e dez sem fala articulada. Utilizou-se: Formulário de Identificação; Inventário de Habilidades Sociais para Alunos Sem Fala Articulada; Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes; Sistema de Classificação da Função Motora Grossa Ampliado e Revisto; Sistema de Classificação da Função de Comunicação; Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade Testagem Computadorizada Adaptativa Versão Brasileira Adaptada. Com análise descritiva quanti/qualitativa, os resultados não indicaram diferença significativa no escore total entre os grupos, porém os participantes apresentam déficits no desenvolvimento. Os adolescentes sem fala articulada são motora e comunicativamente mais comprometidos. Estudos como este podem contribuir para a produção de conhecimentos nas áreas da psicologia, educação especial e Habilidades Sociais. |
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