Analysis of social skills and functional characteristics of adolescents with cerebral Palsy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Letícia Thays Bessa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lourenço, Gerusa Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
DOI: 10.1590/1982-4327e3211
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198592
Resumo: Este estudo teve como objetivo descrever o repertório de adolescentes com paralisia cerebral em relação às habilidades sociais e caracterizar seus níveis de função motora grossa, comunicação e atividades funcionais. Sendo um estudo analítico observacional, participaram 15 adolescentes com paralisia cerebral, cinco com e dez sem fala articulada. Utilizou-se: Formulário de Identificação; Inventário de Habilidades Sociais para Alunos Sem Fala Articulada; Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes; Sistema de Classificação da Função Motora Grossa Ampliado e Revisto; Sistema de Classificação da Função de Comunicação; Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade Testagem Computadorizada Adaptativa Versão Brasileira Adaptada. Com análise descritiva quanti/qualitativa, os resultados não indicaram diferença significativa no escore total entre os grupos, porém os participantes apresentam déficits no desenvolvimento. Os adolescentes sem fala articulada são motora e comunicativamente mais comprometidos. Estudos como este podem contribuir para a produção de conhecimentos nas áreas da psicologia, educação especial e Habilidades Sociais.
id USP-22_cfd4a7d88c52625e4960f1fe280ce6d0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/198592
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
spelling Analysis of social skills and functional characteristics of adolescents with cerebral PalsyAnálise de habilidades sociais e características funcionais de adolescentes com paralisia cerebralAnálisis de Habilidades Sociales y Características Funcionales de Adolescentes con Parálisis CerebralParalisia cerebralAdolescentesHabilidades sociaisParalisia cerebralAdolescentesHabilidades sociaisCerebral palsyAdolescentsSocial skillsEste estudo teve como objetivo descrever o repertório de adolescentes com paralisia cerebral em relação às habilidades sociais e caracterizar seus níveis de função motora grossa, comunicação e atividades funcionais. Sendo um estudo analítico observacional, participaram 15 adolescentes com paralisia cerebral, cinco com e dez sem fala articulada. Utilizou-se: Formulário de Identificação; Inventário de Habilidades Sociais para Alunos Sem Fala Articulada; Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes; Sistema de Classificação da Função Motora Grossa Ampliado e Revisto; Sistema de Classificação da Função de Comunicação; Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade Testagem Computadorizada Adaptativa Versão Brasileira Adaptada. Com análise descritiva quanti/qualitativa, os resultados não indicaram diferença significativa no escore total entre os grupos, porém os participantes apresentam déficits no desenvolvimento. Os adolescentes sem fala articulada são motora e comunicativamente mais comprometidos. Estudos como este podem contribuir para a produção de conhecimentos nas áreas da psicologia, educação especial e Habilidades Sociais.Este estudio tiene como objetivo describir el repertorio de adolescentes con parálisis cerebral en cuanto a las habilidades sociales y caracterizar sus niveles de función motora gruesa, comunicación y actividades funcionales. Este es un estudio observacional analítico, en el cual participaron 15 adolescentes con parálisis cerebral, cinco con lenguaje articulado y diez sin lenguaje articulado. Se utilizaron el formulario de identificación; el Inventario de Habilidades Sociales para Estudiantes sin Lenguaje Articulado; el Inventario de Habilidades Sociales para Adolescentes; el Sistema de Clasificación de la Función Motora Gruesa Ampliado y Revisado; el Sistema de Clasificación de Funciones de Comunicación; el Inventario de Evaluación Pediátrica de Discapacidad Pruebas Adaptativas Computarizadas Versión Brasileña Adaptada. Con base en el análisis descriptivo cuantitativo y cualitativo, los resultados no indicaron una diferencia significativa en el puntaje total entre los grupos, pero los participantes mostraron déficits de desarrollo. Los adolescentes sin lenguaje articulado son los más motores y más comprometidos comunicativamente. Estudios como este pueden contribuir a la producción de conocimiento en las áreas de psicología, educación especial y habilidades sociales.This study aims to describe the repertoire of adolescents with cerebral palsy in relation to social skills and to characterize their levels of gross motor function, communication, and functional activities. As an analytical observational study, 15 adolescents with cerebral palsy participated: five with articulated speech and ten without articulated speech. The instruments used were Identification Form; Social Skills Inventory for Students Without Articulated Speech; Social Skills Inventory for Adolescents; Expanded and Revised Gross Motor Function Classification System; Communication Function Classification System; and Pediatric Evaluation Disability Inventory Computer Adaptive Test – Adapted Brazilian Version. With quantitative and qualitative descriptive analysis, the results did not indicate a significant difference in the total score between groups, but the participants showed developmental deficits. Adolescents without articulated speech are more motor and communicatively compromised. Studies like this can contribute to the production of knowledge in the fields of Psychology, Special Education, and Social Skills.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2022-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/19859210.1590/1982-4327e3211Paidéia (Ribeirão Preto); v. 32 (2022); e3211Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 32 (2022); e3211Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 32 (2022); e32111982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198592/182700https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198592/182699http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Letícia Thays BessaLourenço, Gerusa Ferreira2022-06-03T20:15:13Zoai:revistas.usp.br:article/198592Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2022-06-03T20:15:13Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Analysis of social skills and functional characteristics of adolescents with cerebral Palsy
Análise de habilidades sociais e características funcionais de adolescentes com paralisia cerebral
Análisis de Habilidades Sociales y Características Funcionales de Adolescentes con Parálisis Cerebral
title Analysis of social skills and functional characteristics of adolescents with cerebral Palsy
spellingShingle Analysis of social skills and functional characteristics of adolescents with cerebral Palsy
Analysis of social skills and functional characteristics of adolescents with cerebral Palsy
Silva, Letícia Thays Bessa
Paralisia cerebral
Adolescentes
Habilidades sociais
Paralisia cerebral
Adolescentes
Habilidades sociais
Cerebral palsy
Adolescents
Social skills
Silva, Letícia Thays Bessa
Paralisia cerebral
Adolescentes
Habilidades sociais
Paralisia cerebral
Adolescentes
Habilidades sociais
Cerebral palsy
Adolescents
Social skills
title_short Analysis of social skills and functional characteristics of adolescents with cerebral Palsy
title_full Analysis of social skills and functional characteristics of adolescents with cerebral Palsy
title_fullStr Analysis of social skills and functional characteristics of adolescents with cerebral Palsy
Analysis of social skills and functional characteristics of adolescents with cerebral Palsy
title_full_unstemmed Analysis of social skills and functional characteristics of adolescents with cerebral Palsy
Analysis of social skills and functional characteristics of adolescents with cerebral Palsy
title_sort Analysis of social skills and functional characteristics of adolescents with cerebral Palsy
author Silva, Letícia Thays Bessa
author_facet Silva, Letícia Thays Bessa
Silva, Letícia Thays Bessa
Lourenço, Gerusa Ferreira
Lourenço, Gerusa Ferreira
author_role author
author2 Lourenço, Gerusa Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Letícia Thays Bessa
Lourenço, Gerusa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Paralisia cerebral
Adolescentes
Habilidades sociais
Paralisia cerebral
Adolescentes
Habilidades sociais
Cerebral palsy
Adolescents
Social skills
topic Paralisia cerebral
Adolescentes
Habilidades sociais
Paralisia cerebral
Adolescentes
Habilidades sociais
Cerebral palsy
Adolescents
Social skills
description Este estudo teve como objetivo descrever o repertório de adolescentes com paralisia cerebral em relação às habilidades sociais e caracterizar seus níveis de função motora grossa, comunicação e atividades funcionais. Sendo um estudo analítico observacional, participaram 15 adolescentes com paralisia cerebral, cinco com e dez sem fala articulada. Utilizou-se: Formulário de Identificação; Inventário de Habilidades Sociais para Alunos Sem Fala Articulada; Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes; Sistema de Classificação da Função Motora Grossa Ampliado e Revisto; Sistema de Classificação da Função de Comunicação; Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade Testagem Computadorizada Adaptativa Versão Brasileira Adaptada. Com análise descritiva quanti/qualitativa, os resultados não indicaram diferença significativa no escore total entre os grupos, porém os participantes apresentam déficits no desenvolvimento. Os adolescentes sem fala articulada são motora e comunicativamente mais comprometidos. Estudos como este podem contribuir para a produção de conhecimentos nas áreas da psicologia, educação especial e Habilidades Sociais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198592
10.1590/1982-4327e3211
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198592
identifier_str_mv 10.1590/1982-4327e3211
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198592/182700
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/198592/182699
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 32 (2022); e3211
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 32 (2022); e3211
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 32 (2022); e3211
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1822181723916468224
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/1982-4327e3211