Avaliação da Satisfação dos Pacientes, Familiares e Profissionais com um Serviço de Saúde Mental
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/115181 |
Resumo: | Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) visam o tratamento de pessoas com transtornos psiquiátricos e sua reinserção na comunidade. As avaliações destes serviços são importantes para a manutenção da sua qualidade. Este estudo avaliou a satisfação de 84 pacientes, 84 familiares e 67 profissionais com um CAPS III. Foram realizadas entrevistas individuais estruturadas, com aplicação das Escalas de Satisfação com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR) e questionários sociodemográficos. Os escores globais de satisfação foram elevados para os familiares e moderados para os pacientes e profissionais. Os familiares estavam satisfeitos com todas as dimensões do serviço, os pacientes com a dimensão do acolhimento e os profissionais com o relacionamento entre colegas no trabalho. Pacientes e profissionais estavam insatisfeitos com a infraestrutura e os profissionais com as condições de trabalho. Os resultados apontaram para a necessidade de investimentos em infraestrutura e a melhoria das condições de trabalho dos profissionais. |
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Avaliação da Satisfação dos Pacientes, Familiares e Profissionais com um Serviço de Saúde Mental Evaluación de la Satisfacción de los Pacientes, Familiares y Profesionales con un Servicio de Salud Mental Assessment of Patient, Family and Staff Satisfaction in a Mental Health Service Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) visam o tratamento de pessoas com transtornos psiquiátricos e sua reinserção na comunidade. As avaliações destes serviços são importantes para a manutenção da sua qualidade. Este estudo avaliou a satisfação de 84 pacientes, 84 familiares e 67 profissionais com um CAPS III. Foram realizadas entrevistas individuais estruturadas, com aplicação das Escalas de Satisfação com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR) e questionários sociodemográficos. Os escores globais de satisfação foram elevados para os familiares e moderados para os pacientes e profissionais. Os familiares estavam satisfeitos com todas as dimensões do serviço, os pacientes com a dimensão do acolhimento e os profissionais com o relacionamento entre colegas no trabalho. Pacientes e profissionais estavam insatisfeitos com a infraestrutura e os profissionais com as condições de trabalho. Os resultados apontaram para a necessidade de investimentos em infraestrutura e a melhoria das condições de trabalho dos profissionais. Los Centros de Atención Psicosocial (CAPS) son servicios comunitarios para el tratamiento de las personas con trastornos psiquiátricos e su integración en la comunidad. Las evaluaciones de estos servicios son importantes para mantener la calidad. Evaluó la satisfacción de 84 pacientes, 84 familiares y 67 profesionales de un centro de referencia en salud mental (CAPS III). Fueron realizadas entrevistas individuales estructuradas, con aplicación de las Escalas de Satisfacción con El Servicio de Salud Mental (SATIS-BR) y cuestionarios sociodemográficos. Los escores globais foram altos para os familiares e moderados para los pacientes e profesionales. Los familiares estaban satisfechos con todas las dimensiones del servicio, los pacientes estaban satisfechos con la acogida y los profesionales con la relación entre compañeras en el trabajo. Los pacientes e profesionales estaban insatisfechos con la infraestrutura y los profesionales con las condiciones de trabajo. Los resultados mostraron la necesidad de inversiones en infraestructura de los serviços y la mejora de las condiciones de trabajo. Psychosocial Care Centers (CAPS) provide care to people with psychiatric disorders and aim to reinsert them into the community. Assessing these services is important to maintaining quality. This study assessed the satisfaction level of 84 patients, 84 family caregivers and 67 professionals from a large center of mental health care center (CAPS-III). Structured interviews were individually held by applying the Satisfaction with Mental Health Services Scales (SATIS-BR) and socio-demographic questionnaires. Overall scores were high for family caregivers and moderate for the patients and professionals. The family caregivers were satisfied with all the service's dimensions; patients were satisfied with help received, and professionals were satisfied with their relationships with co-workers. Patients were dissatisfied with the service's infrastructure, while professionals were dissatisfied with working conditions and infrastructure. The results indicate a need for investment in the service's infrastructure and to improve working conditions. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/11518110.1590/1982-43272664201612Paidéia (Ribeirão Preto); v. 26 n. 64 (2016); 245-253Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 26 No. 64 (2016); 245-253Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 26 Núm. 64 (2016); 245-2531982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/115181/112882Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessResende, Kênia Izabel David Silva deBandeira, MarinaOliveira, Daniela Carine Ramires2016-05-06T17:21:49Zoai:revistas.usp.br:article/115181Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2016-05-06T17:21:49Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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