Eficácia de um programa de intervenção precoce com bebês pré-termo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Formiga, Cibelle Kayenne
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Pedrazzani, Elisete Silva, Silva, Fernanda Pereira dos Santos, Lima, Carolina Daniela de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
DOI: 10.1590/S0103-863X2004000300006
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6196
Resumo: The aim of this study was to assess the effectiveness of an intervention program with and without the mothers' training in the development of preterm infants. The participants were 08 preterm infants and their mothers who have been participating in the Intervention and Follow-up Service of Risk Infant in the city of São Carlos, SP. The participants were divided in two groups: 04 infants participated on the intervention group with mothers' orientation and training (experimental group - EG) and 04 infants participated of the intervention group without mothers' orientation and training (control group - CG). The preterm were assessed through Operational Portage Inventory for four months, considering the following areas: infant stimulation, social development, cognition, language, self-care and motor development. The data were then submitted to the regression analysis. The results demonstrated that the EG obtained a larger evolution of the appraised behaviors than the CG one.
id USP-22_df62c902f8aabdf70ac7f23cc418944b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/6196
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
spelling Eficácia de um programa de intervenção precoce com bebês pré-termo Effectiveness of the early intervention program with preterm infants bebê pré-termodesenvolvimentointervenção precocemãespreterm infantdevelopmentearly interventionmothers The aim of this study was to assess the effectiveness of an intervention program with and without the mothers' training in the development of preterm infants. The participants were 08 preterm infants and their mothers who have been participating in the Intervention and Follow-up Service of Risk Infant in the city of São Carlos, SP. The participants were divided in two groups: 04 infants participated on the intervention group with mothers' orientation and training (experimental group - EG) and 04 infants participated of the intervention group without mothers' orientation and training (control group - CG). The preterm were assessed through Operational Portage Inventory for four months, considering the following areas: infant stimulation, social development, cognition, language, self-care and motor development. The data were then submitted to the regression analysis. The results demonstrated that the EG obtained a larger evolution of the appraised behaviors than the CG one. O presente estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de um programa de intervenção, com e sem treinamento das mães, no desenvolvimento de bebês pré-termo. Participaram do estudo 08 bebês pré-termo e suas mães, oriundos do Serviço de Acompanhamento e Intervenção em Bebês de Risco da cidade de São Carlos, SP. Os participantes foram divididos em dois grupos: 04 bebês participaram do grupo intervenção com orientação e treinamento das mães (grupo experimental - GE) e 04 bebês participaram do grupo intervenção sem orientação e treinamento das mães (grupo controle - GC). Os bebês foram avaliados pelo Inventário Portage, operacionalizado por um período de quatro meses, considerando as seguintes áreas: estimulação infantil, socialização, cognição, linguagem, autocuidados e desenvolvimento motor. Os dados foram submetidos à análise de regressão. Os resultados demonstraram que os bebês do GE obtiveram maior evolução dos comportamentos avaliados em relação ao GC. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/619610.1590/S0103-863X2004000300006Paidéia (Ribeirão Preto); v. 14 n. 29 (2004); 301-311 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 14 No. 29 (2004); 301-311 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 14 Núm. 29 (2004); 301-311 1982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6196/7727Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessFormiga, Cibelle KayennePedrazzani, Elisete SilvaSilva, Fernanda Pereira dos SantosLima, Carolina Daniela de2012-04-30T01:48:41Zoai:revistas.usp.br:article/6196Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-04-30T01:48:41Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficácia de um programa de intervenção precoce com bebês pré-termo
Effectiveness of the early intervention program with preterm infants
title Eficácia de um programa de intervenção precoce com bebês pré-termo
spellingShingle Eficácia de um programa de intervenção precoce com bebês pré-termo
Eficácia de um programa de intervenção precoce com bebês pré-termo
Formiga, Cibelle Kayenne
bebê pré-termo
desenvolvimento
intervenção precoce
mães
preterm infant
development
early intervention
mothers
Formiga, Cibelle Kayenne
bebê pré-termo
desenvolvimento
intervenção precoce
mães
preterm infant
development
early intervention
mothers
title_short Eficácia de um programa de intervenção precoce com bebês pré-termo
title_full Eficácia de um programa de intervenção precoce com bebês pré-termo
title_fullStr Eficácia de um programa de intervenção precoce com bebês pré-termo
Eficácia de um programa de intervenção precoce com bebês pré-termo
title_full_unstemmed Eficácia de um programa de intervenção precoce com bebês pré-termo
Eficácia de um programa de intervenção precoce com bebês pré-termo
title_sort Eficácia de um programa de intervenção precoce com bebês pré-termo
author Formiga, Cibelle Kayenne
author_facet Formiga, Cibelle Kayenne
Formiga, Cibelle Kayenne
Pedrazzani, Elisete Silva
Silva, Fernanda Pereira dos Santos
Lima, Carolina Daniela de
Pedrazzani, Elisete Silva
Silva, Fernanda Pereira dos Santos
Lima, Carolina Daniela de
author_role author
author2 Pedrazzani, Elisete Silva
Silva, Fernanda Pereira dos Santos
Lima, Carolina Daniela de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Formiga, Cibelle Kayenne
Pedrazzani, Elisete Silva
Silva, Fernanda Pereira dos Santos
Lima, Carolina Daniela de
dc.subject.por.fl_str_mv bebê pré-termo
desenvolvimento
intervenção precoce
mães
preterm infant
development
early intervention
mothers
topic bebê pré-termo
desenvolvimento
intervenção precoce
mães
preterm infant
development
early intervention
mothers
description The aim of this study was to assess the effectiveness of an intervention program with and without the mothers' training in the development of preterm infants. The participants were 08 preterm infants and their mothers who have been participating in the Intervention and Follow-up Service of Risk Infant in the city of São Carlos, SP. The participants were divided in two groups: 04 infants participated on the intervention group with mothers' orientation and training (experimental group - EG) and 04 infants participated of the intervention group without mothers' orientation and training (control group - CG). The preterm were assessed through Operational Portage Inventory for four months, considering the following areas: infant stimulation, social development, cognition, language, self-care and motor development. The data were then submitted to the regression analysis. The results demonstrated that the EG obtained a larger evolution of the appraised behaviors than the CG one.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6196
10.1590/S0103-863X2004000300006
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6196
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X2004000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6196/7727
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 14 n. 29 (2004); 301-311
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 14 No. 29 (2004); 301-311
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 14 Núm. 29 (2004); 301-311
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1822179003162689537
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-863X2004000300006