Avaliação cognitiva de crianças com dificuldades de aprendizagem: precisão do teste de Goodenough (1926) e da EMMC (1993)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46643 |
Resumo: | A confiabilidade nos resultados dos testes intelectuais tem sido investigada através de teste-reteste com breves intervalos de tempo, questionando-se sua efetiva estabilidade diante das mudanças sócio-culturais das últimas décadas. Neste estudo investigou-se a estabilidade temporal, após longo intervalo entre teste-reteste, do Teste de Goodenough (1926/1964) e da Escala de Maturidade Mental Colúmbia (EMMC, 1972/1993). Foram avaliados 60 alunos (ambos os sexos) de escola pública de ensino fundamental de sete a nove anos, com dificuldades de aprendizagem. Os testes foram aplicados, individualmente, na própria escola, com intervalo de seis meses entre teste-reteste. Foi encontrado índice de correlação de 0.631 entre pontos brutos nas duas aplicações do Teste de Goodenough. Em relação a EMMC (1972/1993) foi encontrado índice de correlação de 0.608 entre resultados padrão por idade das duas testagens. Os resultados apontaram razoável estabilidade dos dados, oferecendo confiabilidade técnica na avaliação cognitiva infantil. |
id |
USP-22_e1f1b6b1bcaab10ca0c1a5012fcee484 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/46643 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação cognitiva de crianças com dificuldades de aprendizagem: precisão do teste de Goodenough (1926) e da EMMC (1993)Reliability of Goodenough test (1926) and CMMS (1993) in cognitive assessment of children with learning difficultiesGoodenough TestColumbia Maturity Mental Scale (CMMS)ReliabilityTeste de GoodenoughEscala de Maturidade Mental ColúmbiaFidedignidadeA confiabilidade nos resultados dos testes intelectuais tem sido investigada através de teste-reteste com breves intervalos de tempo, questionando-se sua efetiva estabilidade diante das mudanças sócio-culturais das últimas décadas. Neste estudo investigou-se a estabilidade temporal, após longo intervalo entre teste-reteste, do Teste de Goodenough (1926/1964) e da Escala de Maturidade Mental Colúmbia (EMMC, 1972/1993). Foram avaliados 60 alunos (ambos os sexos) de escola pública de ensino fundamental de sete a nove anos, com dificuldades de aprendizagem. Os testes foram aplicados, individualmente, na própria escola, com intervalo de seis meses entre teste-reteste. Foi encontrado índice de correlação de 0.631 entre pontos brutos nas duas aplicações do Teste de Goodenough. Em relação a EMMC (1972/1993) foi encontrado índice de correlação de 0.608 entre resultados padrão por idade das duas testagens. Os resultados apontaram razoável estabilidade dos dados, oferecendo confiabilidade técnica na avaliação cognitiva infantil.The reliability of intellectual test results has been investigated by test-retest assessment at short intervals, which leads to doubts about its effective stability, mainly because of the intensity and quickness of socio-cultural and environmental changes in the last decades. This study has aimed at investigating the temporal stability, after a long interval between test-retest, through Goodenough Test (1926/1964) and the Columbia Maturity Mental Scale (CMMS, 1972/1993). We have assessed 60 students (both sexes) at a primary state school, from seven to nine years old, presented learning difficulties. The tests were applied, individually, in two occasions, with an interval of six months between test-retest. It was found a correlation index of 0.631 between the whole scores obtained in two Goodenough Tests (1926/1964) applied. Concerning the CMMS (1972/1993) it was found a correlation index of 0.608 between the age standard results. The indexes obtained have suggested reasonable stability of data, offering technical reliability of children's cognitive assessment.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/4664310.1590/S0103-863X2002000200008Paidéia (Ribeirão Preto); v. 12 n. 23 (2002); 105-112Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 12 No. 23 (2002); 105-112Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 12 Núm. 23 (2002); 105-1121982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46643/50399Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Susi LippiPasian, Sonia ReginaFranco, Maria Aparecida PaivaPanosso, Ivana ReginaViana, Araguacy BrazilOliveira, Daniela Andrea de2012-10-30T18:29:08Zoai:revistas.usp.br:article/46643Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-10-30T18:29:08Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação cognitiva de crianças com dificuldades de aprendizagem: precisão do teste de Goodenough (1926) e da EMMC (1993) Reliability of Goodenough test (1926) and CMMS (1993) in cognitive assessment of children with learning difficulties |
title |
Avaliação cognitiva de crianças com dificuldades de aprendizagem: precisão do teste de Goodenough (1926) e da EMMC (1993) |
spellingShingle |
Avaliação cognitiva de crianças com dificuldades de aprendizagem: precisão do teste de Goodenough (1926) e da EMMC (1993) Marques, Susi Lippi Goodenough Test Columbia Maturity Mental Scale (CMMS) Reliability Teste de Goodenough Escala de Maturidade Mental Colúmbia Fidedignidade |
title_short |
Avaliação cognitiva de crianças com dificuldades de aprendizagem: precisão do teste de Goodenough (1926) e da EMMC (1993) |
title_full |
Avaliação cognitiva de crianças com dificuldades de aprendizagem: precisão do teste de Goodenough (1926) e da EMMC (1993) |
title_fullStr |
Avaliação cognitiva de crianças com dificuldades de aprendizagem: precisão do teste de Goodenough (1926) e da EMMC (1993) |
title_full_unstemmed |
Avaliação cognitiva de crianças com dificuldades de aprendizagem: precisão do teste de Goodenough (1926) e da EMMC (1993) |
title_sort |
Avaliação cognitiva de crianças com dificuldades de aprendizagem: precisão do teste de Goodenough (1926) e da EMMC (1993) |
author |
Marques, Susi Lippi |
author_facet |
Marques, Susi Lippi Pasian, Sonia Regina Franco, Maria Aparecida Paiva Panosso, Ivana Regina Viana, Araguacy Brazil Oliveira, Daniela Andrea de |
author_role |
author |
author2 |
Pasian, Sonia Regina Franco, Maria Aparecida Paiva Panosso, Ivana Regina Viana, Araguacy Brazil Oliveira, Daniela Andrea de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Susi Lippi Pasian, Sonia Regina Franco, Maria Aparecida Paiva Panosso, Ivana Regina Viana, Araguacy Brazil Oliveira, Daniela Andrea de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Goodenough Test Columbia Maturity Mental Scale (CMMS) Reliability Teste de Goodenough Escala de Maturidade Mental Colúmbia Fidedignidade |
topic |
Goodenough Test Columbia Maturity Mental Scale (CMMS) Reliability Teste de Goodenough Escala de Maturidade Mental Colúmbia Fidedignidade |
description |
A confiabilidade nos resultados dos testes intelectuais tem sido investigada através de teste-reteste com breves intervalos de tempo, questionando-se sua efetiva estabilidade diante das mudanças sócio-culturais das últimas décadas. Neste estudo investigou-se a estabilidade temporal, após longo intervalo entre teste-reteste, do Teste de Goodenough (1926/1964) e da Escala de Maturidade Mental Colúmbia (EMMC, 1972/1993). Foram avaliados 60 alunos (ambos os sexos) de escola pública de ensino fundamental de sete a nove anos, com dificuldades de aprendizagem. Os testes foram aplicados, individualmente, na própria escola, com intervalo de seis meses entre teste-reteste. Foi encontrado índice de correlação de 0.631 entre pontos brutos nas duas aplicações do Teste de Goodenough. Em relação a EMMC (1972/1993) foi encontrado índice de correlação de 0.608 entre resultados padrão por idade das duas testagens. Os resultados apontaram razoável estabilidade dos dados, oferecendo confiabilidade técnica na avaliação cognitiva infantil. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46643 10.1590/S0103-863X2002000200008 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46643 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-863X2002000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46643/50399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 12 n. 23 (2002); 105-112 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 12 No. 23 (2002); 105-112 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 12 Núm. 23 (2002); 105-112 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221833634512896 |