Nomeacao de Estimulos Novos a Partir da Selecao por Exclusao

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Aline Roberta Aceituno da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Grisante, Priscila Crespilho, Domeniconi, Camila, Rose, Julio Cesar Coelho de, Souza, Deisy das Gracas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/75832
Resumo: O responder por exclusão em tarefas de escolha de acordo com o modelo é um dos padrões mais robustos do comportamento humano. Contudo, uma única resposta por exclusão não assegura a aprendizagem da relação arbitrária entre dois estímulos. O presente estudo teve por objetivo investigar a quantidade de exposição necessária até que oito pré-escolares nomeassem duas figuras novas emparelhadas, por exclusão, a palavras novas. Após o estabelecimento de uma linha de base de emparelhamentos entre figuras e palavras ditadas, duas palavras novas eram introduzidas em sondas de exclusão. Em cada sonda, uma palavra nova era ditada e uma figura nova era apresentada entre outras figuras definidas experimentalmente. Sondas em tarefas de emparelhamento e de nomeação das figuras mostraram aprendizagem das relações condicionais e emergência da nomeação depois de três a 10 tentativas de exclusão. A nomeação correta tendeu a ocorrer de forma mais regular quando a fase de ensino estabeleceu controle de estímulos por seleção.
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