The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6394 |
Resumo: | Em termos gerais, a FSC tem sido usada para caracterizar o desenvolvimento da percepção visual da forma de crianças. O objetivo do presente estudo foi mensurar e comparar curvas de sensibilidade ao contraste para estímulos radiais (FSCr) e grades senoidais (FSC) em crianças pré-escolares com o método psicofísico da escolha forçada- senoidais de 0,25; 0,5; 1 e 2 cpg em crianças pré-escolares (4 e 5 anos) e adultos jovens com o método psicofísico da escolha forçada. Participaram 15 voluntários com a acuidade visual normal ou corrigida distribuídos igualmente nas três faixas etárias. Os resultados mostraram que a sensibilidade melhora com o desenvolvimento e que a sensibilidade de todos os participantes foi maior para as grades senoidais do que para as freqüências radiais. Estes resultados sugerem que os estímulos radiais e as grades senoidais são processados por áreas visuais diferentes. |
id |
USP-22_eef56347b966cc18e6c649f4542021b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/6394 |
network_acronym_str |
USP-22 |
network_name_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children A sensibilidade ao contraste em crianças pré-escolares para padrões distintos sensibilidade ao contrastecrianças pré-Escolaresfreqüências espaciaisfreqüências radiaismétodo da escolha forçadacontrast sensitivitypreschool childrenspatial frequencyradial frequencyforced-choice staircase method Em termos gerais, a FSC tem sido usada para caracterizar o desenvolvimento da percepção visual da forma de crianças. O objetivo do presente estudo foi mensurar e comparar curvas de sensibilidade ao contraste para estímulos radiais (FSCr) e grades senoidais (FSC) em crianças pré-escolares com o método psicofísico da escolha forçada- senoidais de 0,25; 0,5; 1 e 2 cpg em crianças pré-escolares (4 e 5 anos) e adultos jovens com o método psicofísico da escolha forçada. Participaram 15 voluntários com a acuidade visual normal ou corrigida distribuídos igualmente nas três faixas etárias. Os resultados mostraram que a sensibilidade melhora com o desenvolvimento e que a sensibilidade de todos os participantes foi maior para as grades senoidais do que para as freqüências radiais. Estes resultados sugerem que os estímulos radiais e as grades senoidais são processados por áreas visuais diferentes. In general the FSC is used to characterise the development of the visual perception of material by children. The aim of the present work was to mensure and compare contrast the sensitivity curves to differ then of the radical stimuly (FSCr) and sine-wave gratings (FSC) in pré-school children, usind the psychophysical method of choice-forced for radial and sine-wave gratings stimuli of 0.25; 0.5; 1 and 2 cpd in 4-5 yearold preschool children and young adults using the psychophysical forced-choice staircase method. Fifteen volunteers with corrected-to-normal visual acuity, five in each age range, participated in the experiments. The results showed that the sensitivity improves with the development and that in for all participants the sensitivity was higher for sine-wave gratings than the radial frequencies. These results suggest that the radial and the sine-wave gratings stimuli are processed by different visual areas. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/639410.1590/S0103-863X2006000200010Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 34 (2006); 225-228 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 34 (2006); 225-228 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 34 (2006); 225-228 1982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6394/7865Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Valtenice de Cássia Rodrigues de MatosSantos, Natanael Antonio dos2012-05-01T02:27:06Zoai:revistas.usp.br:article/6394Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-05-01T02:27:06Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children A sensibilidade ao contraste em crianças pré-escolares para padrões distintos |
title |
The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children |
spellingShingle |
The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children França, Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos sensibilidade ao contraste crianças pré-Escolares freqüências espaciais freqüências radiais método da escolha forçada contrast sensitivity preschool children spatial frequency radial frequency forced-choice staircase method |
title_short |
The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children |
title_full |
The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children |
title_fullStr |
The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children |
title_full_unstemmed |
The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children |
title_sort |
The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children |
author |
França, Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos |
author_facet |
França, Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos Santos, Natanael Antonio dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Natanael Antonio dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos Santos, Natanael Antonio dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sensibilidade ao contraste crianças pré-Escolares freqüências espaciais freqüências radiais método da escolha forçada contrast sensitivity preschool children spatial frequency radial frequency forced-choice staircase method |
topic |
sensibilidade ao contraste crianças pré-Escolares freqüências espaciais freqüências radiais método da escolha forçada contrast sensitivity preschool children spatial frequency radial frequency forced-choice staircase method |
description |
Em termos gerais, a FSC tem sido usada para caracterizar o desenvolvimento da percepção visual da forma de crianças. O objetivo do presente estudo foi mensurar e comparar curvas de sensibilidade ao contraste para estímulos radiais (FSCr) e grades senoidais (FSC) em crianças pré-escolares com o método psicofísico da escolha forçada- senoidais de 0,25; 0,5; 1 e 2 cpg em crianças pré-escolares (4 e 5 anos) e adultos jovens com o método psicofísico da escolha forçada. Participaram 15 voluntários com a acuidade visual normal ou corrigida distribuídos igualmente nas três faixas etárias. Os resultados mostraram que a sensibilidade melhora com o desenvolvimento e que a sensibilidade de todos os participantes foi maior para as grades senoidais do que para as freqüências radiais. Estes resultados sugerem que os estímulos radiais e as grades senoidais são processados por áreas visuais diferentes. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6394 10.1590/S0103-863X2006000200010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6394 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0103-863X2006000200010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6394/7865 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 34 (2006); 225-228 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 34 (2006); 225-228 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 34 (2006); 225-228 1982-4327 0103-863X reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
collection |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||paideia@usp.br |
_version_ |
1800221831128416256 |