The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Santos, Natanael Antonio dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6394
Resumo: Em termos gerais, a FSC tem sido usada para caracterizar o desenvolvimento da percepção visual da forma de crianças. O objetivo do presente estudo foi mensurar e comparar curvas de sensibilidade ao contraste para estímulos radiais (FSCr) e grades senoidais (FSC) em crianças pré-escolares com o método psicofísico da escolha forçada- senoidais de 0,25; 0,5; 1 e 2 cpg em crianças pré-escolares (4 e 5 anos) e adultos jovens com o método psicofísico da escolha forçada. Participaram 15 voluntários com a acuidade visual normal ou corrigida distribuídos igualmente nas três faixas etárias. Os resultados mostraram que a sensibilidade melhora com o desenvolvimento e que a sensibilidade de todos os participantes foi maior para as grades senoidais do que para as freqüências radiais. Estes resultados sugerem que os estímulos radiais e as grades senoidais são processados por áreas visuais diferentes.
id USP-22_eef56347b966cc18e6c649f4542021b7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/6394
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children A sensibilidade ao contraste em crianças pré-escolares para padrões distintos sensibilidade ao contrastecrianças pré-Escolaresfreqüências espaciaisfreqüências radiaismétodo da escolha forçadacontrast sensitivitypreschool childrenspatial frequencyradial frequencyforced-choice staircase method Em termos gerais, a FSC tem sido usada para caracterizar o desenvolvimento da percepção visual da forma de crianças. O objetivo do presente estudo foi mensurar e comparar curvas de sensibilidade ao contraste para estímulos radiais (FSCr) e grades senoidais (FSC) em crianças pré-escolares com o método psicofísico da escolha forçada- senoidais de 0,25; 0,5; 1 e 2 cpg em crianças pré-escolares (4 e 5 anos) e adultos jovens com o método psicofísico da escolha forçada. Participaram 15 voluntários com a acuidade visual normal ou corrigida distribuídos igualmente nas três faixas etárias. Os resultados mostraram que a sensibilidade melhora com o desenvolvimento e que a sensibilidade de todos os participantes foi maior para as grades senoidais do que para as freqüências radiais. Estes resultados sugerem que os estímulos radiais e as grades senoidais são processados por áreas visuais diferentes. In general the FSC is used to characterise the development of the visual perception of material by children. The aim of the present work was to mensure and compare contrast the sensitivity curves to differ then of the radical stimuly (FSCr) and sine-wave gratings (FSC) in pré-school children, usind the psychophysical method of choice-forced for radial and sine-wave gratings stimuli of 0.25; 0.5; 1 and 2 cpd in 4-5 yearold preschool children and young adults using the psychophysical forced-choice staircase method. Fifteen volunteers with corrected-to-normal visual acuity, five in each age range, participated in the experiments. The results showed that the sensitivity improves with the development and that in for all participants the sensitivity was higher for sine-wave gratings than the radial frequencies. These results suggest that the radial and the sine-wave gratings stimuli are processed by different visual areas. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/639410.1590/S0103-863X2006000200010Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 34 (2006); 225-228 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 34 (2006); 225-228 Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 34 (2006); 225-228 1982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6394/7865Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Valtenice de Cássia Rodrigues de MatosSantos, Natanael Antonio dos2012-05-01T02:27:06Zoai:revistas.usp.br:article/6394Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-05-01T02:27:06Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children
A sensibilidade ao contraste em crianças pré-escolares para padrões distintos
title The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children
spellingShingle The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children
França, Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos
sensibilidade ao contraste
crianças pré-Escolares
freqüências espaciais
freqüências radiais
método da escolha forçada
contrast sensitivity
preschool children
spatial frequency
radial frequency
forced-choice staircase method
title_short The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children
title_full The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children
title_fullStr The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children
title_full_unstemmed The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children
title_sort The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children
author França, Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos
author_facet França, Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos
Santos, Natanael Antonio dos
author_role author
author2 Santos, Natanael Antonio dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos
Santos, Natanael Antonio dos
dc.subject.por.fl_str_mv sensibilidade ao contraste
crianças pré-Escolares
freqüências espaciais
freqüências radiais
método da escolha forçada
contrast sensitivity
preschool children
spatial frequency
radial frequency
forced-choice staircase method
topic sensibilidade ao contraste
crianças pré-Escolares
freqüências espaciais
freqüências radiais
método da escolha forçada
contrast sensitivity
preschool children
spatial frequency
radial frequency
forced-choice staircase method
description Em termos gerais, a FSC tem sido usada para caracterizar o desenvolvimento da percepção visual da forma de crianças. O objetivo do presente estudo foi mensurar e comparar curvas de sensibilidade ao contraste para estímulos radiais (FSCr) e grades senoidais (FSC) em crianças pré-escolares com o método psicofísico da escolha forçada- senoidais de 0,25; 0,5; 1 e 2 cpg em crianças pré-escolares (4 e 5 anos) e adultos jovens com o método psicofísico da escolha forçada. Participaram 15 voluntários com a acuidade visual normal ou corrigida distribuídos igualmente nas três faixas etárias. Os resultados mostraram que a sensibilidade melhora com o desenvolvimento e que a sensibilidade de todos os participantes foi maior para as grades senoidais do que para as freqüências radiais. Estes resultados sugerem que os estímulos radiais e as grades senoidais são processados por áreas visuais diferentes.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6394
10.1590/S0103-863X2006000200010
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6394
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X2006000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/6394/7865
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 16 n. 34 (2006); 225-228
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 No. 34 (2006); 225-228
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 16 Núm. 34 (2006); 225-228
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221831128416256