A aprendizagem teórico-vivencial: exploração de alguns limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Japur, Mansa
Data de Publicação: 1992
Outros Autores: Loureiro, Sônia Regina, Campos, Maria Auxiliadora, Munari, Denise Bouttelet
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46421
Resumo: Esse estudo foi delineado com o objetivo de comparar a disponibilidade inicial de um grupo de alunos para uma proposta de aprendizagem teórico-vivencial com mudanças auto-observadas no final do processo. O grupo foi constituído por 12 alunos inscritos na disciplina "Dinâmica do Relacionamento Humano", oferecida em um Programa de Pós-Graduação para profissionais da Área de Saúde Mental. Os dados foram obtidos através de respostas dos participantes a questões abertas feitas no início e no final do processo do grupo, e foram tratadas pelo procedimento de análise categorial de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a falta de disponibilidade inicial para a tarefa grupai não se constituiu em fator impeditivo de mudanças positivas posteriores, enquanto que a disponibilidade associada a necessidades pessoais de interação, constituiu-se em limite para o alcance desse tipo de proposta.
id USP-22_fe0d40a4efd2a99fe2f96aea3f761822
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/46421
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling A aprendizagem teórico-vivencial: exploração de alguns limites e possibilidadesEsse estudo foi delineado com o objetivo de comparar a disponibilidade inicial de um grupo de alunos para uma proposta de aprendizagem teórico-vivencial com mudanças auto-observadas no final do processo. O grupo foi constituído por 12 alunos inscritos na disciplina "Dinâmica do Relacionamento Humano", oferecida em um Programa de Pós-Graduação para profissionais da Área de Saúde Mental. Os dados foram obtidos através de respostas dos participantes a questões abertas feitas no início e no final do processo do grupo, e foram tratadas pelo procedimento de análise categorial de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a falta de disponibilidade inicial para a tarefa grupai não se constituiu em fator impeditivo de mudanças positivas posteriores, enquanto que a disponibilidade associada a necessidades pessoais de interação, constituiu-se em limite para o alcance desse tipo de proposta.The present study was designed with the objective of comparing the initial availability of a group of students for a proposal of theoretical-living learning with self-observed changes at the end of the process. The gourp consisted of 12 students enrolled in the discipline "Dynamics of Human Relations" wich is offered in a Post-Graduate Program for professionals in the Mental Health Area. The data were obtained from the responses of the participants to open questions asked at the beginning and at the end of the group process and were analyzed by content category analysis. The results showed that the lack of initial availability for the group task did not represent a factor preventing later positive changes, whereas availability associated with personal needs for interaction represented a limit for the reach of this type of proposal.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto1992-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/4642110.1590/S0103-863X1992000200006Paidéia (Ribeirão Preto); n. 2 (1992); 51-60Paidéia (Ribeirão Preto); No. 2 (1992); 51-60Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 2 (1992); 51-601982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46421/50177Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessJapur, MansaLoureiro, Sônia ReginaCampos, Maria AuxiliadoraMunari, Denise Bouttelet2012-10-30T15:49:52Zoai:revistas.usp.br:article/46421Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-10-30T15:49:52Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem teórico-vivencial: exploração de alguns limites e possibilidades
title A aprendizagem teórico-vivencial: exploração de alguns limites e possibilidades
spellingShingle A aprendizagem teórico-vivencial: exploração de alguns limites e possibilidades
Japur, Mansa
title_short A aprendizagem teórico-vivencial: exploração de alguns limites e possibilidades
title_full A aprendizagem teórico-vivencial: exploração de alguns limites e possibilidades
title_fullStr A aprendizagem teórico-vivencial: exploração de alguns limites e possibilidades
title_full_unstemmed A aprendizagem teórico-vivencial: exploração de alguns limites e possibilidades
title_sort A aprendizagem teórico-vivencial: exploração de alguns limites e possibilidades
author Japur, Mansa
author_facet Japur, Mansa
Loureiro, Sônia Regina
Campos, Maria Auxiliadora
Munari, Denise Bouttelet
author_role author
author2 Loureiro, Sônia Regina
Campos, Maria Auxiliadora
Munari, Denise Bouttelet
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Japur, Mansa
Loureiro, Sônia Regina
Campos, Maria Auxiliadora
Munari, Denise Bouttelet
description Esse estudo foi delineado com o objetivo de comparar a disponibilidade inicial de um grupo de alunos para uma proposta de aprendizagem teórico-vivencial com mudanças auto-observadas no final do processo. O grupo foi constituído por 12 alunos inscritos na disciplina "Dinâmica do Relacionamento Humano", oferecida em um Programa de Pós-Graduação para profissionais da Área de Saúde Mental. Os dados foram obtidos através de respostas dos participantes a questões abertas feitas no início e no final do processo do grupo, e foram tratadas pelo procedimento de análise categorial de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a falta de disponibilidade inicial para a tarefa grupai não se constituiu em fator impeditivo de mudanças positivas posteriores, enquanto que a disponibilidade associada a necessidades pessoais de interação, constituiu-se em limite para o alcance desse tipo de proposta.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46421
10.1590/S0103-863X1992000200006
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46421
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X1992000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46421/50177
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); n. 2 (1992); 51-60
Paidéia (Ribeirão Preto); No. 2 (1992); 51-60
Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 2 (1992); 51-60
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221832508342272