Satisfação dos cuidadores e dos idosos usuários do Programa Melhor em Casa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista de Saúde Pública |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/197720 |
Resumo: | OBJETIVO Avaliar a satisfação dos cuidadores e dos idosos usuários do serviço de atenção domiciliar por meio do Programa Melhor em Casa e seus fatores associados. METÓDOS Trata-se de um estudo transversal com dados da pesquisa nacional sobre o Programa Melhor em Casa, conduzida pela Ouvidoria Geral do SUS. Foram entrevistados 5.595 cuidadores e 950 idosos. Quatro perguntas relacionadas à satisfação foram unidas para formulação da variável dependente por meio da análise de classes latentes e 13 perguntas foram utilizadas como variáveis independentes. RESULTADOS Mostraram-se satisfeitos com o serviço, 93,7% dos idosos e 90,2% dos cuidadores. Na análise múltipla, as variáveis que apresentaram associação com a satisfação foram: também ser acompanhados por uma equipe de saúde da família (idoso: OR = 4,22; p = 0,014), menor tempo entre o encaminhamento e a primeira visita (idoso: OR = 10,20; p = 0,006), (cuidador: OR = 5,84; p < 0,001), realização de exames quando havia solicitação médica (idoso: OR = 5,74; p = 0,037), (cuidador: OR = 7,41; p < 0,001), realização de consulta com especialista (cuidador: OR = 6,02; p < 0,001), ter visitas fora do horário agendado quando fosse necessário (idoso: OR = 8,09; p = 0,014), (cuidador: OR = 1,81; p = 0,015) e compreender as orientações que eram passadas pela equipe do programa (cuidador: OR = 10,61; p < 0,001). CONCLUSÕES Constatou-se que a maioria dos idosos e dos cuidadores demonstraram satisfação com o programa, havendo distinção nos aspectos associados a essa satisfação, nos quais apenas as características diretamente relacionadas ao programa influenciaram na satisfação, não ocorrendo o mesmo com as características socioeconômicas e demográficas. |
id |
USP-23_00964f1c445e316a9eaab6de3038af47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/197720 |
network_acronym_str |
USP-23 |
network_name_str |
Revista de Saúde Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Satisfação dos cuidadores e dos idosos usuários do Programa Melhor em CasaSatisfaction of caregivers and older adults who use the Better at Home Program Caregivers, psychologyJob SatisfactionHome NursingHealth Services for the AgedPatient SatisfactionCuidadores, psicologiaSatisfação no EmpregoAssistência DomiciliarServiços de Saúde para Idosos Satisfação do PacienteOBJETIVO Avaliar a satisfação dos cuidadores e dos idosos usuários do serviço de atenção domiciliar por meio do Programa Melhor em Casa e seus fatores associados. METÓDOS Trata-se de um estudo transversal com dados da pesquisa nacional sobre o Programa Melhor em Casa, conduzida pela Ouvidoria Geral do SUS. Foram entrevistados 5.595 cuidadores e 950 idosos. Quatro perguntas relacionadas à satisfação foram unidas para formulação da variável dependente por meio da análise de classes latentes e 13 perguntas foram utilizadas como variáveis independentes. RESULTADOS Mostraram-se satisfeitos com o serviço, 93,7% dos idosos e 90,2% dos cuidadores. Na análise múltipla, as variáveis que apresentaram associação com a satisfação foram: também ser acompanhados por uma equipe de saúde da família (idoso: OR = 4,22; p = 0,014), menor tempo entre o encaminhamento e a primeira visita (idoso: OR = 10,20; p = 0,006), (cuidador: OR = 5,84; p < 0,001), realização de exames quando havia solicitação médica (idoso: OR = 5,74; p = 0,037), (cuidador: OR = 7,41; p < 0,001), realização de consulta com especialista (cuidador: OR = 6,02; p < 0,001), ter visitas fora do horário agendado quando fosse necessário (idoso: OR = 8,09; p = 0,014), (cuidador: OR = 1,81; p = 0,015) e compreender as orientações que eram passadas pela equipe do programa (cuidador: OR = 10,61; p < 0,001). CONCLUSÕES Constatou-se que a maioria dos idosos e dos cuidadores demonstraram satisfação com o programa, havendo distinção nos aspectos associados a essa satisfação, nos quais apenas as características diretamente relacionadas ao programa influenciaram na satisfação, não ocorrendo o mesmo com as características socioeconômicas e demográficas.OBJECTIVE Evaluate the satisfaction of caregivers and older adults who use the home care service provided by the Better at Home Program (Programa Melhor em Casa) and its associated factors. METHODS This is a cross-sectional study with data from the national survey on the Better at Home Program, conducted by the SUS General Ombudsman. We interviewed 5,595 caregivers and 950 older adults. We combined four questions related to satisfaction to formulate the dependent variable by means of latent class analysis and used 13 questions as independent variables. RESULTS 93.7% of the older adults and 90.2% of the caregivers were satisfied with the service. In the multiple analysis, the variables showing association with satisfaction were: also being accompanied by a family health team (older adults: OR = 4.22; p = 0.014), shorter time between referral and the first visit (older adults: OR = 10.20; p = 0.006), (caregiver: OR = 5.84; p < 0.001), taking examinations with medical requirement (older adults: OR = 5.74; p = 0.037), (caregiver: OR = 7.41; p < 0.001), consultation with specialist (caregiver: OR = 6.02; p < 0.001), visits out of the schedule when necessary (older adults: OR = 8.09; p = 0.014), (caregiver: OR = 1.81; p = 0.015) and understanding the orientations provided by the program team (caregiver: OR = 10.61; p < 0.001). CONCLUSIONS The majority of the older adults and caregivers showed satisfaction with the program, with a distinction in the aspects associated with this satisfaction, in which only the characteristics directly related to the program influenced the satisfaction, while the same did not occur with the socioeconomic and demographic characteristics.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/19772010.11606/s1518-8787.2022056003759Revista de Saúde Pública; Vol. 56 (2022); 34Revista de Saúde Pública; Vol. 56 (2022); 34Revista de Saúde Pública; v. 56 (2022); 341518-87870034-8910reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/197720/181947https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/197720/181948https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/197720/181946Copyright (c) 2022 Natália Romana Gomes da Silva, Garibaldi Dantas Gurgel Junior, Domício Aurelio de Sá, Vanessa de Lima Silva, Rafael da Silveira Moreirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Natália Romana Gomes daGurgel Junior, Garibaldi DantasSá, Domício Aurelio deSilva, Vanessa de Lima Moreira, Rafael da Silveira2022-05-13T15:27:57Zoai:revistas.usp.br:article/197720Revistahttps://www.revistas.usp.br/rsp/indexONGhttps://www.revistas.usp.br/rsp/oairevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2022-05-13T15:27:57Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação dos cuidadores e dos idosos usuários do Programa Melhor em Casa Satisfaction of caregivers and older adults who use the Better at Home Program |
title |
Satisfação dos cuidadores e dos idosos usuários do Programa Melhor em Casa |
spellingShingle |
Satisfação dos cuidadores e dos idosos usuários do Programa Melhor em Casa Silva, Natália Romana Gomes da Caregivers, psychology Job Satisfaction Home Nursing Health Services for the Aged Patient Satisfaction Cuidadores, psicologia Satisfação no Emprego Assistência Domiciliar Serviços de Saúde para Idosos Satisfação do Paciente |
title_short |
Satisfação dos cuidadores e dos idosos usuários do Programa Melhor em Casa |
title_full |
Satisfação dos cuidadores e dos idosos usuários do Programa Melhor em Casa |
title_fullStr |
Satisfação dos cuidadores e dos idosos usuários do Programa Melhor em Casa |
title_full_unstemmed |
Satisfação dos cuidadores e dos idosos usuários do Programa Melhor em Casa |
title_sort |
Satisfação dos cuidadores e dos idosos usuários do Programa Melhor em Casa |
author |
Silva, Natália Romana Gomes da |
author_facet |
Silva, Natália Romana Gomes da Gurgel Junior, Garibaldi Dantas Sá, Domício Aurelio de Silva, Vanessa de Lima Moreira, Rafael da Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Gurgel Junior, Garibaldi Dantas Sá, Domício Aurelio de Silva, Vanessa de Lima Moreira, Rafael da Silveira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Natália Romana Gomes da Gurgel Junior, Garibaldi Dantas Sá, Domício Aurelio de Silva, Vanessa de Lima Moreira, Rafael da Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Caregivers, psychology Job Satisfaction Home Nursing Health Services for the Aged Patient Satisfaction Cuidadores, psicologia Satisfação no Emprego Assistência Domiciliar Serviços de Saúde para Idosos Satisfação do Paciente |
topic |
Caregivers, psychology Job Satisfaction Home Nursing Health Services for the Aged Patient Satisfaction Cuidadores, psicologia Satisfação no Emprego Assistência Domiciliar Serviços de Saúde para Idosos Satisfação do Paciente |
description |
OBJETIVO Avaliar a satisfação dos cuidadores e dos idosos usuários do serviço de atenção domiciliar por meio do Programa Melhor em Casa e seus fatores associados. METÓDOS Trata-se de um estudo transversal com dados da pesquisa nacional sobre o Programa Melhor em Casa, conduzida pela Ouvidoria Geral do SUS. Foram entrevistados 5.595 cuidadores e 950 idosos. Quatro perguntas relacionadas à satisfação foram unidas para formulação da variável dependente por meio da análise de classes latentes e 13 perguntas foram utilizadas como variáveis independentes. RESULTADOS Mostraram-se satisfeitos com o serviço, 93,7% dos idosos e 90,2% dos cuidadores. Na análise múltipla, as variáveis que apresentaram associação com a satisfação foram: também ser acompanhados por uma equipe de saúde da família (idoso: OR = 4,22; p = 0,014), menor tempo entre o encaminhamento e a primeira visita (idoso: OR = 10,20; p = 0,006), (cuidador: OR = 5,84; p < 0,001), realização de exames quando havia solicitação médica (idoso: OR = 5,74; p = 0,037), (cuidador: OR = 7,41; p < 0,001), realização de consulta com especialista (cuidador: OR = 6,02; p < 0,001), ter visitas fora do horário agendado quando fosse necessário (idoso: OR = 8,09; p = 0,014), (cuidador: OR = 1,81; p = 0,015) e compreender as orientações que eram passadas pela equipe do programa (cuidador: OR = 10,61; p < 0,001). CONCLUSÕES Constatou-se que a maioria dos idosos e dos cuidadores demonstraram satisfação com o programa, havendo distinção nos aspectos associados a essa satisfação, nos quais apenas as características diretamente relacionadas ao programa influenciaram na satisfação, não ocorrendo o mesmo com as características socioeconômicas e demográficas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/197720 10.11606/s1518-8787.2022056003759 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/197720 |
identifier_str_mv |
10.11606/s1518-8787.2022056003759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/197720/181947 https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/197720/181948 https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/197720/181946 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública; Vol. 56 (2022); 34 Revista de Saúde Pública; Vol. 56 (2022); 34 Revista de Saúde Pública; v. 56 (2022); 34 1518-8787 0034-8910 reponame:Revista de Saúde Pública instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Saúde Pública |
collection |
Revista de Saúde Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revsp@org.usp.br||revsp1@usp.br |
_version_ |
1800221803133534208 |