Associação entre distúrbios psíquicos e aspectos psicossociais do trabalho de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Saúde Pública |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102006000600011 |
Resumo: | OBJETIVO: Investigar a associação entre aspectos psicossociais do trabalho e prevalência de distúrbios psíquicos em professores da educação infantil e do ensino fundamental. MÉTODOS: Estudo de corte transversal realizado com 1.024 professores das escolas públicas municipais e das 10 maiores escolas particulares de Vitória da Conquista, Estado da Bahia, em 2001. A variável de exposição principal foi constituída pelo modelo de demanda-controle, que classifica os indivíduos de acordo com as exigências do trabalho. A variável de resposta representou distúrbios psíquicos medidos pelo Questionário de auto-resposta. A medida de freqüência foi a prevalência, e a medida de associação foi a razão de prevalências. A principal técnica estatística utilizada foi a análise de regressão logística. RESULTADOS: A prevalência de distúrbios psíquicos foi de 44%. Evidenciou-se associação entre sua presença e as condições de demanda e controle no trabalho, após o controle do confundimento introduzido pelas variáveis sexo, zona de trabalho e suporte social. Os professores com trabalho de alta exigência apresentaram prevalência 1,5 vez maior que os com trabalho de baixa exigência. CONCLUSÕES: A prevalência de distúrbios psíquicos foi elevada entre professores. Há evidências de que a prevalência estava associada com as exigências do trabalho. |
id |
USP-23_096e522b6c5586e7410feed8c935cd76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-89102006000600011 |
network_acronym_str |
USP-23 |
network_name_str |
Revista de Saúde Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Associação entre distúrbios psíquicos e aspectos psicossociais do trabalho de professoresEnsino fundamental e médioTranstornos mentaisSaúde ocupacionalCondições de trabalhoSatisfação no empregoQuestionários/utilizaçãoEstudos transversaisOBJETIVO: Investigar a associação entre aspectos psicossociais do trabalho e prevalência de distúrbios psíquicos em professores da educação infantil e do ensino fundamental. MÉTODOS: Estudo de corte transversal realizado com 1.024 professores das escolas públicas municipais e das 10 maiores escolas particulares de Vitória da Conquista, Estado da Bahia, em 2001. A variável de exposição principal foi constituída pelo modelo de demanda-controle, que classifica os indivíduos de acordo com as exigências do trabalho. A variável de resposta representou distúrbios psíquicos medidos pelo Questionário de auto-resposta. A medida de freqüência foi a prevalência, e a medida de associação foi a razão de prevalências. A principal técnica estatística utilizada foi a análise de regressão logística. RESULTADOS: A prevalência de distúrbios psíquicos foi de 44%. Evidenciou-se associação entre sua presença e as condições de demanda e controle no trabalho, após o controle do confundimento introduzido pelas variáveis sexo, zona de trabalho e suporte social. Os professores com trabalho de alta exigência apresentaram prevalência 1,5 vez maior que os com trabalho de baixa exigência. CONCLUSÕES: A prevalência de distúrbios psíquicos foi elevada entre professores. Há evidências de que a prevalência estava associada com as exigências do trabalho.Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo2006-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102006000600011Revista de Saúde Pública v.40 n.5 2006reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0034-89102006005000001info:eu-repo/semantics/openAccessPorto,Lauro AntonioCarvalho,Fernando MartinsOliveira,Nelson Fernandes deSilvany Neto,Annibal MunizAraújo,Tânia Maria deReis,Eduardo José Farias Borges dosDelcor,Núria Serrepor2008-02-25T00:00:00Zoai:scielo:S0034-89102006000600011Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-8910&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2008-02-25T00:00Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Associação entre distúrbios psíquicos e aspectos psicossociais do trabalho de professores |
title |
Associação entre distúrbios psíquicos e aspectos psicossociais do trabalho de professores |
spellingShingle |
Associação entre distúrbios psíquicos e aspectos psicossociais do trabalho de professores Porto,Lauro Antonio Ensino fundamental e médio Transtornos mentais Saúde ocupacional Condições de trabalho Satisfação no emprego Questionários/utilização Estudos transversais |
title_short |
Associação entre distúrbios psíquicos e aspectos psicossociais do trabalho de professores |
title_full |
Associação entre distúrbios psíquicos e aspectos psicossociais do trabalho de professores |
title_fullStr |
Associação entre distúrbios psíquicos e aspectos psicossociais do trabalho de professores |
title_full_unstemmed |
Associação entre distúrbios psíquicos e aspectos psicossociais do trabalho de professores |
title_sort |
Associação entre distúrbios psíquicos e aspectos psicossociais do trabalho de professores |
author |
Porto,Lauro Antonio |
author_facet |
Porto,Lauro Antonio Carvalho,Fernando Martins Oliveira,Nelson Fernandes de Silvany Neto,Annibal Muniz Araújo,Tânia Maria de Reis,Eduardo José Farias Borges dos Delcor,Núria Serre |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho,Fernando Martins Oliveira,Nelson Fernandes de Silvany Neto,Annibal Muniz Araújo,Tânia Maria de Reis,Eduardo José Farias Borges dos Delcor,Núria Serre |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto,Lauro Antonio Carvalho,Fernando Martins Oliveira,Nelson Fernandes de Silvany Neto,Annibal Muniz Araújo,Tânia Maria de Reis,Eduardo José Farias Borges dos Delcor,Núria Serre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental e médio Transtornos mentais Saúde ocupacional Condições de trabalho Satisfação no emprego Questionários/utilização Estudos transversais |
topic |
Ensino fundamental e médio Transtornos mentais Saúde ocupacional Condições de trabalho Satisfação no emprego Questionários/utilização Estudos transversais |
description |
OBJETIVO: Investigar a associação entre aspectos psicossociais do trabalho e prevalência de distúrbios psíquicos em professores da educação infantil e do ensino fundamental. MÉTODOS: Estudo de corte transversal realizado com 1.024 professores das escolas públicas municipais e das 10 maiores escolas particulares de Vitória da Conquista, Estado da Bahia, em 2001. A variável de exposição principal foi constituída pelo modelo de demanda-controle, que classifica os indivíduos de acordo com as exigências do trabalho. A variável de resposta representou distúrbios psíquicos medidos pelo Questionário de auto-resposta. A medida de freqüência foi a prevalência, e a medida de associação foi a razão de prevalências. A principal técnica estatística utilizada foi a análise de regressão logística. RESULTADOS: A prevalência de distúrbios psíquicos foi de 44%. Evidenciou-se associação entre sua presença e as condições de demanda e controle no trabalho, após o controle do confundimento introduzido pelas variáveis sexo, zona de trabalho e suporte social. Os professores com trabalho de alta exigência apresentaram prevalência 1,5 vez maior que os com trabalho de baixa exigência. CONCLUSÕES: A prevalência de distúrbios psíquicos foi elevada entre professores. Há evidências de que a prevalência estava associada com as exigências do trabalho. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102006000600011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102006000600011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-89102006005000001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública v.40 n.5 2006 reponame:Revista de Saúde Pública instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Saúde Pública |
collection |
Revista de Saúde Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revsp@org.usp.br||revsp1@usp.br |
_version_ |
1748936495866052608 |