Análise de possíveis fatores de interferência no uso da voz durante atividade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bárbara Gabriela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Chammas, Tiago Visacre, Zenari, Marcia Simões, Moreira, Renata Rodrigues, Samelli, Alessandra Giannella, Nemr, Kátia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Saúde Pública
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141560
Resumo: OBJETIVO: Mensurar o risco de disfonia em professores, bem como investigar se os aspectos vocais perceptivo-auditivos e acústicos em situação de ruído, a relação sinal-ruído e os níveis de ruído em sala de aula estão associados à presença de disfonia. MÉTODOS: Pesquisa transversal observacional com 23 professores da educação infantil e ensino fundamental de uma escola particular do município de São Paulo divididos nos grupos sem disfonia e com disfonia. Foram realizados os seguintes procedimentos: protocolo de rastreio de risco de disfonia geral (PRRD-Geral) e complementar para voz falada – professor (PRRD-Específico), gravação da voz durante aula e em situação individual em sala silenciosa, medição da relação sinal-ruído e dos níveis de ruído das salas de aula. RESULTADOS: Foram encontradas diferenças entre os grupos quanto à atividade física (PRRD-Geral) e particularidades da profissão (PRRD-Específico), bem como em todos os aspectos da análise vocal perceptivo-auditiva. No grupo sem disfonia, foram encontrados sinais de desgaste da voz. Quanto aos recursos vocais nas situações de ruído e silêncio, identificamos diferença para produção de ataque vocal brusco e tendência de uma fala mais precisa na situação-ruído. Tanto a relação sinal-ruído quanto os níveis de ruído das salas durante a aula foram elevados nos dois grupos. CONCLUSÕES: Os professores dos dois grupos estão expostos a riscos elevados para o desenvolvimento de disfonias e apresentam sinais vocais negativos em maior ou menor grau. A relação sinal-ruído apresentou-se inadequada em grande parte das salas de aula, considerando-se as normas tanto para crianças com audição normal quanto para aquelas com perda auditiva, assim como os níveis de ruído equivalentes.
id USP-23_22ec7c4b929430a7607f669740ab783f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/141560
network_acronym_str USP-23
network_name_str Revista de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Análise de possíveis fatores de interferência no uso da voz durante atividade docenteAnalysis of possible factors of vocal interference during the teaching activitySchool Teachers. Voice Disordersepidemiology. Noiseadverse effects. Hearing Loss. Risk Factors. Working Conditions.Professores Escolares. Distúrbios da Vozepidemiologia. Ruídoefeitos adversos. Perda Auditiva. Fatores de Risco. Condições de Trabalho.OBJETIVO: Mensurar o risco de disfonia em professores, bem como investigar se os aspectos vocais perceptivo-auditivos e acústicos em situação de ruído, a relação sinal-ruído e os níveis de ruído em sala de aula estão associados à presença de disfonia. MÉTODOS: Pesquisa transversal observacional com 23 professores da educação infantil e ensino fundamental de uma escola particular do município de São Paulo divididos nos grupos sem disfonia e com disfonia. Foram realizados os seguintes procedimentos: protocolo de rastreio de risco de disfonia geral (PRRD-Geral) e complementar para voz falada – professor (PRRD-Específico), gravação da voz durante aula e em situação individual em sala silenciosa, medição da relação sinal-ruído e dos níveis de ruído das salas de aula. RESULTADOS: Foram encontradas diferenças entre os grupos quanto à atividade física (PRRD-Geral) e particularidades da profissão (PRRD-Específico), bem como em todos os aspectos da análise vocal perceptivo-auditiva. No grupo sem disfonia, foram encontrados sinais de desgaste da voz. Quanto aos recursos vocais nas situações de ruído e silêncio, identificamos diferença para produção de ataque vocal brusco e tendência de uma fala mais precisa na situação-ruído. Tanto a relação sinal-ruído quanto os níveis de ruído das salas durante a aula foram elevados nos dois grupos. CONCLUSÕES: Os professores dos dois grupos estão expostos a riscos elevados para o desenvolvimento de disfonias e apresentam sinais vocais negativos em maior ou menor grau. A relação sinal-ruído apresentou-se inadequada em grande parte das salas de aula, considerando-se as normas tanto para crianças com audição normal quanto para aquelas com perda auditiva, assim como os níveis de ruído equivalentes.OBJECTIVE: To measure the risk of dysphonia in teachers, as well as investigate whether the perceptual-auditory and acoustic aspects of the voice of teachers in situations of silence and noise, the signal-to-noise ratio, and the noise levels in the classroom are associated with the presence of dysphonia. METHODS: This is an observational cross-sectional research with 23 primary and secondary school teachers from a private school in the municipality of São Paulo, Brazil, divided into the groups without dysphonia and with dysphonia. We performed the following procedures: general Dysphonia Risk Screening Protocol (General-DRSP) and complementary to speaking voice–teacher (Specific-DRSP), voice recording during class and in an individual situation in a silent room, and measurement of the signal-to-noise ratio and noise levels of classrooms. RESULTS: We have found differences between groups regarding physical activity (General-DRSP) and particularities of the profession (Specific-DRSP), as well as in all aspects of the perceptualauditory vocal analysis. We have found signs of voice wear in the group without dysphonia. Regarding the vocal resources in the situations of noise and silence, we have identified a difference for the production of abrupt vocal attack and the tendency of a more precise speech in the situation of noise. Both the signal-to-noise ratio and the room noise levels during class were high in both groups. CONCLUSIONS: Teachers in both groups are at high risk for developing dysphonia and have negative vocal signals to a greater or lesser extent. Signal-to-noise ratio was inadequate in most classrooms, considering the standards for both children with normal hearing and with hearing loss, as well as equivalent noise levels.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/14156010.11606/S1518-8787.2017051000092Revista de Saúde Pública; Vol. 51 (2017); 124Revista de Saúde Pública; Vol. 51 (2017); 124Revista de Saúde Pública; v. 51 (2017); 1241518-87870034-8910reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141560/136573https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141560/136574https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141560/147889Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bárbara GabrielaChammas, Tiago VisacreZenari, Marcia SimõesMoreira, Renata RodriguesSamelli, Alessandra GiannellaNemr, Kátia2017-12-14T10:16:05Zoai:revistas.usp.br:article/141560Revistahttps://www.revistas.usp.br/rsp/indexONGhttps://www.revistas.usp.br/rsp/oairevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2017-12-14T10:16:05Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de possíveis fatores de interferência no uso da voz durante atividade docente
Analysis of possible factors of vocal interference during the teaching activity
title Análise de possíveis fatores de interferência no uso da voz durante atividade docente
spellingShingle Análise de possíveis fatores de interferência no uso da voz durante atividade docente
Silva, Bárbara Gabriela
School Teachers. Voice Disorders
epidemiology. Noise
adverse effects. Hearing Loss. Risk Factors. Working Conditions.
Professores Escolares. Distúrbios da Voz
epidemiologia. Ruído
efeitos adversos. Perda Auditiva. Fatores de Risco. Condições de Trabalho.
title_short Análise de possíveis fatores de interferência no uso da voz durante atividade docente
title_full Análise de possíveis fatores de interferência no uso da voz durante atividade docente
title_fullStr Análise de possíveis fatores de interferência no uso da voz durante atividade docente
title_full_unstemmed Análise de possíveis fatores de interferência no uso da voz durante atividade docente
title_sort Análise de possíveis fatores de interferência no uso da voz durante atividade docente
author Silva, Bárbara Gabriela
author_facet Silva, Bárbara Gabriela
Chammas, Tiago Visacre
Zenari, Marcia Simões
Moreira, Renata Rodrigues
Samelli, Alessandra Giannella
Nemr, Kátia
author_role author
author2 Chammas, Tiago Visacre
Zenari, Marcia Simões
Moreira, Renata Rodrigues
Samelli, Alessandra Giannella
Nemr, Kátia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bárbara Gabriela
Chammas, Tiago Visacre
Zenari, Marcia Simões
Moreira, Renata Rodrigues
Samelli, Alessandra Giannella
Nemr, Kátia
dc.subject.por.fl_str_mv School Teachers. Voice Disorders
epidemiology. Noise
adverse effects. Hearing Loss. Risk Factors. Working Conditions.
Professores Escolares. Distúrbios da Voz
epidemiologia. Ruído
efeitos adversos. Perda Auditiva. Fatores de Risco. Condições de Trabalho.
topic School Teachers. Voice Disorders
epidemiology. Noise
adverse effects. Hearing Loss. Risk Factors. Working Conditions.
Professores Escolares. Distúrbios da Voz
epidemiologia. Ruído
efeitos adversos. Perda Auditiva. Fatores de Risco. Condições de Trabalho.
description OBJETIVO: Mensurar o risco de disfonia em professores, bem como investigar se os aspectos vocais perceptivo-auditivos e acústicos em situação de ruído, a relação sinal-ruído e os níveis de ruído em sala de aula estão associados à presença de disfonia. MÉTODOS: Pesquisa transversal observacional com 23 professores da educação infantil e ensino fundamental de uma escola particular do município de São Paulo divididos nos grupos sem disfonia e com disfonia. Foram realizados os seguintes procedimentos: protocolo de rastreio de risco de disfonia geral (PRRD-Geral) e complementar para voz falada – professor (PRRD-Específico), gravação da voz durante aula e em situação individual em sala silenciosa, medição da relação sinal-ruído e dos níveis de ruído das salas de aula. RESULTADOS: Foram encontradas diferenças entre os grupos quanto à atividade física (PRRD-Geral) e particularidades da profissão (PRRD-Específico), bem como em todos os aspectos da análise vocal perceptivo-auditiva. No grupo sem disfonia, foram encontrados sinais de desgaste da voz. Quanto aos recursos vocais nas situações de ruído e silêncio, identificamos diferença para produção de ataque vocal brusco e tendência de uma fala mais precisa na situação-ruído. Tanto a relação sinal-ruído quanto os níveis de ruído das salas durante a aula foram elevados nos dois grupos. CONCLUSÕES: Os professores dos dois grupos estão expostos a riscos elevados para o desenvolvimento de disfonias e apresentam sinais vocais negativos em maior ou menor grau. A relação sinal-ruído apresentou-se inadequada em grande parte das salas de aula, considerando-se as normas tanto para crianças com audição normal quanto para aquelas com perda auditiva, assim como os níveis de ruído equivalentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141560
10.11606/S1518-8787.2017051000092
url https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141560
identifier_str_mv 10.11606/S1518-8787.2017051000092
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141560/136573
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141560/136574
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141560/147889
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública; Vol. 51 (2017); 124
Revista de Saúde Pública; Vol. 51 (2017); 124
Revista de Saúde Pública; v. 51 (2017); 124
1518-8787
0034-8910
reponame:Revista de Saúde Pública
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Saúde Pública
collection Revista de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revsp@org.usp.br||revsp1@usp.br
_version_ 1800221799115390976