Efeito de ação educativa participativa no conhecimento de professores do ensino básico sobre malária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suárez-Mutis,Martha Cecilia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Coura,José Rodrigues, Massara,Cristiano Lara, Schall,Virginia Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Saúde Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102011000500015
Resumo: OBJETIVO: Descrever uma estratégia educativa participativa de construção de conhecimentos relacionados à malária entre professores em um município altamente endêmico. MÉTODOS: Foi feito um estudo observacional. Um curso de 40 horas foi realizado sob enfoque multidisciplinar e problematizador para 46 professores, prioritariamente da área rural, no município de Barcelos, AM, em 2008. O processo educativo participativo incluiu oficinas e aulas práticas. Para investigar os conhecimentos, aplicou-se um questionário previamente validado, antes e após o curso, avaliado por abordagens quantitativa e qualitativa usando a análise temática para respostas abertas. RESULTADOS: Previamente ao curso, os professores tinham pouca informação sobre os mecanismos de transmissão, meios de prevenção e a associação da malária aos seus vetores, bem como conceitos restritos sobre saúde. Após o curso, não somente aumentou o conhecimento dos professores sobre a malária como também emergiram reflexões sobre o papel do professor na sociedade. CONCLUSÕES: O efeito da ação educativa na construção de um saber contextualizado sobre malária e saúde indica o potencial da estratégia desenvolvida. Processos de educação permanente são necessários à sustentabilidade dos novos saberes e práticas, orientados pela promoção da saúde.
id USP-23_2e8fa3b797bbcdcc3bcad6796b6fd247
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-89102011000500015
network_acronym_str USP-23
network_name_str Revista de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Efeito de ação educativa participativa no conhecimento de professores do ensino básico sobre maláriaDocentesEnsino/recursos humanosAprendizagem Baseada em ProblemasEducação em SaúdeMalária/prevenção & controleOBJETIVO: Descrever uma estratégia educativa participativa de construção de conhecimentos relacionados à malária entre professores em um município altamente endêmico. MÉTODOS: Foi feito um estudo observacional. Um curso de 40 horas foi realizado sob enfoque multidisciplinar e problematizador para 46 professores, prioritariamente da área rural, no município de Barcelos, AM, em 2008. O processo educativo participativo incluiu oficinas e aulas práticas. Para investigar os conhecimentos, aplicou-se um questionário previamente validado, antes e após o curso, avaliado por abordagens quantitativa e qualitativa usando a análise temática para respostas abertas. RESULTADOS: Previamente ao curso, os professores tinham pouca informação sobre os mecanismos de transmissão, meios de prevenção e a associação da malária aos seus vetores, bem como conceitos restritos sobre saúde. Após o curso, não somente aumentou o conhecimento dos professores sobre a malária como também emergiram reflexões sobre o papel do professor na sociedade. CONCLUSÕES: O efeito da ação educativa na construção de um saber contextualizado sobre malária e saúde indica o potencial da estratégia desenvolvida. Processos de educação permanente são necessários à sustentabilidade dos novos saberes e práticas, orientados pela promoção da saúde.Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo2011-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102011000500015Revista de Saúde Pública v.45 n.5 2011reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0034-89102011005000060info:eu-repo/semantics/openAccessSuárez-Mutis,Martha CeciliaCoura,José RodriguesMassara,Cristiano LaraSchall,Virginia Torrespor2011-10-13T00:00:00Zoai:scielo:S0034-89102011000500015Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-8910&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2011-10-13T00:00Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de ação educativa participativa no conhecimento de professores do ensino básico sobre malária
title Efeito de ação educativa participativa no conhecimento de professores do ensino básico sobre malária
spellingShingle Efeito de ação educativa participativa no conhecimento de professores do ensino básico sobre malária
Suárez-Mutis,Martha Cecilia
Docentes
Ensino/recursos humanos
Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação em Saúde
Malária/prevenção & controle
title_short Efeito de ação educativa participativa no conhecimento de professores do ensino básico sobre malária
title_full Efeito de ação educativa participativa no conhecimento de professores do ensino básico sobre malária
title_fullStr Efeito de ação educativa participativa no conhecimento de professores do ensino básico sobre malária
title_full_unstemmed Efeito de ação educativa participativa no conhecimento de professores do ensino básico sobre malária
title_sort Efeito de ação educativa participativa no conhecimento de professores do ensino básico sobre malária
author Suárez-Mutis,Martha Cecilia
author_facet Suárez-Mutis,Martha Cecilia
Coura,José Rodrigues
Massara,Cristiano Lara
Schall,Virginia Torres
author_role author
author2 Coura,José Rodrigues
Massara,Cristiano Lara
Schall,Virginia Torres
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suárez-Mutis,Martha Cecilia
Coura,José Rodrigues
Massara,Cristiano Lara
Schall,Virginia Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Ensino/recursos humanos
Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação em Saúde
Malária/prevenção & controle
topic Docentes
Ensino/recursos humanos
Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação em Saúde
Malária/prevenção & controle
description OBJETIVO: Descrever uma estratégia educativa participativa de construção de conhecimentos relacionados à malária entre professores em um município altamente endêmico. MÉTODOS: Foi feito um estudo observacional. Um curso de 40 horas foi realizado sob enfoque multidisciplinar e problematizador para 46 professores, prioritariamente da área rural, no município de Barcelos, AM, em 2008. O processo educativo participativo incluiu oficinas e aulas práticas. Para investigar os conhecimentos, aplicou-se um questionário previamente validado, antes e após o curso, avaliado por abordagens quantitativa e qualitativa usando a análise temática para respostas abertas. RESULTADOS: Previamente ao curso, os professores tinham pouca informação sobre os mecanismos de transmissão, meios de prevenção e a associação da malária aos seus vetores, bem como conceitos restritos sobre saúde. Após o curso, não somente aumentou o conhecimento dos professores sobre a malária como também emergiram reflexões sobre o papel do professor na sociedade. CONCLUSÕES: O efeito da ação educativa na construção de um saber contextualizado sobre malária e saúde indica o potencial da estratégia desenvolvida. Processos de educação permanente são necessários à sustentabilidade dos novos saberes e práticas, orientados pela promoção da saúde.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102011000500015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102011000500015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-89102011005000060
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública v.45 n.5 2011
reponame:Revista de Saúde Pública
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Saúde Pública
collection Revista de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revsp@org.usp.br||revsp1@usp.br
_version_ 1748936500560527360