Violence in public transportation: an approach based on spatial analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Daiane Castro Bittencourt de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pitombo, Cira Souza, Rocha, Samille Santos, Salgueiro, Ana Rita, Delgado, Juan Pedro Moreno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Saúde Pública
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141574
Resumo: OBJETIVO: Realizar uma análise espacial da ocorrência de atos de violência (especificamente roubos) em transporte público, identificando as regiões de maior incidência, por meio da geoestatística, e possíveis causas com auxílio de análise multicritério em Sistema de Informação Geográfica. MÉTODOS: A unidade de análise é a zona de tráfego da pesquisa Origem-Destino, realizada em Salvador, BA, Brasil, em 2013. Os roubos registrados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, no mesmo ano, foram localizados e compatibilizados aos limites das zonas de tráfego e, posteriormente, associados aos respectivos centroides. Após determinação das regiões de maior probabilidade de ocorrências, foi feita uma análise geográfica de possíveis causas na região de maior potencial, considerando fatores analisados por meio de uma análise multicritério em ambiente de Sistema de Informação Geográfica. RESULTADOS: A execução das duas etapas deste trabalho permitiu identificar áreas correspondentes à maior probabilidade de ocorrência de roubo em transporte público. Além disso, foram identificados três trechos viários (Estrada da Liberdade, Rua Pero Vaz e Avenida General San Martin) mais vulneráveis, localizados nessas áreas. Nesses trechos, os fatores que mais contribuem para o potencial de ocorrência de roubo em ônibus são: F1 - proximidade a locais que facilitam a fuga, F3 - grande movimentação de pessoas e F2 - ausência de policiamento, respectivamente. CONCLUSÕES: Com o uso da Krigagem indicativa (estimação eoestatística), é possível a construção de uma superfície espacial de probabilidades de ocorrências, que pode ser uma ferramenta útil para implementação de políticas públicas. A análise multicritério no ambiente do Sistema de Informação Geográfica permitiu a compreensão dos fatores espaciais relacionados ao fenômeno em análise.
id USP-23_5c90423d48c0c2bf458e9ed5fe714f91
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/141574
network_acronym_str USP-23
network_name_str Revista de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Violence in public transportation: an approach based on spatial analysisViolência em transporte público: uma abordagem baseada em análise espacialTheftstatistics & numerical data. Transportation. Spatial Analysis. Geographic Information Systemsutilization. Violenceprevention & control.Rouboestatística & dados numéricos. Transportes. Análise Espacial. Sistemas de Informação Geográficautilização. Violênciaprevenção & controle.OBJETIVO: Realizar uma análise espacial da ocorrência de atos de violência (especificamente roubos) em transporte público, identificando as regiões de maior incidência, por meio da geoestatística, e possíveis causas com auxílio de análise multicritério em Sistema de Informação Geográfica. MÉTODOS: A unidade de análise é a zona de tráfego da pesquisa Origem-Destino, realizada em Salvador, BA, Brasil, em 2013. Os roubos registrados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, no mesmo ano, foram localizados e compatibilizados aos limites das zonas de tráfego e, posteriormente, associados aos respectivos centroides. Após determinação das regiões de maior probabilidade de ocorrências, foi feita uma análise geográfica de possíveis causas na região de maior potencial, considerando fatores analisados por meio de uma análise multicritério em ambiente de Sistema de Informação Geográfica. RESULTADOS: A execução das duas etapas deste trabalho permitiu identificar áreas correspondentes à maior probabilidade de ocorrência de roubo em transporte público. Além disso, foram identificados três trechos viários (Estrada da Liberdade, Rua Pero Vaz e Avenida General San Martin) mais vulneráveis, localizados nessas áreas. Nesses trechos, os fatores que mais contribuem para o potencial de ocorrência de roubo em ônibus são: F1 - proximidade a locais que facilitam a fuga, F3 - grande movimentação de pessoas e F2 - ausência de policiamento, respectivamente. CONCLUSÕES: Com o uso da Krigagem indicativa (estimação eoestatística), é possível a construção de uma superfície espacial de probabilidades de ocorrências, que pode ser uma ferramenta útil para implementação de políticas públicas. A análise multicritério no ambiente do Sistema de Informação Geográfica permitiu a compreensão dos fatores espaciais relacionados ao fenômeno em análise.OBJECTIVE: To carry out a spatial analysis of the occurrence of acts of violence (specifically robberies) in public transportation, identifying the regions of greater incidence, using geostatistics, and possible causes with the aid of a multicriteria analysis in the Geographic Information System. METHODS: The unit of analysis is the traffic analysis zone of the survey named Origem-Destino, carried out in Salvador, state of Bahia, in 2013. The robberies recorded by the Department of Public Security of Bahia in 2013 were located and made compatible with the limits of the traffic analysis zones and, later, associated with the respective centroids. After determining the regions with the highest probability of robbery, we carried out a geographic analysis of the possible causes in the region with the highest robbery potential, considering the factors analyzed using a multicriteria analysis in a Geographic Information System environment. RESULTS: The execution of the two steps of this study allowed us to identify areas corresponding to the greater probability of occurrence of robberies in public transportation. In addition, the three most vulnerable road sections (Estrada da Liberdade, Rua Pero Vaz, and Avenida General San Martin) were identified in these areas. In these sections, the factors that most contribute with the potential for robbery in buses are: F1 - proximity to places that facilitate escape, F3 - great movement of persons, and F2 - absence of policing, respectively. CONCLUSIONS: Indicator Kriging (geostatistical estimation) can be used to construct a spatial probability surface, which can be a useful tool for the implementation of public policies. The multicriteria analysis in the Geographic Information System environment allowed us to understand the spatial factors related to the phenomenon under analysis.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/14157410.11606/S1518-8787.2017051007085Revista de Saúde Pública; Vol. 51 (2017); 127Revista de Saúde Pública; Vol. 51 (2017); 127Revista de Saúde Pública; v. 51 (2017); 1271518-87870034-8910reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141574/136600https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141574/136601https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141574/147894Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Daiane Castro Bittencourt dePitombo, Cira SouzaRocha, Samille SantosSalgueiro, Ana RitaDelgado, Juan Pedro Moreno2017-12-14T10:16:05Zoai:revistas.usp.br:article/141574Revistahttps://www.revistas.usp.br/rsp/indexONGhttps://www.revistas.usp.br/rsp/oairevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2017-12-14T10:16:05Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Violence in public transportation: an approach based on spatial analysis
Violência em transporte público: uma abordagem baseada em análise espacial
title Violence in public transportation: an approach based on spatial analysis
spellingShingle Violence in public transportation: an approach based on spatial analysis
Sousa, Daiane Castro Bittencourt de
Theft
statistics & numerical data. Transportation. Spatial Analysis. Geographic Information Systems
utilization. Violence
prevention & control.
Roubo
estatística & dados numéricos. Transportes. Análise Espacial. Sistemas de Informação Geográfica
utilização. Violência
prevenção & controle.
title_short Violence in public transportation: an approach based on spatial analysis
title_full Violence in public transportation: an approach based on spatial analysis
title_fullStr Violence in public transportation: an approach based on spatial analysis
title_full_unstemmed Violence in public transportation: an approach based on spatial analysis
title_sort Violence in public transportation: an approach based on spatial analysis
author Sousa, Daiane Castro Bittencourt de
author_facet Sousa, Daiane Castro Bittencourt de
Pitombo, Cira Souza
Rocha, Samille Santos
Salgueiro, Ana Rita
Delgado, Juan Pedro Moreno
author_role author
author2 Pitombo, Cira Souza
Rocha, Samille Santos
Salgueiro, Ana Rita
Delgado, Juan Pedro Moreno
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Daiane Castro Bittencourt de
Pitombo, Cira Souza
Rocha, Samille Santos
Salgueiro, Ana Rita
Delgado, Juan Pedro Moreno
dc.subject.por.fl_str_mv Theft
statistics & numerical data. Transportation. Spatial Analysis. Geographic Information Systems
utilization. Violence
prevention & control.
Roubo
estatística & dados numéricos. Transportes. Análise Espacial. Sistemas de Informação Geográfica
utilização. Violência
prevenção & controle.
topic Theft
statistics & numerical data. Transportation. Spatial Analysis. Geographic Information Systems
utilization. Violence
prevention & control.
Roubo
estatística & dados numéricos. Transportes. Análise Espacial. Sistemas de Informação Geográfica
utilização. Violência
prevenção & controle.
description OBJETIVO: Realizar uma análise espacial da ocorrência de atos de violência (especificamente roubos) em transporte público, identificando as regiões de maior incidência, por meio da geoestatística, e possíveis causas com auxílio de análise multicritério em Sistema de Informação Geográfica. MÉTODOS: A unidade de análise é a zona de tráfego da pesquisa Origem-Destino, realizada em Salvador, BA, Brasil, em 2013. Os roubos registrados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, no mesmo ano, foram localizados e compatibilizados aos limites das zonas de tráfego e, posteriormente, associados aos respectivos centroides. Após determinação das regiões de maior probabilidade de ocorrências, foi feita uma análise geográfica de possíveis causas na região de maior potencial, considerando fatores analisados por meio de uma análise multicritério em ambiente de Sistema de Informação Geográfica. RESULTADOS: A execução das duas etapas deste trabalho permitiu identificar áreas correspondentes à maior probabilidade de ocorrência de roubo em transporte público. Além disso, foram identificados três trechos viários (Estrada da Liberdade, Rua Pero Vaz e Avenida General San Martin) mais vulneráveis, localizados nessas áreas. Nesses trechos, os fatores que mais contribuem para o potencial de ocorrência de roubo em ônibus são: F1 - proximidade a locais que facilitam a fuga, F3 - grande movimentação de pessoas e F2 - ausência de policiamento, respectivamente. CONCLUSÕES: Com o uso da Krigagem indicativa (estimação eoestatística), é possível a construção de uma superfície espacial de probabilidades de ocorrências, que pode ser uma ferramenta útil para implementação de políticas públicas. A análise multicritério no ambiente do Sistema de Informação Geográfica permitiu a compreensão dos fatores espaciais relacionados ao fenômeno em análise.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141574
10.11606/S1518-8787.2017051007085
url https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141574
identifier_str_mv 10.11606/S1518-8787.2017051007085
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141574/136600
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141574/136601
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141574/147894
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública; Vol. 51 (2017); 127
Revista de Saúde Pública; Vol. 51 (2017); 127
Revista de Saúde Pública; v. 51 (2017); 127
1518-8787
0034-8910
reponame:Revista de Saúde Pública
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Saúde Pública
collection Revista de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revsp@org.usp.br||revsp1@usp.br
_version_ 1800221799126925312