Violence in public transportation: an approach based on spatial analysis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Saúde Pública |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141574 |
Resumo: | OBJETIVO: Realizar uma análise espacial da ocorrência de atos de violência (especificamente roubos) em transporte público, identificando as regiões de maior incidência, por meio da geoestatística, e possíveis causas com auxílio de análise multicritério em Sistema de Informação Geográfica. MÉTODOS: A unidade de análise é a zona de tráfego da pesquisa Origem-Destino, realizada em Salvador, BA, Brasil, em 2013. Os roubos registrados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, no mesmo ano, foram localizados e compatibilizados aos limites das zonas de tráfego e, posteriormente, associados aos respectivos centroides. Após determinação das regiões de maior probabilidade de ocorrências, foi feita uma análise geográfica de possíveis causas na região de maior potencial, considerando fatores analisados por meio de uma análise multicritério em ambiente de Sistema de Informação Geográfica. RESULTADOS: A execução das duas etapas deste trabalho permitiu identificar áreas correspondentes à maior probabilidade de ocorrência de roubo em transporte público. Além disso, foram identificados três trechos viários (Estrada da Liberdade, Rua Pero Vaz e Avenida General San Martin) mais vulneráveis, localizados nessas áreas. Nesses trechos, os fatores que mais contribuem para o potencial de ocorrência de roubo em ônibus são: F1 - proximidade a locais que facilitam a fuga, F3 - grande movimentação de pessoas e F2 - ausência de policiamento, respectivamente. CONCLUSÕES: Com o uso da Krigagem indicativa (estimação eoestatística), é possível a construção de uma superfície espacial de probabilidades de ocorrências, que pode ser uma ferramenta útil para implementação de políticas públicas. A análise multicritério no ambiente do Sistema de Informação Geográfica permitiu a compreensão dos fatores espaciais relacionados ao fenômeno em análise. |
id |
USP-23_5c90423d48c0c2bf458e9ed5fe714f91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/141574 |
network_acronym_str |
USP-23 |
network_name_str |
Revista de Saúde Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Violence in public transportation: an approach based on spatial analysisViolência em transporte público: uma abordagem baseada em análise espacialTheftstatistics & numerical data. Transportation. Spatial Analysis. Geographic Information Systemsutilization. Violenceprevention & control.Rouboestatística & dados numéricos. Transportes. Análise Espacial. Sistemas de Informação Geográficautilização. Violênciaprevenção & controle.OBJETIVO: Realizar uma análise espacial da ocorrência de atos de violência (especificamente roubos) em transporte público, identificando as regiões de maior incidência, por meio da geoestatística, e possíveis causas com auxílio de análise multicritério em Sistema de Informação Geográfica. MÉTODOS: A unidade de análise é a zona de tráfego da pesquisa Origem-Destino, realizada em Salvador, BA, Brasil, em 2013. Os roubos registrados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, no mesmo ano, foram localizados e compatibilizados aos limites das zonas de tráfego e, posteriormente, associados aos respectivos centroides. Após determinação das regiões de maior probabilidade de ocorrências, foi feita uma análise geográfica de possíveis causas na região de maior potencial, considerando fatores analisados por meio de uma análise multicritério em ambiente de Sistema de Informação Geográfica. RESULTADOS: A execução das duas etapas deste trabalho permitiu identificar áreas correspondentes à maior probabilidade de ocorrência de roubo em transporte público. Além disso, foram identificados três trechos viários (Estrada da Liberdade, Rua Pero Vaz e Avenida General San Martin) mais vulneráveis, localizados nessas áreas. Nesses trechos, os fatores que mais contribuem para o potencial de ocorrência de roubo em ônibus são: F1 - proximidade a locais que facilitam a fuga, F3 - grande movimentação de pessoas e F2 - ausência de policiamento, respectivamente. CONCLUSÕES: Com o uso da Krigagem indicativa (estimação eoestatística), é possível a construção de uma superfície espacial de probabilidades de ocorrências, que pode ser uma ferramenta útil para implementação de políticas públicas. A análise multicritério no ambiente do Sistema de Informação Geográfica permitiu a compreensão dos fatores espaciais relacionados ao fenômeno em análise.OBJECTIVE: To carry out a spatial analysis of the occurrence of acts of violence (specifically robberies) in public transportation, identifying the regions of greater incidence, using geostatistics, and possible causes with the aid of a multicriteria analysis in the Geographic Information System. METHODS: The unit of analysis is the traffic analysis zone of the survey named Origem-Destino, carried out in Salvador, state of Bahia, in 2013. The robberies recorded by the Department of Public Security of Bahia in 2013 were located and made compatible with the limits of the traffic analysis zones and, later, associated with the respective centroids. After determining the regions with the highest probability of robbery, we carried out a geographic analysis of the possible causes in the region with the highest robbery potential, considering the factors analyzed using a multicriteria analysis in a Geographic Information System environment. RESULTS: The execution of the two steps of this study allowed us to identify areas corresponding to the greater probability of occurrence of robberies in public transportation. In addition, the three most vulnerable road sections (Estrada da Liberdade, Rua Pero Vaz, and Avenida General San Martin) were identified in these areas. In these sections, the factors that most contribute with the potential for robbery in buses are: F1 - proximity to places that facilitate escape, F3 - great movement of persons, and F2 - absence of policing, respectively. CONCLUSIONS: Indicator Kriging (geostatistical estimation) can be used to construct a spatial probability surface, which can be a useful tool for the implementation of public policies. The multicriteria analysis in the Geographic Information System environment allowed us to understand the spatial factors related to the phenomenon under analysis.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/14157410.11606/S1518-8787.2017051007085Revista de Saúde Pública; Vol. 51 (2017); 127Revista de Saúde Pública; Vol. 51 (2017); 127Revista de Saúde Pública; v. 51 (2017); 1271518-87870034-8910reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141574/136600https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141574/136601https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141574/147894Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Daiane Castro Bittencourt dePitombo, Cira SouzaRocha, Samille SantosSalgueiro, Ana RitaDelgado, Juan Pedro Moreno2017-12-14T10:16:05Zoai:revistas.usp.br:article/141574Revistahttps://www.revistas.usp.br/rsp/indexONGhttps://www.revistas.usp.br/rsp/oairevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2017-12-14T10:16:05Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violence in public transportation: an approach based on spatial analysis Violência em transporte público: uma abordagem baseada em análise espacial |
title |
Violence in public transportation: an approach based on spatial analysis |
spellingShingle |
Violence in public transportation: an approach based on spatial analysis Sousa, Daiane Castro Bittencourt de Theft statistics & numerical data. Transportation. Spatial Analysis. Geographic Information Systems utilization. Violence prevention & control. Roubo estatística & dados numéricos. Transportes. Análise Espacial. Sistemas de Informação Geográfica utilização. Violência prevenção & controle. |
title_short |
Violence in public transportation: an approach based on spatial analysis |
title_full |
Violence in public transportation: an approach based on spatial analysis |
title_fullStr |
Violence in public transportation: an approach based on spatial analysis |
title_full_unstemmed |
Violence in public transportation: an approach based on spatial analysis |
title_sort |
Violence in public transportation: an approach based on spatial analysis |
author |
Sousa, Daiane Castro Bittencourt de |
author_facet |
Sousa, Daiane Castro Bittencourt de Pitombo, Cira Souza Rocha, Samille Santos Salgueiro, Ana Rita Delgado, Juan Pedro Moreno |
author_role |
author |
author2 |
Pitombo, Cira Souza Rocha, Samille Santos Salgueiro, Ana Rita Delgado, Juan Pedro Moreno |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Daiane Castro Bittencourt de Pitombo, Cira Souza Rocha, Samille Santos Salgueiro, Ana Rita Delgado, Juan Pedro Moreno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Theft statistics & numerical data. Transportation. Spatial Analysis. Geographic Information Systems utilization. Violence prevention & control. Roubo estatística & dados numéricos. Transportes. Análise Espacial. Sistemas de Informação Geográfica utilização. Violência prevenção & controle. |
topic |
Theft statistics & numerical data. Transportation. Spatial Analysis. Geographic Information Systems utilization. Violence prevention & control. Roubo estatística & dados numéricos. Transportes. Análise Espacial. Sistemas de Informação Geográfica utilização. Violência prevenção & controle. |
description |
OBJETIVO: Realizar uma análise espacial da ocorrência de atos de violência (especificamente roubos) em transporte público, identificando as regiões de maior incidência, por meio da geoestatística, e possíveis causas com auxílio de análise multicritério em Sistema de Informação Geográfica. MÉTODOS: A unidade de análise é a zona de tráfego da pesquisa Origem-Destino, realizada em Salvador, BA, Brasil, em 2013. Os roubos registrados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, no mesmo ano, foram localizados e compatibilizados aos limites das zonas de tráfego e, posteriormente, associados aos respectivos centroides. Após determinação das regiões de maior probabilidade de ocorrências, foi feita uma análise geográfica de possíveis causas na região de maior potencial, considerando fatores analisados por meio de uma análise multicritério em ambiente de Sistema de Informação Geográfica. RESULTADOS: A execução das duas etapas deste trabalho permitiu identificar áreas correspondentes à maior probabilidade de ocorrência de roubo em transporte público. Além disso, foram identificados três trechos viários (Estrada da Liberdade, Rua Pero Vaz e Avenida General San Martin) mais vulneráveis, localizados nessas áreas. Nesses trechos, os fatores que mais contribuem para o potencial de ocorrência de roubo em ônibus são: F1 - proximidade a locais que facilitam a fuga, F3 - grande movimentação de pessoas e F2 - ausência de policiamento, respectivamente. CONCLUSÕES: Com o uso da Krigagem indicativa (estimação eoestatística), é possível a construção de uma superfície espacial de probabilidades de ocorrências, que pode ser uma ferramenta útil para implementação de políticas públicas. A análise multicritério no ambiente do Sistema de Informação Geográfica permitiu a compreensão dos fatores espaciais relacionados ao fenômeno em análise. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141574 10.11606/S1518-8787.2017051007085 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141574 |
identifier_str_mv |
10.11606/S1518-8787.2017051007085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141574/136600 https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141574/136601 https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/141574/147894 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública; Vol. 51 (2017); 127 Revista de Saúde Pública; Vol. 51 (2017); 127 Revista de Saúde Pública; v. 51 (2017); 127 1518-8787 0034-8910 reponame:Revista de Saúde Pública instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Saúde Pública |
collection |
Revista de Saúde Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revsp@org.usp.br||revsp1@usp.br |
_version_ |
1800221799126925312 |