The concepts of health education and promotion-individual and organizational changes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Saúde Pública |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/24270 |
Resumo: | Foram estudadas as distintas características das definições de promoção em saúde e de educação em saúde. Introduzem-se duas diferentes abordagens para planejamento, denominadas PRECEDE/PROCEDE e HELPSAM. Mostra-se que as soluções podem ser conduzidas em dois sentidos, incluindo mudanças individuais e mudanças organizacionais. Portanto, é preciso que os especialistas tenham profundo conhecimento da viabilidade das áreas de intervenção e compreendam suas funções e seus papéis na prática da saúde pública. |
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The concepts of health education and promotion-individual and organizational changes Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais Educação e saúde^i1^stendêncPromoção da saúde^i1^stendêncHealth education^i2^streHealth promotion^i2^stre Foram estudadas as distintas características das definições de promoção em saúde e de educação em saúde. Introduzem-se duas diferentes abordagens para planejamento, denominadas PRECEDE/PROCEDE e HELPSAM. Mostra-se que as soluções podem ser conduzidas em dois sentidos, incluindo mudanças individuais e mudanças organizacionais. Portanto, é preciso que os especialistas tenham profundo conhecimento da viabilidade das áreas de intervenção e compreendam suas funções e seus papéis na prática da saúde pública. The distinguishing characteristics of the definitions of health promotion and health education are here examined. Two different planning frameworks, the PRECEDE-PROCEDE and the HELPSAM models are introduced. Solutions can be directed in two major directions are discussed: individual changes and organizational changes. It is therefore, important for specialists to have an in- depth knowledge of the areas of viable intervention and to understand their functions and role in public health practice. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública1997-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/2427010.1590/S0034-89101997000200016Revista de Saúde Pública; Vol. 31 No. 2 (1997); 209-213 Revista de Saúde Pública; Vol. 31 Núm. 2 (1997); 209-213 Revista de Saúde Pública; v. 31 n. 2 (1997); 209-213 1518-87870034-8910reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/24270/26194Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCandeias, Nelly Martins Ferreira2012-05-29T16:47:51Zoai:revistas.usp.br:article/24270Revistahttps://www.revistas.usp.br/rsp/indexONGhttps://www.revistas.usp.br/rsp/oairevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2012-05-29T16:47:51Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false |
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