Validação de escalas psicossociais para atividade física em jovens universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tassitano, Rafael Miranda
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Farias Júnior, José Cazuza de, Rech, Cassiano Ricardo, Tenório, Maria Cecília Marinho, Cabral, Poliana Coelho, Silva, Giselia Alves Pontes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista de Saúde Pública
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/130425
Resumo: OBJETIVO Traduzir o questionário Patient-centered Assessment and Counseling for Exercise, realizar sua adaptação transcultural e identificar as propriedades psicométricas das escalas psicossociais para atividade física em jovens universitários.MÉTODOS O questionário Patient-centered Assessment and Counseling for Exercise é composto por 39 itens divididos em construtos baseados na teoria cognitiva social e no modelo transteorético. Os construtos analisados foram: estratégia de mudança de comportamento (15 itens), processo de tomada de decisão (10), autoeficácia (seis), apoio da família (quatro) e dos amigos (quatro). Os procedimentos de validação foram de equivalências conceitual, de itens, semântica, operacional, de mensuração e funcional. As três primeiras equivalências citadas foram realizadas por comitê especializado. Na equivalência de mensuração, o instrumento foi aplicado em 717 estudantes universitários. Foi utilizada análise fatorial exploratória para verificar a carga de cada item, variância explicada e consistência interna dos construtos. A reprodutibilidade foi mensurada por meio de correlação intraclasse.RESULTADOS As duas traduções se mostraram equivalentes, a retrotradução foi semelhante à versão original, sendo realizadas poucas adaptações. Foram mantidos o mesmo layout, ordem de apresentação dos construtos e dos itens que compunham o instrumento original. O tamanho da amostra foi adequado e avaliado pelo teste de Kaiser-Meyer-Olkin, com valores entre 0,72 e 0,91. A matriz de correlação dos itens apresentou r < 0,8 (p < 0,05). As cargas fatoriais dos itens de todos os construtos foram satisfatórias (>; 0,40), com variação entre 0,43 e 0,80, explicando entre 45,4% a 59,0% da variância. A consistência interna foi satisfatória (α ≥ 0,70), sendo 0,70 para apoio dos amigos e 0,92 para autoeficácia. A maioria dos itens (74,3%) apresentou valores acima de 0,70 para o teste de reprodutibilidade.CONCLUSÕES As etapas do processo de validação foram satisfatórias e consideradas adequadas para aplicação na população.
id USP-23_8c88035e6358d6aa8a33e143c9d2ae4f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/130425
network_acronym_str USP-23
network_name_str Revista de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Validação de escalas psicossociais para atividade física em jovens universitáriosValidation of psychosocial scales for physical activity in university studentsYoung AdultMotor ActivityQuestionnairesTranslationsValidation StudiesAdulto JovemAtividade MotoraQuestionáriosTraduçõesEstudos de ValidaçãoOBJETIVO Traduzir o questionário Patient-centered Assessment and Counseling for Exercise, realizar sua adaptação transcultural e identificar as propriedades psicométricas das escalas psicossociais para atividade física em jovens universitários.MÉTODOS O questionário Patient-centered Assessment and Counseling for Exercise é composto por 39 itens divididos em construtos baseados na teoria cognitiva social e no modelo transteorético. Os construtos analisados foram: estratégia de mudança de comportamento (15 itens), processo de tomada de decisão (10), autoeficácia (seis), apoio da família (quatro) e dos amigos (quatro). Os procedimentos de validação foram de equivalências conceitual, de itens, semântica, operacional, de mensuração e funcional. As três primeiras equivalências citadas foram realizadas por comitê especializado. Na equivalência de mensuração, o instrumento foi aplicado em 717 estudantes universitários. Foi utilizada análise fatorial exploratória para verificar a carga de cada item, variância explicada e consistência interna dos construtos. A reprodutibilidade foi mensurada por meio de correlação intraclasse.RESULTADOS As duas traduções se mostraram equivalentes, a retrotradução foi semelhante à versão original, sendo realizadas poucas adaptações. Foram mantidos o mesmo layout, ordem de apresentação dos construtos e dos itens que compunham o instrumento original. O tamanho da amostra foi adequado e avaliado pelo teste de Kaiser-Meyer-Olkin, com valores entre 0,72 e 0,91. A matriz de correlação dos itens apresentou r &lt; 0,8 (p &lt; 0,05). As cargas fatoriais dos itens de todos os construtos foram satisfatórias (&gt;; 0,40), com variação entre 0,43 e 0,80, explicando entre 45,4% a 59,0% da variância. A consistência interna foi satisfatória (α ≥ 0,70), sendo 0,70 para apoio dos amigos e 0,92 para autoeficácia. A maioria dos itens (74,3%) apresentou valores acima de 0,70 para o teste de reprodutibilidade.CONCLUSÕES As etapas do processo de validação foram satisfatórias e consideradas adequadas para aplicação na população.OBJECTIVE Translate the Patient-centered Assessment and Counseling for Exercise questionnaire, adapt it cross-culturally and identify the psychometric properties of the psychosocial scales for physical activity in young university students.METHODS The Patient-centered Assessment and Counseling for Exercise questionnaire is made up of 39 items divided into constructs based on the social cognitive theory and the transtheoretical model. The analyzed constructs were, as follows: behavior change strategy (15 items), decision-making process (10), self-efficacy (6), support from family (4), and support from friends (4). The validation procedures were conceptual, semantic, operational, and functional equivalences, in addition to the equivalence of the items and of measurements. The conceptual, of items and semantic equivalences were performed by a specialized committee. During measurement equivalence, the instrument was applied to 717 university students. Exploratory factor analysis was used to verify the loading of each item, explained variance and internal consistency of the constructs. Reproducibility was measured by means of intraclass correlation coefficient.RESULTS The two translations were equivalent and back-translation was similar to the original version, with few adaptations. The layout, presentation order of the constructs and items from the original version were kept in the same form as the original instrument. The sample size was adequate and was evaluated by the Kaiser-Meyer-Olkin test, with values between 0.72 and 0.91. The correlation matrix of the items presented r < 0.8 (p < 0.05). The factor loadings of the items from all the constructs were satisfactory (>; 0.40), varying between 0.43 and 0.80, which explained between 45.4% and 59.0% of the variance. Internal consistency was satisfactory (α ≥ 0.70), with support from friends being 0.70 and 0.92 for self-efficacy. Most items (74.3%) presented values above 0.70 for the reproducibility test.CONCLUSIONS The validation process steps were considered satisfactory and adequate for applying to the population.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2015-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/13042510.1590/S0034-8910.2015049005465Revista de Saúde Pública; Vol. 49 (2015); 47Revista de Saúde Pública; Vol. 49 (2015); 47Revista de Saúde Pública; v. 49 (2015); 471518-87870034-8910reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/130425/126814https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/130425/126815Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTassitano, Rafael MirandaFarias Júnior, José Cazuza deRech, Cassiano RicardoTenório, Maria Cecília MarinhoCabral, Poliana CoelhoSilva, Giselia Alves Pontes da2017-09-27T11:03:37Zoai:revistas.usp.br:article/130425Revistahttps://www.revistas.usp.br/rsp/indexONGhttps://www.revistas.usp.br/rsp/oairevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2017-09-27T11:03:37Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação de escalas psicossociais para atividade física em jovens universitários
Validation of psychosocial scales for physical activity in university students
title Validação de escalas psicossociais para atividade física em jovens universitários
spellingShingle Validação de escalas psicossociais para atividade física em jovens universitários
Tassitano, Rafael Miranda
Young Adult
Motor Activity
Questionnaires
Translations
Validation Studies
Adulto Jovem
Atividade Motora
Questionários
Traduções
Estudos de Validação
title_short Validação de escalas psicossociais para atividade física em jovens universitários
title_full Validação de escalas psicossociais para atividade física em jovens universitários
title_fullStr Validação de escalas psicossociais para atividade física em jovens universitários
title_full_unstemmed Validação de escalas psicossociais para atividade física em jovens universitários
title_sort Validação de escalas psicossociais para atividade física em jovens universitários
author Tassitano, Rafael Miranda
author_facet Tassitano, Rafael Miranda
Farias Júnior, José Cazuza de
Rech, Cassiano Ricardo
Tenório, Maria Cecília Marinho
Cabral, Poliana Coelho
Silva, Giselia Alves Pontes da
author_role author
author2 Farias Júnior, José Cazuza de
Rech, Cassiano Ricardo
Tenório, Maria Cecília Marinho
Cabral, Poliana Coelho
Silva, Giselia Alves Pontes da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tassitano, Rafael Miranda
Farias Júnior, José Cazuza de
Rech, Cassiano Ricardo
Tenório, Maria Cecília Marinho
Cabral, Poliana Coelho
Silva, Giselia Alves Pontes da
dc.subject.por.fl_str_mv Young Adult
Motor Activity
Questionnaires
Translations
Validation Studies
Adulto Jovem
Atividade Motora
Questionários
Traduções
Estudos de Validação
topic Young Adult
Motor Activity
Questionnaires
Translations
Validation Studies
Adulto Jovem
Atividade Motora
Questionários
Traduções
Estudos de Validação
description OBJETIVO Traduzir o questionário Patient-centered Assessment and Counseling for Exercise, realizar sua adaptação transcultural e identificar as propriedades psicométricas das escalas psicossociais para atividade física em jovens universitários.MÉTODOS O questionário Patient-centered Assessment and Counseling for Exercise é composto por 39 itens divididos em construtos baseados na teoria cognitiva social e no modelo transteorético. Os construtos analisados foram: estratégia de mudança de comportamento (15 itens), processo de tomada de decisão (10), autoeficácia (seis), apoio da família (quatro) e dos amigos (quatro). Os procedimentos de validação foram de equivalências conceitual, de itens, semântica, operacional, de mensuração e funcional. As três primeiras equivalências citadas foram realizadas por comitê especializado. Na equivalência de mensuração, o instrumento foi aplicado em 717 estudantes universitários. Foi utilizada análise fatorial exploratória para verificar a carga de cada item, variância explicada e consistência interna dos construtos. A reprodutibilidade foi mensurada por meio de correlação intraclasse.RESULTADOS As duas traduções se mostraram equivalentes, a retrotradução foi semelhante à versão original, sendo realizadas poucas adaptações. Foram mantidos o mesmo layout, ordem de apresentação dos construtos e dos itens que compunham o instrumento original. O tamanho da amostra foi adequado e avaliado pelo teste de Kaiser-Meyer-Olkin, com valores entre 0,72 e 0,91. A matriz de correlação dos itens apresentou r &lt; 0,8 (p &lt; 0,05). As cargas fatoriais dos itens de todos os construtos foram satisfatórias (&gt;; 0,40), com variação entre 0,43 e 0,80, explicando entre 45,4% a 59,0% da variância. A consistência interna foi satisfatória (α ≥ 0,70), sendo 0,70 para apoio dos amigos e 0,92 para autoeficácia. A maioria dos itens (74,3%) apresentou valores acima de 0,70 para o teste de reprodutibilidade.CONCLUSÕES As etapas do processo de validação foram satisfatórias e consideradas adequadas para aplicação na população.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/130425
10.1590/S0034-8910.2015049005465
url https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/130425
identifier_str_mv 10.1590/S0034-8910.2015049005465
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/130425/126814
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/130425/126815
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Saúde Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública; Vol. 49 (2015); 47
Revista de Saúde Pública; Vol. 49 (2015); 47
Revista de Saúde Pública; v. 49 (2015); 47
1518-8787
0034-8910
reponame:Revista de Saúde Pública
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Saúde Pública
collection Revista de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revsp@org.usp.br||revsp1@usp.br
_version_ 1800221797740707840