HPV immunization in Brazil and proposals to increase adherence to vaccination campaigns

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Wagner Mesojedovas
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Debora Mesojedovas, Fernandes, Márcia Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Saúde Pública
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/219926
Resumo: OBJETIVOS: Identificar as possíveis causas da baixa adesão à campanha de vacinação no Brasil, identificar e analisar as campanhas relacionadas ao papilomavírus humano (HPV) no Brasil e em outras regiões do mundo, e aplicar ferramentas de qualidade para elaboração de propostas para aumento da cobertura vacinal (CV) para prevenção do HPV no país. MÉTODO: Pesquisa de natureza qualitativa e dedutiva-hipotética. A técnica utilizada para o desenvolvimento do método é a revisão narrativa da literatura, em particular estudando as narrativas e formatos aplicados nas campanhas de vacinação no Brasil. RESULTADOS: Identificou-se que, em 2019, a CV no Brasil foi de 49,6%, diferentemente de países como Austrália (80,2% em 2017), México (97,5% em 2019) e Peru (91% em 2019). Evidências do uso de estratégias de marketing social para engajamento comunitário foram encontradas nas campanhas de vacinação utilizadas como boas práticas nesses países. CONCLUSÃO: Com as informações encontradas foram aplicadas três ferramentas de qualidade (diagrama de Ishikawa, gráfico de Pareto e 5W2H) que classificaram e quantificaram as causas da baixa CV no Brasil e, com isso, viabilizaram propostas que podem direcionar o MS à tomada de estratégias mais eficazes para atingimento da meta de CV do HPV recomendada pela OMS.
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spelling HPV immunization in Brazil and proposals to increase adherence to vaccination campaignsImunização do HPV no Brasil e propostas para aumento da adesão à campanha de vacinaçãoHuman papillomavirusUterine Cervical Neoplasms Social Marketing ImmunizationImmunization ProgramsPapilomavírus HumanoNeoplasias do Colo do ÚteroMarketing SocialImunizaçãoProgramas de ImunizaçãoOBJETIVOS: Identificar as possíveis causas da baixa adesão à campanha de vacinação no Brasil, identificar e analisar as campanhas relacionadas ao papilomavírus humano (HPV) no Brasil e em outras regiões do mundo, e aplicar ferramentas de qualidade para elaboração de propostas para aumento da cobertura vacinal (CV) para prevenção do HPV no país. MÉTODO: Pesquisa de natureza qualitativa e dedutiva-hipotética. A técnica utilizada para o desenvolvimento do método é a revisão narrativa da literatura, em particular estudando as narrativas e formatos aplicados nas campanhas de vacinação no Brasil. RESULTADOS: Identificou-se que, em 2019, a CV no Brasil foi de 49,6%, diferentemente de países como Austrália (80,2% em 2017), México (97,5% em 2019) e Peru (91% em 2019). Evidências do uso de estratégias de marketing social para engajamento comunitário foram encontradas nas campanhas de vacinação utilizadas como boas práticas nesses países. CONCLUSÃO: Com as informações encontradas foram aplicadas três ferramentas de qualidade (diagrama de Ishikawa, gráfico de Pareto e 5W2H) que classificaram e quantificaram as causas da baixa CV no Brasil e, com isso, viabilizaram propostas que podem direcionar o MS à tomada de estratégias mais eficazes para atingimento da meta de CV do HPV recomendada pela OMS.OBJECTIVES: To identify the possible causes of low adherence to vaccination campaigns in Brazil, find and analyze campaigns regarding human papillomavirus (HPV) in Brazil and abroad, and apply quality tools to prepare proposals to increase vaccination coverage (VC) and prevent HPV in the country. METHOD: This is a qualitative and deductive-hypothetical research. A narrative review of the literature (especially on the narratives and formats applied in vaccination campaigns in Brazil) was the technique used to develop our method. RESULTS: Brazil had a 49.6% VC in 2019, unlike countries such as Australia (80.2% in 2017), Mexico (97.5% in 2019), and Peru (91% in 2019). This study found evidence of the use of social marketing strategies to engage communities as good practices in the vaccination campaigns of these countries. CONCLUSION: With the retrieved information, three quality tools (Ishikawa diagram, Pareto graph, and 5W2H) classified and quantified the causes of low VC in Brazil and enabled proposals that can direct its Ministry of Health to take more effective strategies to achieve the HPV VC goal recommended by the WHO.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2023-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/21992610.11606/s1518-8787.2023057005410Revista de Saúde Pública; Vol. 57 No. 1 (2023); 79Revista de Saúde Pública; Vol. 57 Núm. 1 (2023); 79Revista de Saúde Pública; v. 57 n. 1 (2023); 791518-87870034-8910reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/219926/200794https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/219926/200793https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/219926/200792Copyright (c) 2023 Wagner Mesojedovas Santos, Debora Mesojedovas Santos, Márcia Santana Fernandeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Wagner MesojedovasSantos, Debora MesojedovasFernandes, Márcia Santana2023-12-08T19:28:51Zoai:revistas.usp.br:article/219926Revistahttps://www.revistas.usp.br/rsp/indexONGhttps://www.revistas.usp.br/rsp/oairevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2023-12-08T19:28:51Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false
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