Public school teachers’ perceptions about mental health

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Amanda Gonçalves Simões
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Estanislau, Gustavo, Brietzke, Elisa, Lefèvre, Fernando, Bressan, Rodrigo Affonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista de Saúde Pública
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/101710
Resumo: OBJETIVO Analisar percepções de professores de escola pública sobre saúde geral e saúde mental e os meios de obtenção dessas informações. MÉTODOS Pesquisa qualitativa com 31 professores do ensino fundamental e médio de uma escola estadual do município de São Paulo, no ano de 2010. Os professores responderam a um questionário com perguntas abertas sobre saúde mental e saúde em geral. Avaliou-se o que os professores compreendiam sobre o termo “saúde” e “saúde mental”, a relevância da necessidade de informação sobre o assunto, o método informativo preferido, a experiência com os diferentes meios de comunicação no que tange a assuntos dessa natureza e a percepção sobre quanto essas informações disponíveis são suficientes para amparar a sua prática. Os dados foram processados no software QUALIQUANTISOFT e analisados segundo técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. RESULTADOS Na perspectiva do professor, saúde em geral é definida como o adequado funcionamento fisiológico do organismo e saúde mental relaciona-se ao equilíbrio entre mente e corpo, como requisito para a felicidade. A maioria dos professores (80,6%) demonstrou grande interesse em adquirir conhecimentos sobre saúde mental e receber materiais educativos sobre o assunto. Para os professores, a falta de informação gera insegurança e dificulta o manejo de situações cotidianas envolvendo transtornos mentais. Para 61,3% dos professores, a televisão é o veículo que mais produz informação sobre o tema. CONCLUSÕES Os dados indicam que há pouca informação sobre saúde mental disponível para os professores, mostrando ser necessário haver desenvolvimento de estratégias de promoção da saúde mental na escola.
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