Educational interventions in health services and oral health: systematic review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegaz, Aryane Marques
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Alexandre Emídio Ribeiro, Cascaes, Andreia Morales
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Saúde Pública
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/145874
Resumo: OBJETIVO: Analisar a efetividade de intervenções educativas realizadas em serviços de saúde na melhoria de comportamentos e desfechos clínicos em saúde bucal. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com busca nas bases de dados PubMed, Lilacs e SciELO. Foram incluídos estudos que investigaram intervenções realizadas por profissionais de saúde atuantes em serviços de saúde e que utilizaram como principal abordagem ações de educação com a finalidade de melhorar desfechos comportamentais e clínicos em saúde bucal. RESULTADOS: A busca totalizou 832 artigos e 14 preencheram todos os critérios de inclusão. Cinco estudos verificaram exclusivamente a efetividade das intervenções na redução de cárie, três avaliaram excepcionalmente comportamentos em saúde bucal, os demais artigos julgaram a efetividade das intervenções tanto para desfechos clínicos (cárie dentária e condições periodontais) quanto para comportamentos em saúde bucal. A maioria dos estudos (n = 9) foi baseada em ensaios randomizados e controlados, os demais avaliaram o antes e depois da intervenção. Cinco estudos reportaram redução significativa de cárie dentária, e cinco dos seis estudos que avaliaram desfechos comportamentais encontraram alguma mudança positiva. CONCLUSÕES: A maioria dos estudos que avaliaram desfechos comportamentais e periodontais mostrou melhorias significativas a favor das intervenções. Todos os estudos que avaliaram cárie mostraram a diminuição de novas lesões ou casos da doença nos grupos que receberam as intervenções, embora apenas cinco dos 11 artigos tenham encontrado uma diferença estatisticamente significativa. As intervenções educativas realizadas por profissionais de saúde no contexto de sua prática apresentam potencial em promover a saúde bucal da população.
id USP-23_c2d2f63bada7eb752cf9c666d46bc138
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/145874
network_acronym_str USP-23
network_name_str Revista de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Educational interventions in health services and oral health: systematic reviewIntervenções educativas em serviços de saúde e saúde bucal: revisão sistemáticaEducação em Saúde Bucal. Avaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções. Serviços de Saúde Bucal. Revisão.Health EducationDental. Evaluation of the Efficacy-Effectiveness of Interventions. Dental Health Services. Review.OBJETIVO: Analisar a efetividade de intervenções educativas realizadas em serviços de saúde na melhoria de comportamentos e desfechos clínicos em saúde bucal. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com busca nas bases de dados PubMed, Lilacs e SciELO. Foram incluídos estudos que investigaram intervenções realizadas por profissionais de saúde atuantes em serviços de saúde e que utilizaram como principal abordagem ações de educação com a finalidade de melhorar desfechos comportamentais e clínicos em saúde bucal. RESULTADOS: A busca totalizou 832 artigos e 14 preencheram todos os critérios de inclusão. Cinco estudos verificaram exclusivamente a efetividade das intervenções na redução de cárie, três avaliaram excepcionalmente comportamentos em saúde bucal, os demais artigos julgaram a efetividade das intervenções tanto para desfechos clínicos (cárie dentária e condições periodontais) quanto para comportamentos em saúde bucal. A maioria dos estudos (n = 9) foi baseada em ensaios randomizados e controlados, os demais avaliaram o antes e depois da intervenção. Cinco estudos reportaram redução significativa de cárie dentária, e cinco dos seis estudos que avaliaram desfechos comportamentais encontraram alguma mudança positiva. CONCLUSÕES: A maioria dos estudos que avaliaram desfechos comportamentais e periodontais mostrou melhorias significativas a favor das intervenções. Todos os estudos que avaliaram cárie mostraram a diminuição de novas lesões ou casos da doença nos grupos que receberam as intervenções, embora apenas cinco dos 11 artigos tenham encontrado uma diferença estatisticamente significativa. As intervenções educativas realizadas por profissionais de saúde no contexto de sua prática apresentam potencial em promover a saúde bucal da população.OBJECTIVE: To analyze the effectiveness of educational interventions performed in health services in the improvement of clinical behaviors and outcomes in oral health. METHODS: We have carried out a systematic review of the literature searching the PubMed, Lilacs, and SciELO databases. We have included studies that have investigated interventions performed by health professionals working in health services and who have used educational actions as main approach to improve behavioral and clinical outcomes in oral health. RESULTS: The search amounted to 832 articles and 14 of them met all the inclusion criteria. Five studies have only exclusively evaluated the effectiveness of interventions on caries reduction, three have exceptionally evaluated oral health behaviors, and the other articles have evaluated the effectiveness of interventions for both clinical outcomes (dental caries and periodontal conditions) and behaviors in oral health. Most of the studies (n = 9) were based on randomized controlled trials; the other ones have evaluated before and after the intervention. Five studies have reported a significant reduction of dental caries, and five of the six studies evaluating behavioral outcomes have found some positive change. CONCLUSIONS: Most studies evaluating behavioral and periodontal outcomes have shown significant improvements in favor of interventions. All studies evaluating caries have shown a reduction in new lesions or cases of the disease in the groups receiving the interventions, although only five of the eleven articles have found a statistically significant difference. Educational interventions carried out by health professionals in the context of their practice have the potential to promote oral health in the population.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2018-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/14587410.11606/S1518-8787.2018052000109Revista de Saúde Pública; Vol. 52 (2018); 52Revista de Saúde Pública; Vol. 52 (2018); 52Revista de Saúde Pública; v. 52 (2018); 521518-87870034-8910reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/145874/139686https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/145874/139687https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/145874/148347Copyright (c) 2018 Revista de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMenegaz, Aryane MarquesSilva, Alexandre Emídio RibeiroCascaes, Andreia Morales2018-07-20T11:44:55Zoai:revistas.usp.br:article/145874Revistahttps://www.revistas.usp.br/rsp/indexONGhttps://www.revistas.usp.br/rsp/oairevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2018-07-20T11:44:55Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educational interventions in health services and oral health: systematic review
Intervenções educativas em serviços de saúde e saúde bucal: revisão sistemática
title Educational interventions in health services and oral health: systematic review
spellingShingle Educational interventions in health services and oral health: systematic review
Menegaz, Aryane Marques
Educação em Saúde Bucal. Avaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções. Serviços de Saúde Bucal. Revisão.
Health Education
Dental. Evaluation of the Efficacy-Effectiveness of Interventions. Dental Health Services. Review.
title_short Educational interventions in health services and oral health: systematic review
title_full Educational interventions in health services and oral health: systematic review
title_fullStr Educational interventions in health services and oral health: systematic review
title_full_unstemmed Educational interventions in health services and oral health: systematic review
title_sort Educational interventions in health services and oral health: systematic review
author Menegaz, Aryane Marques
author_facet Menegaz, Aryane Marques
Silva, Alexandre Emídio Ribeiro
Cascaes, Andreia Morales
author_role author
author2 Silva, Alexandre Emídio Ribeiro
Cascaes, Andreia Morales
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegaz, Aryane Marques
Silva, Alexandre Emídio Ribeiro
Cascaes, Andreia Morales
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde Bucal. Avaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções. Serviços de Saúde Bucal. Revisão.
Health Education
Dental. Evaluation of the Efficacy-Effectiveness of Interventions. Dental Health Services. Review.
topic Educação em Saúde Bucal. Avaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções. Serviços de Saúde Bucal. Revisão.
Health Education
Dental. Evaluation of the Efficacy-Effectiveness of Interventions. Dental Health Services. Review.
description OBJETIVO: Analisar a efetividade de intervenções educativas realizadas em serviços de saúde na melhoria de comportamentos e desfechos clínicos em saúde bucal. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com busca nas bases de dados PubMed, Lilacs e SciELO. Foram incluídos estudos que investigaram intervenções realizadas por profissionais de saúde atuantes em serviços de saúde e que utilizaram como principal abordagem ações de educação com a finalidade de melhorar desfechos comportamentais e clínicos em saúde bucal. RESULTADOS: A busca totalizou 832 artigos e 14 preencheram todos os critérios de inclusão. Cinco estudos verificaram exclusivamente a efetividade das intervenções na redução de cárie, três avaliaram excepcionalmente comportamentos em saúde bucal, os demais artigos julgaram a efetividade das intervenções tanto para desfechos clínicos (cárie dentária e condições periodontais) quanto para comportamentos em saúde bucal. A maioria dos estudos (n = 9) foi baseada em ensaios randomizados e controlados, os demais avaliaram o antes e depois da intervenção. Cinco estudos reportaram redução significativa de cárie dentária, e cinco dos seis estudos que avaliaram desfechos comportamentais encontraram alguma mudança positiva. CONCLUSÕES: A maioria dos estudos que avaliaram desfechos comportamentais e periodontais mostrou melhorias significativas a favor das intervenções. Todos os estudos que avaliaram cárie mostraram a diminuição de novas lesões ou casos da doença nos grupos que receberam as intervenções, embora apenas cinco dos 11 artigos tenham encontrado uma diferença estatisticamente significativa. As intervenções educativas realizadas por profissionais de saúde no contexto de sua prática apresentam potencial em promover a saúde bucal da população.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/145874
10.11606/S1518-8787.2018052000109
url https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/145874
identifier_str_mv 10.11606/S1518-8787.2018052000109
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/145874/139686
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/145874/139687
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/145874/148347
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Saúde Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Saúde Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública; Vol. 52 (2018); 52
Revista de Saúde Pública; Vol. 52 (2018); 52
Revista de Saúde Pública; v. 52 (2018); 52
1518-8787
0034-8910
reponame:Revista de Saúde Pública
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Saúde Pública
collection Revista de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revsp@org.usp.br||revsp1@usp.br
_version_ 1800221799783333888