Educational interventions in health services and oral health: systematic review
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Saúde Pública |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/145874 |
Resumo: | OBJETIVO: Analisar a efetividade de intervenções educativas realizadas em serviços de saúde na melhoria de comportamentos e desfechos clínicos em saúde bucal. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com busca nas bases de dados PubMed, Lilacs e SciELO. Foram incluídos estudos que investigaram intervenções realizadas por profissionais de saúde atuantes em serviços de saúde e que utilizaram como principal abordagem ações de educação com a finalidade de melhorar desfechos comportamentais e clínicos em saúde bucal. RESULTADOS: A busca totalizou 832 artigos e 14 preencheram todos os critérios de inclusão. Cinco estudos verificaram exclusivamente a efetividade das intervenções na redução de cárie, três avaliaram excepcionalmente comportamentos em saúde bucal, os demais artigos julgaram a efetividade das intervenções tanto para desfechos clínicos (cárie dentária e condições periodontais) quanto para comportamentos em saúde bucal. A maioria dos estudos (n = 9) foi baseada em ensaios randomizados e controlados, os demais avaliaram o antes e depois da intervenção. Cinco estudos reportaram redução significativa de cárie dentária, e cinco dos seis estudos que avaliaram desfechos comportamentais encontraram alguma mudança positiva. CONCLUSÕES: A maioria dos estudos que avaliaram desfechos comportamentais e periodontais mostrou melhorias significativas a favor das intervenções. Todos os estudos que avaliaram cárie mostraram a diminuição de novas lesões ou casos da doença nos grupos que receberam as intervenções, embora apenas cinco dos 11 artigos tenham encontrado uma diferença estatisticamente significativa. As intervenções educativas realizadas por profissionais de saúde no contexto de sua prática apresentam potencial em promover a saúde bucal da população. |
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Educational interventions in health services and oral health: systematic reviewIntervenções educativas em serviços de saúde e saúde bucal: revisão sistemáticaEducação em Saúde Bucal. Avaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções. Serviços de Saúde Bucal. Revisão.Health EducationDental. Evaluation of the Efficacy-Effectiveness of Interventions. Dental Health Services. Review.OBJETIVO: Analisar a efetividade de intervenções educativas realizadas em serviços de saúde na melhoria de comportamentos e desfechos clínicos em saúde bucal. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com busca nas bases de dados PubMed, Lilacs e SciELO. Foram incluídos estudos que investigaram intervenções realizadas por profissionais de saúde atuantes em serviços de saúde e que utilizaram como principal abordagem ações de educação com a finalidade de melhorar desfechos comportamentais e clínicos em saúde bucal. RESULTADOS: A busca totalizou 832 artigos e 14 preencheram todos os critérios de inclusão. Cinco estudos verificaram exclusivamente a efetividade das intervenções na redução de cárie, três avaliaram excepcionalmente comportamentos em saúde bucal, os demais artigos julgaram a efetividade das intervenções tanto para desfechos clínicos (cárie dentária e condições periodontais) quanto para comportamentos em saúde bucal. A maioria dos estudos (n = 9) foi baseada em ensaios randomizados e controlados, os demais avaliaram o antes e depois da intervenção. Cinco estudos reportaram redução significativa de cárie dentária, e cinco dos seis estudos que avaliaram desfechos comportamentais encontraram alguma mudança positiva. CONCLUSÕES: A maioria dos estudos que avaliaram desfechos comportamentais e periodontais mostrou melhorias significativas a favor das intervenções. Todos os estudos que avaliaram cárie mostraram a diminuição de novas lesões ou casos da doença nos grupos que receberam as intervenções, embora apenas cinco dos 11 artigos tenham encontrado uma diferença estatisticamente significativa. As intervenções educativas realizadas por profissionais de saúde no contexto de sua prática apresentam potencial em promover a saúde bucal da população.OBJECTIVE: To analyze the effectiveness of educational interventions performed in health services in the improvement of clinical behaviors and outcomes in oral health. METHODS: We have carried out a systematic review of the literature searching the PubMed, Lilacs, and SciELO databases. We have included studies that have investigated interventions performed by health professionals working in health services and who have used educational actions as main approach to improve behavioral and clinical outcomes in oral health. RESULTS: The search amounted to 832 articles and 14 of them met all the inclusion criteria. Five studies have only exclusively evaluated the effectiveness of interventions on caries reduction, three have exceptionally evaluated oral health behaviors, and the other articles have evaluated the effectiveness of interventions for both clinical outcomes (dental caries and periodontal conditions) and behaviors in oral health. Most of the studies (n = 9) were based on randomized controlled trials; the other ones have evaluated before and after the intervention. Five studies have reported a significant reduction of dental caries, and five of the six studies evaluating behavioral outcomes have found some positive change. CONCLUSIONS: Most studies evaluating behavioral and periodontal outcomes have shown significant improvements in favor of interventions. All studies evaluating caries have shown a reduction in new lesions or cases of the disease in the groups receiving the interventions, although only five of the eleven articles have found a statistically significant difference. Educational interventions carried out by health professionals in the context of their practice have the potential to promote oral health in the population.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2018-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/14587410.11606/S1518-8787.2018052000109Revista de Saúde Pública; Vol. 52 (2018); 52Revista de Saúde Pública; Vol. 52 (2018); 52Revista de Saúde Pública; v. 52 (2018); 521518-87870034-8910reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/145874/139686https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/145874/139687https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/145874/148347Copyright (c) 2018 Revista de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMenegaz, Aryane MarquesSilva, Alexandre Emídio RibeiroCascaes, Andreia Morales2018-07-20T11:44:55Zoai:revistas.usp.br:article/145874Revistahttps://www.revistas.usp.br/rsp/indexONGhttps://www.revistas.usp.br/rsp/oairevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2018-07-20T11:44:55Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false |
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