HIV-AIDS prevention in the conception of HIV-positive young people

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taquette, Stella Regina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza, Luciana Maria Borges da Matta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista de Saúde Pública
DOI: 10.11606/s1518-8787.2019053001174
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/162423
Resumo: OBJETIVO: Analisar a concepção de jovens soropositivos sobre como prevenir a infecção pelo HIV. MÉTODOS: Estudo qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas com jovens soropositivos cujo diagnóstico foi feito na adolescência havia no máximo 5 anos. Seguimos roteiro semiestruturado contendo dados sociodemográficos e pergunta aberta sobre prevenção de HIV-Aids. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra, sendo analisadas com apoio do software webQDA. Utilizamos as categorias que compõem o conceito de vulnerabilidade como base teórica para a análise dos dados. RESULTADOS: Entrevistamos 39 jovens, 23 do sexo feminino e 16 do masculino. Alguns percebem a prevenção da infecção pelo HIV apenas como uma questão individual, resumindo-a ao uso do preservativo e ao autocuidado. A maior parte dos interlocutores aponta estratégias educativas como as mais relevantes para a prevenção, mas utilizadas de forma permanente e não pontual. Nas escolas, acreditam ser necessário incluir alunos mais novos e a família. As orientações devem ser ministradas por pessoas que utilizam a linguagem dos jovens e de preferência por soropositivos, para mostrar a realidade da vida de quem tem Aids. No campo programático, indicam intensificação das campanhas na mídia, distribuição de camisinha em larga escala, produção de vacinas e medicamentos que curem. Não houve menção ao preservativo feminino, ao teste rápido, à disponibilidade de atendimento em saúde sexual e reprodutiva. CONCLUSÕES: A qualificação e ampliação das estratégias de comunicação sobre sexualidade nas escolas é urgente e essencial na prevenção de HIV e Aids na adolescência, ao contrário da tendência que hoje se verifica de restrição da discussão sobre esses temas nas políticas de educação.
id USP-23_cff7d060f64479d80a0b1f79012d6fed
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/162423
network_acronym_str USP-23
network_name_str Revista de Saúde Pública
spelling HIV-AIDS prevention in the conception of HIV-positive young peoplePrevenção de HIV-Aids na concepção de jovens soropositivosYoung Adult, psychologyAcquired Immunodeficiency Syndrome, prevention & controlHIV Infections, prevention & controlHealth Knowledge, Attitudes, PracticeQualitative ResearchAdulto Jovem, psicologiaSíndrome de Imunodeficiência Adquirida, prevenção & controleInfecções por HIV, prevenção & controleConhecimentos, Atitudes e Prática em SaúdePesquisa QualitativaOBJETIVO: Analisar a concepção de jovens soropositivos sobre como prevenir a infecção pelo HIV. MÉTODOS: Estudo qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas com jovens soropositivos cujo diagnóstico foi feito na adolescência havia no máximo 5 anos. Seguimos roteiro semiestruturado contendo dados sociodemográficos e pergunta aberta sobre prevenção de HIV-Aids. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra, sendo analisadas com apoio do software webQDA. Utilizamos as categorias que compõem o conceito de vulnerabilidade como base teórica para a análise dos dados. RESULTADOS: Entrevistamos 39 jovens, 23 do sexo feminino e 16 do masculino. Alguns percebem a prevenção da infecção pelo HIV apenas como uma questão individual, resumindo-a ao uso do preservativo e ao autocuidado. A maior parte dos interlocutores aponta estratégias educativas como as mais relevantes para a prevenção, mas utilizadas de forma permanente e não pontual. Nas escolas, acreditam ser necessário incluir alunos mais novos e a família. As orientações devem ser ministradas por pessoas que utilizam a linguagem dos jovens e de preferência por soropositivos, para mostrar a realidade da vida de quem tem Aids. No campo programático, indicam intensificação das campanhas na mídia, distribuição de camisinha em larga escala, produção de vacinas e medicamentos que curem. Não houve menção ao preservativo feminino, ao teste rápido, à disponibilidade de atendimento em saúde sexual e reprodutiva. CONCLUSÕES: A qualificação e ampliação das estratégias de comunicação sobre sexualidade nas escolas é urgente e essencial na prevenção de HIV e Aids na adolescência, ao contrário da tendência que hoje se verifica de restrição da discussão sobre esses temas nas políticas de educação.OBJECTIVE: To analyze the conception of seropositive young people on how to prevent HIV infection. METHODS: This is a qualitative study using semi-structured interviews with HIV-positive young people whose diagnosis was made in adolescence 5 years ago or less. We followed a semi-structured script containing sociodemographic data and an open question on HIV/AIDS prevention. The interviews were recorded and fully transcribed, then analyzed with the support of the webQDA software. We used the categories that compose the concept of vulnerability as a theoretical basis for data analysis. RESULTS: We interviewed 39 young people, 23 girls and 16 boys. Some perceive the prevention of HIV infection only as an individual issue, summarizing it to the use of condoms and self-care. Most of the interlocutors point out educational strategies as the most relevant for prevention but used in a permanent and non-punctual way. In schools, they believe it is necessary to include younger students and their family. Guidelines should be given by people who can use the language of young people and preferably by HIV-positive people, to show the reality of those who have AIDS. In the programmatic field, they suggest intensifying campaigns in the media, distributing condoms in large scale, producing vaccines and medicines that cure. No one mentioned the female condom, the rapid test, nor the availability of sexual and reproductive health care. CONCLUSIONS: The qualification and expansion of communication strategies on sexuality in schools is urgent and essential in HIV and AIDS prevention in adolescence, contrary to the current trend of restricting the discussion of these topics in education policies.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/16242310.11606/s1518-8787.2019053001174Revista de Saúde Pública; Vol. 53 (2019); 80Revista de Saúde Pública; Vol. 53 (2019); 80Revista de Saúde Pública; v. 53 (2019); 801518-87870034-8910reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/162423/156220https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/162423/156221https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/162423/156222Copyright (c) 2019 Revista de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTaquette, Stella ReginaSouza, Luciana Maria Borges da Matta2019-10-19T23:09:41Zoai:revistas.usp.br:article/162423Revistahttps://www.revistas.usp.br/rsp/indexONGhttps://www.revistas.usp.br/rsp/oairevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2019-10-19T23:09:41Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv HIV-AIDS prevention in the conception of HIV-positive young people
Prevenção de HIV-Aids na concepção de jovens soropositivos
title HIV-AIDS prevention in the conception of HIV-positive young people
spellingShingle HIV-AIDS prevention in the conception of HIV-positive young people
HIV-AIDS prevention in the conception of HIV-positive young people
Taquette, Stella Regina
Young Adult, psychology
Acquired Immunodeficiency Syndrome, prevention & control
HIV Infections, prevention & control
Health Knowledge, Attitudes, Practice
Qualitative Research
Adulto Jovem, psicologia
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, prevenção & controle
Infecções por HIV, prevenção & controle
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Pesquisa Qualitativa
Taquette, Stella Regina
Young Adult, psychology
Acquired Immunodeficiency Syndrome, prevention & control
HIV Infections, prevention & control
Health Knowledge, Attitudes, Practice
Qualitative Research
Adulto Jovem, psicologia
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, prevenção & controle
Infecções por HIV, prevenção & controle
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Pesquisa Qualitativa
title_short HIV-AIDS prevention in the conception of HIV-positive young people
title_full HIV-AIDS prevention in the conception of HIV-positive young people
title_fullStr HIV-AIDS prevention in the conception of HIV-positive young people
HIV-AIDS prevention in the conception of HIV-positive young people
title_full_unstemmed HIV-AIDS prevention in the conception of HIV-positive young people
HIV-AIDS prevention in the conception of HIV-positive young people
title_sort HIV-AIDS prevention in the conception of HIV-positive young people
author Taquette, Stella Regina
author_facet Taquette, Stella Regina
Taquette, Stella Regina
Souza, Luciana Maria Borges da Matta
Souza, Luciana Maria Borges da Matta
author_role author
author2 Souza, Luciana Maria Borges da Matta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Taquette, Stella Regina
Souza, Luciana Maria Borges da Matta
dc.subject.por.fl_str_mv Young Adult, psychology
Acquired Immunodeficiency Syndrome, prevention & control
HIV Infections, prevention & control
Health Knowledge, Attitudes, Practice
Qualitative Research
Adulto Jovem, psicologia
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, prevenção & controle
Infecções por HIV, prevenção & controle
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Pesquisa Qualitativa
topic Young Adult, psychology
Acquired Immunodeficiency Syndrome, prevention & control
HIV Infections, prevention & control
Health Knowledge, Attitudes, Practice
Qualitative Research
Adulto Jovem, psicologia
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, prevenção & controle
Infecções por HIV, prevenção & controle
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Pesquisa Qualitativa
description OBJETIVO: Analisar a concepção de jovens soropositivos sobre como prevenir a infecção pelo HIV. MÉTODOS: Estudo qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas com jovens soropositivos cujo diagnóstico foi feito na adolescência havia no máximo 5 anos. Seguimos roteiro semiestruturado contendo dados sociodemográficos e pergunta aberta sobre prevenção de HIV-Aids. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra, sendo analisadas com apoio do software webQDA. Utilizamos as categorias que compõem o conceito de vulnerabilidade como base teórica para a análise dos dados. RESULTADOS: Entrevistamos 39 jovens, 23 do sexo feminino e 16 do masculino. Alguns percebem a prevenção da infecção pelo HIV apenas como uma questão individual, resumindo-a ao uso do preservativo e ao autocuidado. A maior parte dos interlocutores aponta estratégias educativas como as mais relevantes para a prevenção, mas utilizadas de forma permanente e não pontual. Nas escolas, acreditam ser necessário incluir alunos mais novos e a família. As orientações devem ser ministradas por pessoas que utilizam a linguagem dos jovens e de preferência por soropositivos, para mostrar a realidade da vida de quem tem Aids. No campo programático, indicam intensificação das campanhas na mídia, distribuição de camisinha em larga escala, produção de vacinas e medicamentos que curem. Não houve menção ao preservativo feminino, ao teste rápido, à disponibilidade de atendimento em saúde sexual e reprodutiva. CONCLUSÕES: A qualificação e ampliação das estratégias de comunicação sobre sexualidade nas escolas é urgente e essencial na prevenção de HIV e Aids na adolescência, ao contrário da tendência que hoje se verifica de restrição da discussão sobre esses temas nas políticas de educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/162423
10.11606/s1518-8787.2019053001174
url https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/162423
identifier_str_mv 10.11606/s1518-8787.2019053001174
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/162423/156220
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/162423/156221
https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/162423/156222
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Saúde Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Saúde Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública; Vol. 53 (2019); 80
Revista de Saúde Pública; Vol. 53 (2019); 80
Revista de Saúde Pública; v. 53 (2019); 80
1518-8787
0034-8910
reponame:Revista de Saúde Pública
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Saúde Pública
collection Revista de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revsp@org.usp.br||revsp1@usp.br
_version_ 1822178976209043456
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/s1518-8787.2019053001174