A utilização do Family Management Style Framework para avaliação do manejo familiar do transplante hepático na adolescência*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bousso, Regina Szylit, Ichikawa, Carolliny Rossi de Faria, Silva, Luciana Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84107
Resumo: Objetivo: Descrever o comportamento de crianças durante a sessão de brinquedo terapêutico instrucional (BTI) no período pré-operatório e verificar o comportamento apresentado por elas no período transoperatório. Método: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem quantitativa, desenvolvida em um hospital particular de grande porte da cidade de São Paulo, na qual os comportamentos apresentados por 30 crianças entre três e cinco anos submetidas à cirurgia de pequeno porte foram observados na unidade de internação durante a sessão de BT e na sala de cirurgia, desde a admissão até despertarem da anestesia. Resultados: A maioria participou efetivamente da sessão de BTI (21; 70%), entrou espontaneamente na sala operatória (22; 73,3%) e sem resistir à separação da mãe (24; 80%), colaborando com o procedimento anestésico (16; 53,3%) e despertando da anestesia tranquilamente (26; 87%).
Conclusão: O uso do BTI propiciou à criança compreender o procedimento cirúrgico, tornando-o menos traumático.


id USP-24_0247c1c2635ce317eec84bf0d820de31
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/84107
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling A utilização do Family Management Style Framework para avaliação do manejo familiar do transplante hepático na adolescência* La utilización del family management style framework para evaluar el manejo familiar del trasplante hepático en la adolescencia The use of the Family Management Style Framework to evaluate the family management of liver transplantation in adolescence Objetivo: Descrever o comportamento de crianças durante a sessão de brinquedo terapêutico instrucional (BTI) no período pré-operatório e verificar o comportamento apresentado por elas no período transoperatório. Método: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem quantitativa, desenvolvida em um hospital particular de grande porte da cidade de São Paulo, na qual os comportamentos apresentados por 30 crianças entre três e cinco anos submetidas à cirurgia de pequeno porte foram observados na unidade de internação durante a sessão de BT e na sala de cirurgia, desde a admissão até despertarem da anestesia. Resultados: A maioria participou efetivamente da sessão de BTI (21; 70%), entrou espontaneamente na sala operatória (22; 73,3%) e sem resistir à separação da mãe (24; 80%), colaborando com o procedimento anestésico (16; 53,3%) e despertando da anestesia tranquilamente (26; 87%).
Conclusão: O uso do BTI propiciou à criança compreender o procedimento cirúrgico, tornando-o menos traumático.

 Objetivo: Conocer la experiencia del manejo familiar en el trasplante hepático en la adolescencia a la luz del Family Management Style Framework(FMSF).Método: Estudio de caso, que utilizó el Family Management Style Framework como marco teórico y el modelo híbrido de análisis temático como referencial metodológico. El caso presentado es de la familia de una adolescente trasplantada residente en Salvador, Bahia. Los datos fueron recogidos por medios de entrevistas con la madre y el análisis de registros médicos. Resultados: Los resultados muestran que la familia define el trasplante como una amenaza y que existe divergencia entre la madre e hija acerca de la percepción de las capacidades de la adolescente. Dadas estas discrepancias, la familia asume una postura protectora al creer que la adolescente no sabe cuidar de sí misma. Las consecuencias percibidas reflejan cuánta incertidumbre impregna la cotidianeidad familiar. Conclusión: El uso de modelos para evaluar puede ayudar a los profesionales en la planificación de intervenciones específicas. Objective: To understand the family management experience of liver transplantation during adolescence based on the Family Management Style Framework(FMSF). Method: This is a case study that used the FMSF as theoretical framework and the hybrid model of thematic analysis as methodological reference. The case presented is from an adolescent’s family that lives in Salvador, Bahia. The data were collected through interviews with the mother and the patient charts analysis. Results: The results shows that the family defines the transplantation as threatening and there are divergence between mother and daughter related to the teen’s capabilities perception. Facing those discrepancies, the family assumes a protective posture by believing that the teen cannot take care of herself alone. The perceived consequences reflect how much the uncertainty permeates the family environment. Conclusion: It is concluded that the use of a model to evaluate the management can help professionals to direct and plan specific interventions.

 Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/8410710.1590/S0080-623420140000300007Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 n. 3 (2014); 430-437Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 No. 3 (2014); 430-437Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 Núm. 3 (2014); 430-4371980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84107/86971https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84107/86972http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia Bousso, Regina Szylit Ichikawa, Carolliny Rossi de Faria Silva, Luciana Rodrigues 2014-08-28T12:24:21Zoai:revistas.usp.br:article/84107Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2014-08-28T12:24:21Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do Family Management Style Framework para avaliação do manejo familiar do transplante hepático na adolescência*
La utilización del family management style framework para evaluar el manejo familiar del trasplante hepático en la adolescencia
The use of the Family Management Style Framework to evaluate the family management of liver transplantation in adolescence
title A utilização do Family Management Style Framework para avaliação do manejo familiar do transplante hepático na adolescência*
spellingShingle A utilização do Family Management Style Framework para avaliação do manejo familiar do transplante hepático na adolescência*
Mendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia
title_short A utilização do Family Management Style Framework para avaliação do manejo familiar do transplante hepático na adolescência*
title_full A utilização do Family Management Style Framework para avaliação do manejo familiar do transplante hepático na adolescência*
title_fullStr A utilização do Family Management Style Framework para avaliação do manejo familiar do transplante hepático na adolescência*
title_full_unstemmed A utilização do Family Management Style Framework para avaliação do manejo familiar do transplante hepático na adolescência*
title_sort A utilização do Family Management Style Framework para avaliação do manejo familiar do transplante hepático na adolescência*
author Mendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia
author_facet Mendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia
Bousso, Regina Szylit
Ichikawa, Carolliny Rossi de Faria
Silva, Luciana Rodrigues
author_role author
author2 Bousso, Regina Szylit
Ichikawa, Carolliny Rossi de Faria
Silva, Luciana Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia
Bousso, Regina Szylit
Ichikawa, Carolliny Rossi de Faria
Silva, Luciana Rodrigues
description Objetivo: Descrever o comportamento de crianças durante a sessão de brinquedo terapêutico instrucional (BTI) no período pré-operatório e verificar o comportamento apresentado por elas no período transoperatório. Método: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem quantitativa, desenvolvida em um hospital particular de grande porte da cidade de São Paulo, na qual os comportamentos apresentados por 30 crianças entre três e cinco anos submetidas à cirurgia de pequeno porte foram observados na unidade de internação durante a sessão de BT e na sala de cirurgia, desde a admissão até despertarem da anestesia. Resultados: A maioria participou efetivamente da sessão de BTI (21; 70%), entrou espontaneamente na sala operatória (22; 73,3%) e sem resistir à separação da mãe (24; 80%), colaborando com o procedimento anestésico (16; 53,3%) e despertando da anestesia tranquilamente (26; 87%).
Conclusão: O uso do BTI propiciou à criança compreender o procedimento cirúrgico, tornando-o menos traumático.


publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84107
10.1590/S0080-623420140000300007
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84107
identifier_str_mv 10.1590/S0080-623420140000300007
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84107/86971
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84107/86972
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 n. 3 (2014); 430-437
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 No. 3 (2014); 430-437
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 Núm. 3 (2014); 430-437
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221737298690048