UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341993000100101 |
Resumo: | Neste trabalho as docentes da disciplina Administração aplicada à Enfermagem discorrem sobre a filosofia em que se baseiam para ministrar este curso e atingir a capacitação profissional. Apontam para a importância da: reflexão sobre a natureza do processo de transformação social e de saúde, considerando em especial o papel que o profissional deve desempenhar; competência técnico-científica e compromisso na intervenção crítica da realidade. O processo educativo é visto como o momento em que se realiza a reflexão da realidade com o compromisso de se buscar propostas de mudanças. Descrevem o conteúdo e os objetivos da disciplina, correlacionando-os com as competências a serem desenvolvidas no estudante no decorrer desta disciplina e as estratégias que vem sendo utilizadas. |
id |
USP-24_027744f61689b214e236bb25208bc544 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62341993000100101 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENFERMAGEMEnsinoProcesso ensino-aprendizagemNeste trabalho as docentes da disciplina Administração aplicada à Enfermagem discorrem sobre a filosofia em que se baseiam para ministrar este curso e atingir a capacitação profissional. Apontam para a importância da: reflexão sobre a natureza do processo de transformação social e de saúde, considerando em especial o papel que o profissional deve desempenhar; competência técnico-científica e compromisso na intervenção crítica da realidade. O processo educativo é visto como o momento em que se realiza a reflexão da realidade com o compromisso de se buscar propostas de mudanças. Descrevem o conteúdo e os objetivos da disciplina, correlacionando-os com as competências a serem desenvolvidas no estudante no decorrer desta disciplina e as estratégias que vem sendo utilizadas.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem1993-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341993000100101Revista da Escola de Enfermagem da USP v.27 n.1 1993reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0080-6234199302700100101info:eu-repo/semantics/openAccessCiampone,Maria Helena TrenchTakahashi,Regina ToshieKurcgant,PaulinaPereira,Luciane Luciopor2016-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62341993000100101Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-11-11T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM |
title |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM |
spellingShingle |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM Ciampone,Maria Helena Trench Ensino Processo ensino-aprendizagem |
title_short |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM |
title_full |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM |
title_fullStr |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM |
title_sort |
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM |
author |
Ciampone,Maria Helena Trench |
author_facet |
Ciampone,Maria Helena Trench Takahashi,Regina Toshie Kurcgant,Paulina Pereira,Luciane Lucio |
author_role |
author |
author2 |
Takahashi,Regina Toshie Kurcgant,Paulina Pereira,Luciane Lucio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciampone,Maria Helena Trench Takahashi,Regina Toshie Kurcgant,Paulina Pereira,Luciane Lucio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Processo ensino-aprendizagem |
topic |
Ensino Processo ensino-aprendizagem |
description |
Neste trabalho as docentes da disciplina Administração aplicada à Enfermagem discorrem sobre a filosofia em que se baseiam para ministrar este curso e atingir a capacitação profissional. Apontam para a importância da: reflexão sobre a natureza do processo de transformação social e de saúde, considerando em especial o papel que o profissional deve desempenhar; competência técnico-científica e compromisso na intervenção crítica da realidade. O processo educativo é visto como o momento em que se realiza a reflexão da realidade com o compromisso de se buscar propostas de mudanças. Descrevem o conteúdo e os objetivos da disciplina, correlacionando-os com as competências a serem desenvolvidas no estudante no decorrer desta disciplina e as estratégias que vem sendo utilizadas. |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341993000100101 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341993000100101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0080-6234199302700100101 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.27 n.1 1993 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936529524293632 |