Teses produzidas nos programas de Pós-Graduação em Enfermagem de 1983 a 2001
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500002 |
Resumo: | Este estudo descreve a relação das teses de doutorado em enfermagem defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem, no Brasil, com as linhas de pesquisas definidas pela área da Enfermagem, em três campos: profissional, assistencial e organizacional. É uma pesquisa descritiva-exploratória, com base nos relatórios dos programas de Pós-Graduação, avaliados pela Capes e no Catálogo Informações sobre Pesquisas e Pesquisadores em Enfermagem CEPEn/ABEn, referentes ao período de 1983-2001, totalizando 448 resumos. O campo assistencial alberga o maior número de produção, seguido do organizacional e do profissional. As investigações evidenciam uma tendência para estudos de abordagem qualitativa, descortinando possibilidades de aprofundamento do conhecimento da realidade ou compreensão de fenômenos sociais que tangenciam a prática da enfermagem, porém, os estudos de intervenção na prática profissional e de desenvolvimento de tecnologia ainda estão em fase de construção. |
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Teses produzidas nos programas de Pós-Graduação em Enfermagem de 1983 a 2001Pesquisa em enfermagemEducação de pós-graduação em enfermagem/tendênciasEste estudo descreve a relação das teses de doutorado em enfermagem defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem, no Brasil, com as linhas de pesquisas definidas pela área da Enfermagem, em três campos: profissional, assistencial e organizacional. É uma pesquisa descritiva-exploratória, com base nos relatórios dos programas de Pós-Graduação, avaliados pela Capes e no Catálogo Informações sobre Pesquisas e Pesquisadores em Enfermagem CEPEn/ABEn, referentes ao período de 1983-2001, totalizando 448 resumos. O campo assistencial alberga o maior número de produção, seguido do organizacional e do profissional. As investigações evidenciam uma tendência para estudos de abordagem qualitativa, descortinando possibilidades de aprofundamento do conhecimento da realidade ou compreensão de fenômenos sociais que tangenciam a prática da enfermagem, porém, os estudos de intervenção na prática profissional e de desenvolvimento de tecnologia ainda estão em fase de construção.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500002Revista da Escola de Enfermagem da USP v.39 n.spe 2005reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342005000500002info:eu-repo/semantics/openAccessErdmann,Alacoque LoorenziniSilva,Isília AparecidaRodrigues,Rosalina Aparecida PartezaniFernandes,Josicélia DumêtVianna,Lucila Amaral CarneiroLopes,Marta Júlia MarquesSantos,Rosangela da SilvaAraújo,Thelma Leite depor2008-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342005000500002Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2008-12-04T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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