Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peduzzi,Marina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Norman,Ian James, Germani,Ana Claudia Camargo Gonçalves, Silva,Jaqueline Alcântara Marcelino da, Souza,Geisa Colebrusco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400977
Resumo: São analisados os constructos teóricos da educação interprofissional com base em duas revisões de literatura, considerado o contexto da formação dos profissionais de saúde no Brasil. Identificam-se três tipos de formação: uniprofissional, multiprofissional e interprofissional, com predomínio da primeira, que ocorre entre estudantes de uma mesma profissão de forma isolada; a segunda, entre estudantes de duas ou mais profissões de forma paralela, sem haver interação, e na terceira há aprendizagem compartilhada, com interação entre estudantes e/ou profissionais de diferentes áreas. Destaca-se a distinção entre interprofissionalidade e interdisciplinaridade, referidas, respectivamente, como a integração das práticas profissionais e das disciplinas ou áreas de conhecimento. Mediante a análise apresentada, conclui-se que no contexto brasileiro, a educação interprofissional, base para o trabalho em equipe colaborativo, ainda está restrita a iniciativas recentes, que merecem estudo.
id USP-24_0325c3641e101f28bc60eb8e53212795
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342013000400977
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuáriosPessoal de saúdeEducação continuadaRelações interprofissionaisEquipe de assistência ao pacienteComportamento cooperativoSão analisados os constructos teóricos da educação interprofissional com base em duas revisões de literatura, considerado o contexto da formação dos profissionais de saúde no Brasil. Identificam-se três tipos de formação: uniprofissional, multiprofissional e interprofissional, com predomínio da primeira, que ocorre entre estudantes de uma mesma profissão de forma isolada; a segunda, entre estudantes de duas ou mais profissões de forma paralela, sem haver interação, e na terceira há aprendizagem compartilhada, com interação entre estudantes e/ou profissionais de diferentes áreas. Destaca-se a distinção entre interprofissionalidade e interdisciplinaridade, referidas, respectivamente, como a integração das práticas profissionais e das disciplinas ou áreas de conhecimento. Mediante a análise apresentada, conclui-se que no contexto brasileiro, a educação interprofissional, base para o trabalho em equipe colaborativo, ainda está restrita a iniciativas recentes, que merecem estudo.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400977Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.4 2013reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-623420130000400029info:eu-repo/semantics/openAccessPeduzzi,MarinaNorman,Ian JamesGermani,Ana Claudia Camargo GonçalvesSilva,Jaqueline Alcântara Marcelino daSouza,Geisa Colebrusco depor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342013000400977Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-10-09T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários
title Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários
spellingShingle Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários
Peduzzi,Marina
Pessoal de saúde
Educação continuada
Relações interprofissionais
Equipe de assistência ao paciente
Comportamento cooperativo
title_short Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários
title_full Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários
title_fullStr Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários
title_full_unstemmed Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários
title_sort Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários
author Peduzzi,Marina
author_facet Peduzzi,Marina
Norman,Ian James
Germani,Ana Claudia Camargo Gonçalves
Silva,Jaqueline Alcântara Marcelino da
Souza,Geisa Colebrusco de
author_role author
author2 Norman,Ian James
Germani,Ana Claudia Camargo Gonçalves
Silva,Jaqueline Alcântara Marcelino da
Souza,Geisa Colebrusco de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peduzzi,Marina
Norman,Ian James
Germani,Ana Claudia Camargo Gonçalves
Silva,Jaqueline Alcântara Marcelino da
Souza,Geisa Colebrusco de
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoal de saúde
Educação continuada
Relações interprofissionais
Equipe de assistência ao paciente
Comportamento cooperativo
topic Pessoal de saúde
Educação continuada
Relações interprofissionais
Equipe de assistência ao paciente
Comportamento cooperativo
description São analisados os constructos teóricos da educação interprofissional com base em duas revisões de literatura, considerado o contexto da formação dos profissionais de saúde no Brasil. Identificam-se três tipos de formação: uniprofissional, multiprofissional e interprofissional, com predomínio da primeira, que ocorre entre estudantes de uma mesma profissão de forma isolada; a segunda, entre estudantes de duas ou mais profissões de forma paralela, sem haver interação, e na terceira há aprendizagem compartilhada, com interação entre estudantes e/ou profissionais de diferentes áreas. Destaca-se a distinção entre interprofissionalidade e interdisciplinaridade, referidas, respectivamente, como a integração das práticas profissionais e das disciplinas ou áreas de conhecimento. Mediante a análise apresentada, conclui-se que no contexto brasileiro, a educação interprofissional, base para o trabalho em equipe colaborativo, ainda está restrita a iniciativas recentes, que merecem estudo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400977
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-623420130000400029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.4 2013
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936536475303936