Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400977 |
Resumo: | São analisados os constructos teóricos da educação interprofissional com base em duas revisões de literatura, considerado o contexto da formação dos profissionais de saúde no Brasil. Identificam-se três tipos de formação: uniprofissional, multiprofissional e interprofissional, com predomínio da primeira, que ocorre entre estudantes de uma mesma profissão de forma isolada; a segunda, entre estudantes de duas ou mais profissões de forma paralela, sem haver interação, e na terceira há aprendizagem compartilhada, com interação entre estudantes e/ou profissionais de diferentes áreas. Destaca-se a distinção entre interprofissionalidade e interdisciplinaridade, referidas, respectivamente, como a integração das práticas profissionais e das disciplinas ou áreas de conhecimento. Mediante a análise apresentada, conclui-se que no contexto brasileiro, a educação interprofissional, base para o trabalho em equipe colaborativo, ainda está restrita a iniciativas recentes, que merecem estudo. |
id |
USP-24_0325c3641e101f28bc60eb8e53212795 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342013000400977 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuáriosPessoal de saúdeEducação continuadaRelações interprofissionaisEquipe de assistência ao pacienteComportamento cooperativoSão analisados os constructos teóricos da educação interprofissional com base em duas revisões de literatura, considerado o contexto da formação dos profissionais de saúde no Brasil. Identificam-se três tipos de formação: uniprofissional, multiprofissional e interprofissional, com predomínio da primeira, que ocorre entre estudantes de uma mesma profissão de forma isolada; a segunda, entre estudantes de duas ou mais profissões de forma paralela, sem haver interação, e na terceira há aprendizagem compartilhada, com interação entre estudantes e/ou profissionais de diferentes áreas. Destaca-se a distinção entre interprofissionalidade e interdisciplinaridade, referidas, respectivamente, como a integração das práticas profissionais e das disciplinas ou áreas de conhecimento. Mediante a análise apresentada, conclui-se que no contexto brasileiro, a educação interprofissional, base para o trabalho em equipe colaborativo, ainda está restrita a iniciativas recentes, que merecem estudo.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400977Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.4 2013reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-623420130000400029info:eu-repo/semantics/openAccessPeduzzi,MarinaNorman,Ian JamesGermani,Ana Claudia Camargo GonçalvesSilva,Jaqueline Alcântara Marcelino daSouza,Geisa Colebrusco depor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342013000400977Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-10-09T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários |
title |
Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários |
spellingShingle |
Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários Peduzzi,Marina Pessoal de saúde Educação continuada Relações interprofissionais Equipe de assistência ao paciente Comportamento cooperativo |
title_short |
Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários |
title_full |
Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários |
title_fullStr |
Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários |
title_full_unstemmed |
Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários |
title_sort |
Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários |
author |
Peduzzi,Marina |
author_facet |
Peduzzi,Marina Norman,Ian James Germani,Ana Claudia Camargo Gonçalves Silva,Jaqueline Alcântara Marcelino da Souza,Geisa Colebrusco de |
author_role |
author |
author2 |
Norman,Ian James Germani,Ana Claudia Camargo Gonçalves Silva,Jaqueline Alcântara Marcelino da Souza,Geisa Colebrusco de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peduzzi,Marina Norman,Ian James Germani,Ana Claudia Camargo Gonçalves Silva,Jaqueline Alcântara Marcelino da Souza,Geisa Colebrusco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoal de saúde Educação continuada Relações interprofissionais Equipe de assistência ao paciente Comportamento cooperativo |
topic |
Pessoal de saúde Educação continuada Relações interprofissionais Equipe de assistência ao paciente Comportamento cooperativo |
description |
São analisados os constructos teóricos da educação interprofissional com base em duas revisões de literatura, considerado o contexto da formação dos profissionais de saúde no Brasil. Identificam-se três tipos de formação: uniprofissional, multiprofissional e interprofissional, com predomínio da primeira, que ocorre entre estudantes de uma mesma profissão de forma isolada; a segunda, entre estudantes de duas ou mais profissões de forma paralela, sem haver interação, e na terceira há aprendizagem compartilhada, com interação entre estudantes e/ou profissionais de diferentes áreas. Destaca-se a distinção entre interprofissionalidade e interdisciplinaridade, referidas, respectivamente, como a integração das práticas profissionais e das disciplinas ou áreas de conhecimento. Mediante a análise apresentada, conclui-se que no contexto brasileiro, a educação interprofissional, base para o trabalho em equipe colaborativo, ainda está restrita a iniciativas recentes, que merecem estudo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400977 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-623420130000400029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.4 2013 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936536475303936 |