Efeitos de uma intervenção educativa com profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista: estudo quase-experimental*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boni, Fernanda Guarilha
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rosa, Yasmin Lorenz da, Leite, Renata Meirelles, Lopes, Fernanda Machado, Echer, Isabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198152
Resumo: Objetivo: avaliar os efeitos de uma intervenção educativa sobre cessação do tabagismo direcionada à equipe de enfermagem. Método: estudo quase-experimental com 37 profissionais de enfermagem de um hospital brasileiro de maio/2019 a dezembro/2020. A intervenção consistiu em capacitar profissionais de enfermagem sobre abordagens aos pacientes tabagistas, dividida em duas etapas, a primeira, online, pré-requisito para a presencial/videoconferência. O efeito da intervenção foi avaliado por meio do pré- e pós-teste preenchido pelos participantes. Também foram analisados registros em prontuários de pacientes fumantes. Para análise, utilizou-se o Teste do Qui-Quadrado de McNemar. Resultados: houve aumento da frequência das ações visando à cessação tabágica após a intervenção. Diferenças significativas foram encontradas em orientações relacionadas à divulgação aos familiares da decisão de parar de fumar e necessidade de apoio, incentivo à abstinência após alta hospitalar e informações sobre estratégias para cessação do tabaco e recaídas. Conclusão: a intervenção educativa se mostrou inovadora e com grande capacidade de difusão do conhecimento. O pós-teste evidenciou efeito positivo na frequência das ações visando à cessação tabágica implementadas pela equipe de enfermagem.
id USP-24_03b813dd07cfbd9a52917a86afdd87a2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/198152
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos de uma intervenção educativa com profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista: estudo quase-experimental*Effects of an educational intervention with nursing professionals on approaches to hospitalized smokers: a quasi-experimental study*Efectos de una intervención educativa con profesionales de enfermería en el abordaje de pacientes fumadores: un estudio cuasi-experimental*Tobacco Use CessationHealth EducationNursing TeamEducationNursingContinuingTeachingAbandono do Uso de TabacoEducação em SaúdeEquipe de EnfermagemEducação Continuada em EnfermagemEnsinoCese del Uso de TabacoEducación en SaludGrupo de EnfermeríaEducación Continua en EnfermeríaEnseñanzaObjetivo: avaliar os efeitos de uma intervenção educativa sobre cessação do tabagismo direcionada à equipe de enfermagem. Método: estudo quase-experimental com 37 profissionais de enfermagem de um hospital brasileiro de maio/2019 a dezembro/2020. A intervenção consistiu em capacitar profissionais de enfermagem sobre abordagens aos pacientes tabagistas, dividida em duas etapas, a primeira, online, pré-requisito para a presencial/videoconferência. O efeito da intervenção foi avaliado por meio do pré- e pós-teste preenchido pelos participantes. Também foram analisados registros em prontuários de pacientes fumantes. Para análise, utilizou-se o Teste do Qui-Quadrado de McNemar. Resultados: houve aumento da frequência das ações visando à cessação tabágica após a intervenção. Diferenças significativas foram encontradas em orientações relacionadas à divulgação aos familiares da decisão de parar de fumar e necessidade de apoio, incentivo à abstinência após alta hospitalar e informações sobre estratégias para cessação do tabaco e recaídas. Conclusão: a intervenção educativa se mostrou inovadora e com grande capacidade de difusão do conhecimento. O pós-teste evidenciou efeito positivo na frequência das ações visando à cessação tabágica implementadas pela equipe de enfermagem.Objetivo: evaluar los efectos de una intervención educativa para dejar de fumar dirigida al equipo de enfermería. Método: estudio cuasi-experimental con 37 profesionales de enfermería de un hospital brasileño de mayo/2019 a diciembre/2020. La intervención consistió en capacitar a los profesionales de enfermería en el abordaje del paciente fumador, dividida en dos etapas, la primera, en línea, requisito previo para la presencial/videoconferencia. El efecto de la intervención se evaluó a través del pre y post test realizado por los participantes. También se analizaron los registros en las historias clínicas de los fumadores. Para el análisis se utilizó la prueba Chi-Square de McNemar. Resultados: hubo un aumento en la frecuencia de acciones dirigidas a dejar de fumar después de la intervención. Se encontraron diferencias significativas en las guías relacionadas con la divulgación a los familiares de la decisión de dejar de fumar y la necesidad de apoyo, el estímulo de la abstinencia después del alta hospitalaria y la información sobre estrategias para dejar de fumar y recaer. Conclusión: la intervención educativa demostró ser innovadora y con gran capacidad de diseminación del conocimiento. El post-test mostró un efecto positivo en la frecuencia de las acciones dirigidas a la deshabituación tabáquica implementadas por el equipo de enfermería.Objective: to assess the effects of an educational intervention on smoking cessation aimed at the nursing team. Method: this is a quasi-experimental study with 37 nursing professionals from a Brazilian hospital from May/2019 to December/2020. The intervention consisted of training nursing professionals on approaches to hospitalized smokers divided into two steps, the first, online, a prerequisite for the face-to-face/videoconference. The effect of the intervention was assessed through pre- and post-tests completed by participants. Smokers’ medical records were also analyzed. For analysis, McNemar’s chi-square test was used. Results: there was an increase in the frequency of actions aimed at smoking cessation after the intervention. Significant differences were found in guidelines related to disclosure to family members of their decision to quit smoking and the need for support, encouragement of abstinence after hospital discharge, and information on tobacco cessation and relapse strategies. Conclusion: the educational intervention proved to be innovative and with a great capacity for disseminating knowledge. The post-test showed a positive effect on the frequency of actions aimed at smoking cessation implemented by the nursing team.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2022-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/19815210.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0569ptRevista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210569Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210569Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202105691980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198152/182246https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198152/182245http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBoni, Fernanda GuarilhaRosa, Yasmin Lorenz daLeite, Renata MeirellesLopes, Fernanda MachadoEcher, Isabel Cristina2022-05-24T19:08:34Zoai:revistas.usp.br:article/198152Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2022-05-24T19:08:34Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de uma intervenção educativa com profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista: estudo quase-experimental*
Effects of an educational intervention with nursing professionals on approaches to hospitalized smokers: a quasi-experimental study*
Efectos de una intervención educativa con profesionales de enfermería en el abordaje de pacientes fumadores: un estudio cuasi-experimental*
title Efeitos de uma intervenção educativa com profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista: estudo quase-experimental*
spellingShingle Efeitos de uma intervenção educativa com profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista: estudo quase-experimental*
Boni, Fernanda Guarilha
Tobacco Use Cessation
Health Education
Nursing Team
Education
Nursing
Continuing
Teaching
Abandono do Uso de Tabaco
Educação em Saúde
Equipe de Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
Ensino
Cese del Uso de Tabaco
Educación en Salud
Grupo de Enfermería
Educación Continua en Enfermería
Enseñanza
title_short Efeitos de uma intervenção educativa com profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista: estudo quase-experimental*
title_full Efeitos de uma intervenção educativa com profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista: estudo quase-experimental*
title_fullStr Efeitos de uma intervenção educativa com profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista: estudo quase-experimental*
title_full_unstemmed Efeitos de uma intervenção educativa com profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista: estudo quase-experimental*
title_sort Efeitos de uma intervenção educativa com profissionais de enfermagem sobre abordagens ao paciente tabagista: estudo quase-experimental*
author Boni, Fernanda Guarilha
author_facet Boni, Fernanda Guarilha
Rosa, Yasmin Lorenz da
Leite, Renata Meirelles
Lopes, Fernanda Machado
Echer, Isabel Cristina
author_role author
author2 Rosa, Yasmin Lorenz da
Leite, Renata Meirelles
Lopes, Fernanda Machado
Echer, Isabel Cristina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boni, Fernanda Guarilha
Rosa, Yasmin Lorenz da
Leite, Renata Meirelles
Lopes, Fernanda Machado
Echer, Isabel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Tobacco Use Cessation
Health Education
Nursing Team
Education
Nursing
Continuing
Teaching
Abandono do Uso de Tabaco
Educação em Saúde
Equipe de Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
Ensino
Cese del Uso de Tabaco
Educación en Salud
Grupo de Enfermería
Educación Continua en Enfermería
Enseñanza
topic Tobacco Use Cessation
Health Education
Nursing Team
Education
Nursing
Continuing
Teaching
Abandono do Uso de Tabaco
Educação em Saúde
Equipe de Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
Ensino
Cese del Uso de Tabaco
Educación en Salud
Grupo de Enfermería
Educación Continua en Enfermería
Enseñanza
description Objetivo: avaliar os efeitos de uma intervenção educativa sobre cessação do tabagismo direcionada à equipe de enfermagem. Método: estudo quase-experimental com 37 profissionais de enfermagem de um hospital brasileiro de maio/2019 a dezembro/2020. A intervenção consistiu em capacitar profissionais de enfermagem sobre abordagens aos pacientes tabagistas, dividida em duas etapas, a primeira, online, pré-requisito para a presencial/videoconferência. O efeito da intervenção foi avaliado por meio do pré- e pós-teste preenchido pelos participantes. Também foram analisados registros em prontuários de pacientes fumantes. Para análise, utilizou-se o Teste do Qui-Quadrado de McNemar. Resultados: houve aumento da frequência das ações visando à cessação tabágica após a intervenção. Diferenças significativas foram encontradas em orientações relacionadas à divulgação aos familiares da decisão de parar de fumar e necessidade de apoio, incentivo à abstinência após alta hospitalar e informações sobre estratégias para cessação do tabaco e recaídas. Conclusão: a intervenção educativa se mostrou inovadora e com grande capacidade de difusão do conhecimento. O pós-teste evidenciou efeito positivo na frequência das ações visando à cessação tabágica implementadas pela equipe de enfermagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198152
10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0569pt
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198152
identifier_str_mv 10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0569pt
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198152/182246
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/198152/182245
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20210569
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210569
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20210569
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221748903280640