Intervenções para prevenir o abuso de idosos na comunidade: uma revisão sistemática de métodos mistos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rute Costa Régis de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araújo-Monteiro, Gleicy Karine Nascimento de, Souto, Rafaella Queiroga, Santos, Renata Clemente dos, Leal, Cláudia Quézia Amado Monteiro, Nascimento, Neyce de Matos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/185409
Resumo: Objetivo: Identificar na literatura as intervenções propostas para prevenir maus-tratos a idosos residentes na comunidade. Método: Revisão sistemática mista conduzida de acordo com a recomendação PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analysis). O protocolo desta revisão sistemática foi registrado no International Prospective Register of Systematic Reviews. Foram incluídos estudos publicados entre janeiro de 2004 e dezembro de 2019 nas bases de dados: LILACS, IBECS, CUMED, CINAHL, MEDLINE e SciELO. Para avaliar a qualidade metodológica de cada estudo incluído, foi utilizada a Ferramenta para Análise de Métodos Mistos. Resultados: Sete estudos formaram a amostra final. Após as análises, emergiram dois grupos, o grupo de intervenção de nível primário, onde foi utilizada educação em saúde e grupos de abuso de idosos coexistentes; e o grupo de intervenção de nível secundário, focado principalmente na atenção à saúde mental dos idosos vítimas de abuso. Conclusão: Estudos de intervenção para prevenir o abuso de idosos ainda são escassos. Todos os estudos selecionados tiveram resultado positivo, e todas as intervenções podem ser implementadas na prática assistencial de enfermagem.
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spelling Intervenções para prevenir o abuso de idosos na comunidade: uma revisão sistemática de métodos mistosIntervenciones para prevenir el abuso de personas mayores en la comunidad: una revisión sistemática de métodos mixtosInterventions to prevent elder abuse in the community: a mixed-methods systematic reviewMaltrato al AncianoViolenciaEnfermería GeriátricaRevisión SistemáticaMaus-Tratos ao IdosoViolênciaEnfermagem GeriátricaRevisão SistemáticaElder AbuseViolenceGeriatric NursingSystematic ReviewObjetivo: Identificar na literatura as intervenções propostas para prevenir maus-tratos a idosos residentes na comunidade. Método: Revisão sistemática mista conduzida de acordo com a recomendação PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analysis). O protocolo desta revisão sistemática foi registrado no International Prospective Register of Systematic Reviews. Foram incluídos estudos publicados entre janeiro de 2004 e dezembro de 2019 nas bases de dados: LILACS, IBECS, CUMED, CINAHL, MEDLINE e SciELO. Para avaliar a qualidade metodológica de cada estudo incluído, foi utilizada a Ferramenta para Análise de Métodos Mistos. Resultados: Sete estudos formaram a amostra final. Após as análises, emergiram dois grupos, o grupo de intervenção de nível primário, onde foi utilizada educação em saúde e grupos de abuso de idosos coexistentes; e o grupo de intervenção de nível secundário, focado principalmente na atenção à saúde mental dos idosos vítimas de abuso. Conclusão: Estudos de intervenção para prevenir o abuso de idosos ainda são escassos. Todos os estudos selecionados tiveram resultado positivo, e todas as intervenções podem ser implementadas na prática assistencial de enfermagem.Objetivo: Identificar las intervenciones propuestas en la literatura dirigidas a prevenir el maltrato a personas mayores residentes en la comunidad. Método: Revisión sistemática de métodos mixtos realizada de acuerdo con la recomendación PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analysis). El protocolo para esta revisión sistemática se registró en el International Prospective Register of Systematic Reviews. Se incluyeron los estudios publicados entre enero de 2004 y diciembre de 2019 en las bases de datos: LILACS, IBECS, CUMED, CINAHL, MEDLINE y SciELO. Para evaluar la calidad metodológica de cada estudio incluido, se utilizó la Herramienta de Análisis de Métodos Mixtos. Resultados: Siete estudios formaron la muestra final. Después del análisis, surgieron dos grupos, el grupo de intervención de nivel primario, donde se utilizó educación para la salud y grupos de abuso de las personas mayores coexistentes; y el grupo de intervención de nivel secundario, enfocado principalmente en la atención de salud mental de personas mayores víctimas de abuso. Conclusión: Los estudios de intervención para prevenir el maltrato a las personas mayores aún son escasos. Todos los estudios seleccionados tuvieron resultados positivos y todas las intervenciones se pueden implementar en la práctica del cuidado de enfermería.Objective: To identify the interventions proposed in the literature aimed at preventing elder abuse among community-residing elders. Method: This was a mixed-methods systematic review that followed the Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analysis Protocols checklist. The protocol of this systematic review was registered in the International Prospective Register of Systematic Reviews. We included studies published between January 2004 and December 2019 in the databases: LILACS, IBECS, CUMED, CINAHL, MEDLINE and SciELO. The methodological quality of each study included was performed using the Mixed Methods Appraisal Tool. Results: Seven studies formed the final sample. Two groups emerged after the analyses: the primary level intervention group, which used health education and coexisting elder abuse groups; and the secondary intervention level, focused mostly on the mental health care of victims of elder abuse. Conclusion: There is still a shortage of intervention studies to prevent elder abuse. All the studies selected had a positive outcome, and all interventions can be implemented in nursing care practice.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2021-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/18540910.1590/s1980-220x2019033203677Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55 (2021); e3677Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e3677Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 55 (2021); e36771980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/185409/171510http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Rute Costa Régis deAraújo-Monteiro, Gleicy Karine Nascimento deSouto, Rafaella QueirogaSantos, Renata Clemente dosLeal, Cláudia Quézia Amado MonteiroNascimento, Neyce de Matos2021-05-04T19:26:51Zoai:revistas.usp.br:article/185409Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-05-04T19:26:51Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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